MITOS QUE CERCAM OS MORCEGOS

Os morcegos são um dos grupos mais cercados de mitos. Em muitas culturas, como entre os aborigenes australianos são tidos como simbolo da fertilidade. Entre os chineses é tido como simbolo de sorte. Na Scandinavia, Inglaterra e Alemanha a presença de um morcego pode afastar a má sorte.

Mas a mais divulgada associação recente é a de morcegos com vampiros e bruxas. Não há associação clara da ligação dos morcegos com a lenda do vampiro antes da publicação do Romance de Bram Stocker em 1857 entitulado Dracula. O romance de Bram Stocker foi inspirado em um personagem verdadeiro - Conde Vlad, o impalador, tirano da Romênia, que tinha o hábito de matar seus adversários, atravessando os corações com estacas de madeira. Provavelmente Bram Stocker usou de parte dos hábitos descritos pelos navegadores que retornavam das viagens ao Mundo Novo (onde era possível o contato com o Morcego-Hematófago). Os vampiros em muitas culturas podem assumir diferentes espécies, como na Iuguslávia  e nem sempre os morcegos são mencionados. Com o advento do cinema e a filmagem do romance Dracula, hoje a associação torna-se mais forte e conhecida globalmente.

Não há quem não associe a presença de qualquer morcego ao vampiro (que significa morto-vivo). Mas há inúmeros outros mitos que cercam os morcegos.

Muitos já afirmaram que morcegos descendem de ratos velhos, que transformam-se de maneira similar à observada em lagartas e borboletas. Em um curso destinado a professoras citamos o caso e não conseguimos, para nossa surpresa, convencer a totalidade de professoras e monitoras. Como dispunhamos de um exemplar congelado que morrera ainda portando um feto preparamos o material ilustrado abaixo para provar que filhotes de morcegos nascem com asas e não poderiam, portanto nascer como ratos.

Ns.jpg (62235 bytes)

Figura 1 - feto de Morcego-Beija-Flor cerca de 1 mês antes do nascimento previsto.

A associação com ratos e a outros grupos animais não é exclusiva do Brasil. O próprio nome vulgarmente adotado a todas as espécies demonstra isso. Veja abaixo :

em espanhol MURCIÉLAGOS mur = rato; ciélagos = cegos
em francês CHAUVE-SOURIS chauve = rato; souris = noite
em alemão FLEDERMAUS fleder = careca; maus = rato
em tupi-guarani ANDIRA = ave noturna

E outro "fato" muito citado é de que os morcegos são ofuscados pela luz do dia ou cegos, guiando-se exclusivamente pelo sonar (quase sempre citado como radar). Morcegos enxergam como os demais mamíferos e o sonar é mais um sentido apresentado que soma-se aos demais.

Morcegos emaranham-se nos cabelos. Não é possível precisar a origem desta crença, mas esta é bastante difundida.

WB01343_.gif (599 bytes)

1