Salvatagem

Salva-vidas
Equipamento pessoal de flutuação
Náutica / 2014
 Por Rommel Castro
 

Conforme regulamento da Diretoria de Portos e Costas no Brasil , toda a embarcação deve estar equipada com equipamento de salvatagem .  Este equipamentos são  potencialmente  importante,  nos casos de emergência e perigo.

Tenha certeza que  quando selecionar o equipamento o mesmo seja aprovado pela Diretoria de Portos e Costas, entretanto verifique o material para sua segurança algumas considerações podem ser observadas:

  1. o equipamento deve ser inatacável  por petróleo ou seus derivados.

  2. o equipamento não dever ter a sua flutuabilidade reduzida em mais  de cinco por cento  quando estiverem encharcados.

  3. o equipamento deve ser fácil de vestir.

  4. o equipamento deve ser de cor alaranjada e providos de apito presos a um fiel.

  5. no Brasil devem ser impressos o nome do fabricante, a aprovação  da Diretoria de Portos e Costas, numero de série, data da fabricação e o prazo de validade.

  6. o equipamento devem ter marcados, com tinta indelével e em tipos de não menos de quatro centímetros, os nomes do barco e do clube de filiação.

  7. o equipamento deve ser guardado a bordo em lugar de fácil acesso.

 

A TIPO I PFD, or OFFSHORE LIFE JACKET
TIPO II COLETE FLUTUANTE é usado intencional onde normalmente as águas são calmas, águas abrigadas ou onde há uma boa chance de salvamento rápido. A pessoa que usar este dispositivo de flutuabilidade é projetado para que se a pessoa estiver inconsciente terá sua  face voltada para cima.A ação de torneamento não é tão pronunciado nem tão efetivo quanto um TIPO I
Um TIPO III, a ajuda de flutuação é boa para águas  calma,  ou onde há uma chance boa de salvamento rápido. É projetado de forma que seja vestido facilmente. 
Um TIPO IV , ou dispositivo de arremesso  é também para águas calmas, e uma boa ajuda para quando necessidades de arremesso rápido. Este tipo de equipamento é projetado para ser lançado a uma pessoa na água que o segura até uma possibilidade de salvamento, ele não é projetado para ser usado. Estes tipos de dispositivos podemos incluir   almofadas flutuantes, bóias de anel, e bóias de ferradura.
Um TIPO V  podemos classificar de dispositivo de uso especial  é intencional para atividades específicas, utilizadas geralmente em veleiros de cruzeiros , e ou competição de ser observado as condições estabelecidas pelo fabricante.Alguns destes dispositivos  provê proteção de hipotermia. Existe porém variedades de tipos incluindo casacos , calças especiais projetadas para velejadores. Existe também equipamento híbrido, roupas que contém uma quantia pequena de flutuabilidade inerente e uma câmara inchável e deve ser usado quando for necessário através de uma cápsula de ar comprimido. 

 

 
 


   Outros sites:
   http://www.maresbrazil.com/

  Endereços para visita:
http://www.boatsafe.com


Direitos Autorais  Associação do Conhecimento Náutico© 2000
 
1