Rebocar

Rebocar a embarcação
Dicas para rebocar seu barco
Náutica / 2009
 Por Rommel Castro
 

Rebocar

Grande  maioria dos  barcos recreativos podem ser rebocados. O rebocar um barco faz parte de um conjunto que permite novas aventuras, novos conhecimentos, e a descoberta de novos lugares. Rebocando não poderemos  negligenciar  a manutenção do reboque,  que pode resultar em dano a seu barco, seu veículo de reboque ou ambos.

O reboque tem que ter uma capacidade de carga adequado para levar o barco, assim como os demais apetrechos necessários. 

Através de lei, reboques são classificados pela quantia de máximo eles podem pesar quando completamente carregado. É altamente sugerido que você nunca excede 85% da capacidade total de um reboque.

Exemplo Americano

Gross Vehicle Weight Rating (GVWR)

Class 1 - GVWR to 2000 lbs. (suggest 1700)
Class 2 - GVWR to 3500 lbs. (suggest 2975)
Class 3 - GVWR to 5000 lbs. (suggest 4250)
Class 4 - GVWR +  5000 lbs. (suggest 85%)

Seu reboque também terá um Peso de Eixo Bruto que Taxa (GAWR) que é usado para descrever o pneu taxando mínimo precisou para aquela carga. Deve ser pelo menos igual ao GVWR. 
Todos estes números, mais número de identificação de reboque, deverão estar numa placa de identificação se porventura não tiver por que não providenciar. 

Trailer capacity plate

Outro ponto  muito importante para considerar é o veículo que vai rebocar, também tem que satisfazer  certos padrões de desempenho como potência  adequada de motor, refrigeração do motor ,  freios, bateria, suspensão, alternador, relação de eixo, pneus, e pneus sobressalentes do reboque e do carro.

Você deveria consultar especialista nesta área para um melhor  conselho. O  veículo que vai rebocar  também tem um peso  máximo para pode puxar.

Novamente, é sugerido que você não puxe mais que 85% do limite do veículo. 
O reboque é prendido ao veículo de reboque por uma bola.

Além do peso de capacidade do reboque você tem que considerar " também peso " de equilíbrio . O peso de equilíbrio  do reboque que prende ao veículo de reboque não deveria ser mais que cinco a quinze por cento do peso total do reboque carregado. Ajustando o peso movendo o ponto de equilíbrio do reboque faz o reboque mais estável. Se o peso extremidade do reboque  é muito baixo, o reboque balançará  a velocidade alta.

Você deve ajustar o peso adiante para aumentar o peso da extremidade . Se o peso da extremidade  é muito , arrastará a traseira do veículo para baixo fazendo com que o motorista dirija com dificuldade ocasionando a perda de direção.

Muito peso no traseira do reboque  causará uma força para cima levantando a traseira do carro  e pode reduzir tração  erguendo as rodas traseiras do veículo rebocador .

Muito peso concentrado no engate  causará excesso de peso nas rodas traseiras do veículo de reboque tornando o ato de guiar mais difícil.

Procure apoiar o barco devidamente, deve sempre  haver apoio suficiente para não permitir o barco deslizar, locomover, mudando o equilíbrio da carreta. Você deveria ter certeza que todas as superfícies de apoio estão em contato com o barco. Amarre correias corretamente e com firmeza para assegurar uma boa amarração do barco no reboque ambos dianteiro e à popa. Todo o combustível da embarcação deve estar protegido de maneira segura em bem amarrado evitando tombamento ou derramamento.

NUNCA CARREGUE RECIPIENTE DE GASOLINA DENTRO DO VEÍCULO OU MESMO DENTRO DO REBOQUE

Prepare sua viagem com segurança

  • Verifique antes de partir, ou mesmo em viagem, o a drenagem de  água situado no porão do barco. 

  • Abaixe a trava  sobre a bola de reboque, feche a trava com firmeza e verifique visualmente seu travamento. 

  • Conecte o chicote de ligação da iluminação ao veículo rebocador e verifique as luzes de freio e luzes de sinalização. 

  • Prenda a corrente ou cabos de segurança que estarão atando o reboque ao veículo, quando em viagem nas paradas verifique.  

  • Confira correias e manivela e cabos de amarração. 

  • Faça a lubrificação do reboque antes de qualquer viagem, verificando se as rodas estão correndo livremente. Confira pressão de pneu, iluminação, teste os freios, etc.

  • Tenha certeza para alojar tomada de dreno no barco assim qualquer água restante pode escoar e está lá quando você adquire à rampa. 
    Não esqueça das chaves para o barco.

Em viagem nas rodovias 

  • O peso que você está arrastando fará seu veículo  em muitos aspectos de manobra menos ágil . 

  • Acelerando, reduzindo a velocidade e todas as manobras requererão mais tempo para realizar. 

  • Deixe sempre uma distância maior em relação ao veículo da frente assim terá certeza  que se ele frear de repente você terá uma espaço de frenagem maior.

  • Tenha certeza seus espelhos de visão laterais são grandes bastante para prover uma visão traseira desobstruída em ambos os lados do veículo.

  • Se lembre que o raio de contorno para fazer uma curva  é muito maior. Devem ser usados meio-fios e até passeios  quando virando esquinas apertadas

  • Estacionando um reboque podem ser um pouco difícil  mas com prática você poderá  realizar a tarefa em uma quantia mínima de tempo. O reboque virará na direção oposta do carro; faça as manobras  lentamente e tenta evitar esterçamento. Antes viajar, é bom praticar , em um lote, ou estacionamento vazio. 

Descendo na rampa

  • Ao descer seu reboque numa rampa procure não obstruir a rampa por tempo indeterminado, ou demora excessiva que possa atrapalhar a descida de outras embarcações. 

  • desconecte a instalação elétrica do reboque. Remova as  correias e novamente confira se a saída do dreno está devidamente fechada.

  • conecte o tanque de combustível, confira se a mangueira tem pressão e esteja com combustível e com livre  passagem do combustível para o motor. 

  • desça à rampa com o reboque procurando manter as rodas do veículo de reboque fora do nível da água. 

  • alguém deve subir a bordo do barco, acionar o equipamento de ventilação existente, abaixe o motor, procure a existência de água nos porões, verifique a ventilação, cheire o  porão, depois de todas as precauções de segurança foram tomadas ligue o motor. 

  • tenha certeza antes de movimentar a embarcação que o cabo de aço que muitos carretas possuem preso a proa da embarcação esteja solto. 

  • Antes de engrenar você deve  lançar o barco com um empurrão leve ou empurrando  o barco livrando-o para fora do reboque.

  • Assim que o barco estiver liberado retire o veículo de reboque a rampa desocupando o local.  

  • Mova sua embarcação com cautela para área de embarque longe da rampa, para carregar seus equipamentos, apetrechos, ou passageiros.

Subindo a rampa

Os passos para subir a rampa, são essencialmente o reverso do passos descendo a rampa, entretanto vale lembrar que nestas horas a cortesia é essencial para aqueles que estarão lhe dando apoio.

  • antes de subir a embarcação na rampa,  descarregue seus apetrechos e não deixe peso móvel dentro do barco. 

  • assegure-se que quando o barco estiver posicionado na carreta que seja amarrado a proa da embarcação à carreta ou o cabo de aço existente no quincho. 

  • assim que tiver todas as providências tomadas retire o reboque da rampa e procure local no pátio checando todo o equipamento, se a embarcação estiver correta apóie a carreta, providencia a limpeza do barco, e demais providências necessárias. 

  • remova o bujão do dreno para permitir água do porão escoar livremente.

 
 


   Outros sites:
   http://www.maresbrazil.com/

  Endereços para visita:
http://www.boatsafe.com


Direitos Autorais  Associação do Conhecimento Náutico© 2000
 
1