Última Atualização: 29/02/2004
Página Principal
Dicas de CAM ®
Serviços CAD e CAM
Dicas de Trânsito
Dicas de Programas
Entre em contato enviando um e-mail para:
[wallacemjr@yahoo.com]
Sigma - Dicas de Trânsito
Usar o cinto de segurança com folga entre o cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um choque entre o corpo do ocupante e o cinto. O choque será tanto maior quanto maior for à folga entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante.

O uso do cinto de segurança em veículos com Air-Bag é muito importante. O Air-Bag se infla muito rapidamente, podendo o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do acidente.

O uso do banco muito próximo também é perigoso em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O Air-Bag tem uma zona eficiência, que é uma distância especifica do volante ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).

Da mesma forma um banco muito afastado ou reclinado, pode tirar toda eficiência do Air-Bag.

Crianças pequenas, Gestantes, Idosos e até mesmo acento de bebes não devem ser transportados em acentos com Air-Bag. Alguns veículos (principalmente camionetes) já possuem um dispositivo para desativar o Air-Bag no caso de ter que se transportar os indivíduos descritos acima.

Em veículos equipados com os modernos freios ABS (anti-travamento) deve-se em caso de emergência pressionar o pedal do freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção sem perder o controle.

Ao transportar objetos no veículo utilize sempre o porta malas, procurando colocar os objetos mais pesados encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor distribuído.

Deixar as portas destravadas, quando estiver viajando com os vidros fechados (apesar de alguns veículos terem travas automáticas), pois as travas não aumentam o poder de travamento das portas e sim desativam a maçaneta externa, está estatisticamente provado que se numa batida as portas tiverem que se abrir elas se abrirão com ou sem trava, e as portas estando travadas e os ocupantes no interior inconscientes, ou com dificuldade de sair as portas travadas dificultariam uma retirada de emergência dos passageiros, no caso de um incêndio por exemplo.

Reprodução total ou parcial proibida sem previa autorização.

Qualquer dica, sugestão ou duvida, envie um e-mail.


1