GABARITO

 

1)      

a)  Ciclo lítico e ciclo lisogênico

a)    No ciclo lítico, logo após a penetração do material hereditário viral, o mesmo combina-se com o da célula hospedeira e assume o controle do metabolismo dessa célula, fazendo com que a mesma produza novos vírus no seu interior. A formação de novos vírus acaba levando à ruptura da membrana plasmática e conseqüente morte da célula.

   No ciclo lisogênico, logo após a penetração do material hereditário viral, o mesmo combina-se com o da célula hospedeira, permanecendo em estado de latência. Conforme a célula hospedeira se multiplica, transfere para as suas descendentes o material hereditário viral.

 

2)

a) briófitas

b) ausência de vasos condutores de seiva

c) a reprodução sexuada depende da água, já que o gameta masculino é flagelado

d) gametofítica

 

3) GERAÇÃO DIPLÓIDE – MEIOSE – ESPOROS – GERAÇÃO HAPLÓIDE – GAMETAS – FECUNDAÇÃO – ZIGOTO – GERAÇÃO DIPLÓIDE

4)

a) vacúolo contrátil ou pulsátil

b) morreria, pois o processo de eliminação de água é ativo e assim, sem a energia produzida pelas mitocôndrias não haveria como eliminara a água que entra por osmose, o que provocaria a ruptura da membrana plasmática.

 

5) Elas conseguem absorver nutrientes por toda a superfície do corpo, diretamente da água e, desta forma, conseguem crescer mesmo não apresentando vasos condutores de seiva.

Podem ser utilizadas como fertilizantes, diretamente na alimentação ou através de substâncias como o ágar e a carragenina, utilizados em diversas indústrias (alimentos, cosmético, etc....)

 

6)

a) ARQUEGÔNIO

b) ANTERÍDEO

c) OOSFERA

d) ANTEROZÓIDE

e) ESPORÂNGIO

 

7)

a) DIPLÓIDE

b) HAPLÓIDE

c) HAPLÓIDE

d) HAPLÓIDE

e) DIPLÓIDE

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

C

E

B

E

B

E

D

D

C

A

B

C

A

C

D

E

C

A

E

A

 

1