micoses
 
menu
 

 

Micose é o nome genérico dado a infecções causadas por fungos. Existem mais de 230 mil espécies de fungos, porém somente 100 delas causam doenças. As micose geralmente se manifestam na pele, couro cabeludo e unhas, pois essas regiões são ricas em queratina, "alimento" para esses fungos. Veja a seguir os tipos mais conhecidos da doença:

Pitiríase versicolor ( Famoso pano branco ou micose de praia) - Apresenta-se sob a forma de manchas esbranquiçadas pelo corpo, especialmente nas costas e no peito. Normalmente aparecem no verão.

Micose do corpo - Lesões em forma de erupções que afetam o tronco, braços e pernas, coçam e soltam líquido, tendo a parte mais central rosada

Micose do couro cabeludo ( Tinea capitis ) - Mais comum em crianças e contagiosa. atinge oo couro cabeludo com lesõesmal delimitadas, mas pode alastrar-se para sobrancelhas, cílios e pálpebras.

Micose da virilha - Manifesta-se na virilha, ao redor dos órgãos genitais e do ânus. As bordas das lesões são mais acentuadas; é mais comumnos homens e em países de clima quente

Micose das mãos - É mais rara e afeta pessoas cuja atividade expõe as mãos a lugars úmidos, de higiene duvidos ou que lidam com água o tempo todo.

Micose dos pés - Causa coceira, às vezes é citada erroneamente como "àcido úrico", porque a pele vai se soltando, especialmente na planta lateral dos pés.

Micose da unhas ( Tinea unguium ) - Mais comum nas unhas dos pés. As unhas se tornam espessas, perdem o brilho, podem descolar da pele ou serem destruídas. São as mais difíceis de serem tratadas e mais comum nas mulheres

Pé-de-Atleta ou frieira ( Tinea pedis) - Atinge a pele entre os dedos dos pés, provocando coceiras. as vezes, a pele se torna esbranquiçada. Pode haver complicação bacteriana.

PREVENÇÃO

A higiene é fundamental para a prevenção e tratamento das micose e algumas medidas simples podem ser muito eficazes: Secar-se bem após o banho, principalmente entre os dedos dos pés. eviar meias de lã, roupas apertadas ou sintéticas. Para arejar os pés, use sandálias no calor. Nos vestiários, utilize chinelos para não ter contato direto com o piso. Contato prolongado com detergentes reduz a imunidade das unhas, por isso use luvas e enxugue as mãos toda vez que usar esponja. Serviços de manicure e pedicuro devem ser utilizados em locais onde haja assepsia correta dos instrumentos.

TRATAMENTO

O tratamento medicamentoso das micoses depende do quadro da doença. Após a avaliação do médico, o especialista deverá arientar qual o produto a ser empregado. Os medicamentos podem ser encontrados na forma de loções, cremes, esmaltes, entre outros. A via tópica, porém, é a preferida dos médicos. O tratamento exige persistência. O controle dos fatores predisponentes (umidade, má higiene, etc.) e o uso correto e contínuo da medicação prescrita, pelo período necessário para erradicar os fungos e não apenas para melhorar o aspecto da lesões, evitam as formas de resistência fúngica e recidivas da micoses.

 

 

 

 

1