Tripulação a bordo

Procedimentos
Acidentes acontecem por razões diversas
Náutica / 2030
Por Rommel Castro
 

Tripulação a bordo

A tripulação a bordo, assim como os tripulantes enfrentam diversas situações e na maioria das vezes os acidentes bobos, ou até mesmos perigosos , acontecem por razões diversas, e muitos pelo desequilíbrio é sempre bom estar atento na embarcação e utilizar uma técnica simples, que seria o apoio de três pontos o que minimizaria muito os problemas, a todo o momento verificar o contato com a embarcação..

  Tripulantes procedimentos

  • Qualquer pessoa numa embarcação quando ver alguém  caindo ao mar, se lançando ao mar, deve gritar imediatamente, para a tripulação e estar atento não somente em avisar mas continuar olhando a pessoa, não perdê-la de vista tente também avisar o lado da embarcação bombordo ou estibordo. Lembre-se que é muito difícil  localizar uma pessoa que caiu na água quando as condições não são favoráveis.
  • Acontecendo de alguém cair na água, reduza a velocidade da embarcação e dirija a mesma para o lado em que a pessoa caiu procure localizar e abordar de forma segura.
  • Sempre que for  possível assim que tiver um aviso de alguém na água,  se você tiver condições para arremessar dispositivo de flutuação como o salva-vidas, pois isto permitirá  que a pessoa mantenha flutuabilidade por um período maior de tempo.
  • O comandante da embarcação deve virar o barco lentamente sempre mantendo a pessoa que está na água  à vista.
  • Aproxime da pessoa lentamente e procure estar atento ao vento e a direção da corrente para que não haja nenhum acidente. 
  • Quando a pessoa estiver próximo da embarcação , coloque os motores em neutralidade . 
  • Ajuste o peso da embarcação  para manter o barco parado e assim poder ajudar o deslocamento da pessoa para bordo. 

toss.gif (1895 bytes)

Não entre na água para ajudar a pessoa a menos que seja  absolutamente necessário. Se a vítima está impossibilitada de segurar a boía salva-vida e por algum motivo seja necessário uma ajuda  adicional e alguém tem que entrar na água, tenha certeza ele esteja usando salva-vidas e que estes tenham de preferência uma cabo preso a embarcação.


Sobrevivência na água

  • Você pode pensar que  na água  há técnicas de sobrevivência que você pode usar enquanto estiver esperando ser resgatado. Esperançosamente na maiorias das vezes isto não é verdade, se  você for um barqueiro precavido e com preocupação de segurança  você estará  usando salva-vidas . Se não, você terá que flutuar com recursos próprios e economizar o máximo de energia  até que seja e efetuado o salvamento. 
  • Um método simples de flutuar é o horizontal com a flutuação de costa. Esta posição confortável mantém sua face fora da água  e lhe permite conservar energia. Você simplesmente ficará de costa  imóvel com seus braços estendido, arqueando sua parte de trás ligeiramente, permita suas pernas para subir lentamente  chegando a flor d'água.
  • Outro método de flutuar é o vertical segurando o salva-vidas . Esta posição não permite a flutuação do corpo  inteiro na superfície da água. Seu corpo ainda estará debaixo da água com exceção de sua face e tórax superior com seus braços estendidos fora da água.
  • Quando você estiver  na água mantenha se for possível  suas roupas pois elas podem ajudar prevenindo assim da  perda de calor.


   Outros sites:
   http://www.maresbrazil.com/

  Endereços para visita:
http://www.boatsafe.com


Direitos Autorais  Associação do Conhecimento Náutico© 2000
 
1