PERGUNTAS E RESPOSTAS

  • O número de morcegos aumentou em meu forro?

O tamanho da colônia de um forro pode apresentar variações anuais bastantes grandes, devido a atividade reprodutiva, quando os animais agrupam-se para a cópula e quando as fêmeas produzem os filhotes. O número total de morcegos em uma das colônias, entretanto, não aumenta linearmente com o decorrer do tempo, mas o total médio mantêm-se estável. Isto ocorre devido aos jovens abandonarem esta para formar novas colônias. Com isso é possível observar-se algum aumento no número da colônia na primavera e verão. Em contrapartida, nos meses em que não se observa atividade reprodutiva, apenas os animais que formam a colônia original ocupam o telhado, podendo ser composta por um número menor de exemplares. Assim, se necessitar mexer no seu telhado prefira realizar a intervenção durante o inverno.

Lembre-se que cada morcego tem apenas um filhote por parto e se a colônia é composta por 50% de fêmeas, o tamanho, desta variará na época reprodutiva em, no máximo, 50% (se todas as fêmeas reproduzirem) e se reduzirá em 50% quando os machos abandonarem o local.

  • Tem mais morcegos na minha rua por que as árvores não foram podadas?

Não necessariamente uma rua de árvores com copas frondosas é mais atrativa para os morcegos. O mesmo se aplica a ruas com menos alimentação. É preciso considerar se as espécies de árvores ali existentes produzem frutos ou flores das quais as espécies de morcegos aí encontradas se alimentam, ou se estes estão refugiados na copa destas. A poda, por si só, não interferirá com a ocorrência dos morcegos. O corte das árvores mostra-se necessário para o perfeito crescimento de algumas espécies de árvores e para o controle de outras, evitando que danifiquem construções próximas ou instalações elétricas, mas não é recomendável para o controle da fauna local.

Os morcegos urbanos estão bastante adaptados a luz da iluminação urbana e não a evitam.

  • Meu gato pegou um morcego ontem a noite. Preciso vaciná-lo novamente?

Os cães e gatos precisam receber vacinação anti-rábica preventiva anualmente. Mesmo se este  estiver vacinado pode se realizar nova vacinação, como sugerido pelo Instituto Pasteur de São Paulo. É interessante que o mantenha em observação pois gatos costumam apresentar vômitos ao ingerir ou tentar ingerir morcegos de algumas espécies, como o Morcego-marrom e o Morcego-cauda-de-rato, pois estes possuem glândulas que secretam substâncias indesejáveis.

  • Tenho crianças em casa. Existe algum perigo de contraírem alguma doença?

Crianças, como os adultos, devem evitar o contato direto com os morcegos. Alimentos consumidos parcialmente pelos animais devem ser descartados, e locais onde se detectem fezes e urina devem ser lavados com desinfetantes. Mas não é necessário ser paranóico – o mesmo deve ser providenciado para qualquer espécie animal. No caso de mordidas ou arranhões acompanhe imediatamente a pessoa para a vacinação anti-rábica. Fezes caídas do forro demonstram a necessidade imediata de manutenção dos telhados. Lave o local com desinfetante e chame uma firma para manutenção do telhado.

  • Quem é responsável pela retirada de morcegos das residências?

Morcegos são protegidos pela Lei de proteção à fauna por se tratarem de espécies brasileiras e sua destruição é, portanto, proibida. Não há órgão diretamente responsável pela retirada de morcegos e pelo seu controle em área urbana.

Não chame firmas dedetizadoras para eliminar os morcegos. Além de ilegal este processo causa inúmeros problemas. Os inseticidas empregados não matam imediatamente os morcegos, causando, entretanto, desorientação. Com isso, o problema será ainda aumentado, pois estes terão mais probabilidades de entrar em sua residência e ter contato com os moradores e animais domésticos. Lembre-se também que morcegos contaminados encontrados caídos poderão causar contaminação de animais domésticos e mordeduras se manipulados por crianças.

A Fundação RIOZOO orienta voluntariamente moradores com problemas, visando a preservação destes. Os moradores devem evitar a entrada dos animais em suas residências e podem solicitar sugestões por carta. Os ataques de Morcegos Hematófagos (também conhecido por vampiros) devem ser imediatamente ao Ministério da Agricultura ou utilize o ALÔ-MORCEGO da RIOZOO.

  • Existe algum produto que espante morcegos?

Não há um único método para repelir os morcegos, visto a grande variedade de espécies e as mais variadas condições. Para cada problema existe uma solução. Métodos pouco onerosos podem em algumas ocasiões surtir o efeito desejado, como sons ou luzes, enquanto em outros apenas com uma reforma do telhado poderá ser solucionada a entrada de morcegos. Até o momento não se conhece repelente químico eficaz.

  • Como saber se o morcego que está em meu telhado não é vampiro?

Os Morcegos Hematófagos, aqueles que se alimentam de sangue, não empregam telhados em condições normais, pois evitam altas temperaturas, preferindo locais onde a temperatura não exceda os 25o C. Nos telhados são encontrados os morcegos de hábitos insetívoros. Os locais onde se refugiam os hematófagos apresentam acúmulo de fezes pastosas, com forte cheiro de amônia. Nos refúgios de insetívoros observamos fezes secas, que com o tempo transformam-se em pó.

  • Acontecerá algum desequilíbrio se eu exterminar ou remover a colônia do meu telhado?

É provável que o número de insetos junto a sua moradia aumente consideravelmente. Estimando-se que uma colônia de Morcego-cauda-de-rato seja formada por 50 animais e sabendo que cada morcego pode consumir de 3 a 5 gramas por noite calcula-se que 5 e 1/2 a 9 quilogramas de insetos por ano são destruídos e poderão infernizá-lo doravante a ausência destes morcegos.

É importante ressaltar que algumas espécies de morcegos são importantes agentes formadores de florestas, carregando os frutos e espelhando as sementes com as fezes. São também responsáveis pela reprodução de várias plantas, atuando, como os beija-flores, abelhas e borboletas, como polinizadores.

mosq.JPG (37183 bytes)

  • Vejo muitos morcegos voando em volta das árvores da minha rua. Não é necessário controlá-los?

É freqüente que as pessoas informem a observação de grande número de morcegos em volta de uma árvore. Realmente algumas árvores são avidamente procuradas pelos morcegos quando em frutificação, como os Sapotizeiros e as Figueiras. Fora do período de produção de frutos destas (que podem durar poucas semanas) o número de morcegos é muito reduzido.

Junto a árvores com frutos, os morcegos realizam vários vôos até agarrarem o fruto com os dentes e carregá-lo para longe, onde irá comê-lo. Frutos grandes, como manga e mamão, são comidos aos bocados no próprio local. Com este contínuo deslocamento dos animais e a pouca luz disponível do início da noite, é esperado que as estimativas sejam superestimadas.

  • Aparelhos de ultra-som resolvem?

Não podemos afirmar que funcionam. Mesmo nos Estados Unidos os pesquisadores que trabalham com morcegos informam que estes aparelhos não funcionam como afirmado pelos produtores.

Segundo informações de um morador que o instalou no Brasil, pouco ou nenhum sucesso foi obtido. Lembramos que tal tecnologia foi desenvolvida fora do Brasil, onde diferentes espécies ocorrem e, portanto, é muito difícil afirmar que funcionem adequadamente para nossas condições. Não existem ainda testes científicos desses aparelhos realizados com morcegos no Brasil, apesar de algumas firmas já afirmarem que funcionem.

  • ENCONTRO FEZES COM FREQUÊNCIA NA MINHA CASA. COMO SABER SE SÃO DE MORCEGOS ?

Com muita frequência somos chamados para identificar fezes encontradas em residências. Para que você mesmo possa identificar as fezes encontradas em suas residências observe a forma e a cor destas. As fezes de morcegos insetívoros são alongadas com extremidades afiladas e podem ser facilmente distintas das de Lagartixas por não possuirem nenhuma secreção branca. Estas são formadas por restos de carapaças de insetos, que quando maceradas assemelham-se a um pó. Para identificar os demais tipos de fezes de morcegos vá para diagnóstico do problema.


CASO UM MORCEGO SEJA ENCONTRADO MORTO ENVIE-O PARA FUNDAÇÃO RIOZOO, ENVOLVIDO EM GELO OU MERGULHADO EM FORMALINA OU ÁLCOOL.

WB01343_.gif (599 bytes)      WB01345_.gif (616 bytes)        TN00605A1.gif (2512 bytes)

 

1