O Que É Engenharia?
Marcos Portnoi
Introdução à Engenharia, UNIFACS
12.Março.1999
Introdução
Tem-se dito que a história da civilização é a história da Engenharia. Certamente é verdade que civilizações altamente desenvolvidas são notadas através de suas conquistas neste ramo do conhecimento.
Ao se começar o estudo acadêmico de qualquer ramo da Engenharia, certamente recair-se-á numa questão básica: afinal, o que é Engenharia? Apesar da definição técnica ser de certa maneira simples, ainda que bastante subjetiva e ampla, tomaremos a liberdade de não enunciá-la, mas sim vislumbrar abaixo o que disseram da Engenharia algumas personalidades. Ao final, contemplaremos os principais ramos e suas aplicações.
Definições
A. M. Wellington (1887)
Seria bom se Engenharia fosse menos genericamente pensada como (...) a arte da construção. Num certo sentido, é todavia a arte de não construir (...), de fazer algo tão bem com um dólar, quanto um indivíduo obtuso pode fazer com dois de uma maneira ou outra.
S. E. Lindsay (1920)
Engenharia é a prática da aplicação segura e econômica das leis científicas que governam as forças e materiais da Natureza, através da organização, design e construção, para o benefício da humanidade.
J. A. L. Waddel, Frank W. Skinner, Wessman (1933)
Engenharia é a ciência e a arte de tratar eficientemente com materiais e forças. (...) Envolve o design e construção mais econômico (...), assegurando, quando realizado adequadamente, a combinação mais vantajosa de acuidade, segurança, durabilidade, velocidade, simplicidade, eficiência e economia possível para as condições de design e serviço.
Vanevar Bush (1939)
Engenharia, num sentido amplo, é a aplicação da ciência de maneira econômica para as necessidades da humanidade.
T. J. Hoover e J. C. L. Fish (1941)
Engenharia é a aplicação profissional e sistemática da ciência para a utilização eficiente dos recursos naturais a fim de produzir riqueza.
L. M. K. Boelter (1957)
Engenheiros participam de atividades que tornam os recursos naturais disponíveis num formato benéfico para o homem e oferecem sistemas que operem ótima e economicamente.
John C. Calhoun, Jr. (1963)
É responsabilidade do engenheiro estar atento às necessidades sociais e decidir como as leis da ciência podem ser melhor adaptadas através da Engenharia a fim de cumprir essas necessidades.
Comitê de Certificação de Engenharia e Tecnologia dos Estados Unidos (1982)
Engenharia é a profissão na qual o conhecimento das ciências matemáticas e naturais, obtido através do estudo, experiência e prática, é aplicado com julgamento no desenvolvimento de novos meios de utilizar, economicamente, os materiais e forças da Natureza para o benefício da humanidade.
Definição Profissional
Um engenheiro profissional é competente por virtude de sua educação fundamental e treinamento para aplicar o método e visão científica para a solução de problemas e para assumir a responsabilidade no desenvolvimento e aplicação das técnicas e ciência especialmente em pesquisa, design, manufatura, supervisão e gerenciamento. Um engenheiro é pessoa qualificada por aptidão, educação e experiência para realizar funções da Engenharia.
Campos e Braços da Engenharia
O desenvolvimento técnico do Século 19 ampliou consideravelmente o leque de campos da Engenharia e introduziu uma série de especialidades. O crescimento rápido de demandas do ambiente sócio-econômico no Século 20 alargou ainda mais essas especialidades. Vejamos aqui os principais ramos da Engenharia, em ordem alfabética. O engenheiro que trabalha em qualquer dos ramos abaixo geralmente requer conhecimento básico os outros campos, pois a maioria dos problemas são complexos e interrelacionados. Assim, um engenheiro químico desenhando uma planta para refino eletrolítico de minérios precisa lidar com o desenho de estruturas, maquinário e dispositivos elétricos, bem como problemas puramente químicos.
Engenharia Aeronáutica e Espacial
Enfoca o desenho, manufatura, manutenção, teste e uso de aeronaves para fins civis e militares, e inclusive veículos para operação no Espaço, portanto além da atmosfera terrestre. Envolve o conhecimento de aerodinâmica, desenho estrutural, propulsão, navegação, comunicação e outras.
Engenharia Química
Compreende o desenho, construção e gerenciamento de fábricas nas quais os processos essenciais consistem em reações químicas, a exemplo de destilação, cristalização, dissolução, filtragem e extração.
Engenharia Civil
A Engenharia Civil é talvez o campo mais amplo da Engenharia, pois ela lida com a criação, melhora e proteção do ambiente comum, providenciando estabelecimentos para moradia, indústria e transporte, incluindo edifícios, rodovias, pontes, canais, ferrovias, aeroportos, sistemas de distribuição de água, barragens, irrigação, portos, docas, aquedutos, túneis e outras construções.
Engenharia Elétrica e Eletrônica
O maior e mais diversificado campo da Engenharia, concentra-se no desenvolvimento, design, aplicação e manufatura de sistemas e dispositivos que usam força e sinais elétricos. Temas como força e maquinário elétrico, circuitos eletrônicos, sistemas de controle, desenho de computadores, supercondutores, eletrônica do estado sólido, sistemas de imagem para medicina, robótica, laser, radar, eletrodomésticos e fibra ótica.
A Engenharia elétrica pode ser dividida em quatro ramos principais: força e maquinário elétrico e sistemas de distribuição de eletricidade; eletrônica; telecomunicações e controle; e computação.
Engenharia Geológica e de Minas
Este ramo inclui atividades relacionadas a descoberta e exploração de depósitos minerais e o financiamento, construção, desenvolvimento, operação, recuperação, processamento, purificação e venda de minerais crus e subprodutos dos minerais.
Engenharia Industrial
Este campo compreende o uso eficiente de maquinário, trabalho humano e matéria prima na produção industrial.
Engenharia Mecânica
Engenheiros neste campo desenham, testam, constróem e operam maquinário de todos os tipos; também trabalham com uma variedade de produtos industrializados e certos tipos de estrutura. O campo pode ser dividido em (1) maquinário, mecanismos, materiais, hidráulica e pneumática; e (2) calor aplicado a máquinas, trabalho e energia, aquecimento, ventilação e condicionamento de ar.
Engenharia Militar
Este campo dispõe sobre a aplicação das ciências da Engenharia para fins militares. Geralmente divide-se em Defesa Permanente do Território e Engenharia de Campo.
Engenharia Naval
Engenheiros que têm a responsabilidade geral no desenho e construção de navios. Estas embarcações podem variar de superpetroleiros de 1.300 pés a pequenos rebocadores que operam em rios e baías. Também trata do desenho e operação de sistemas de propulsão de embarcações.
Engenharia Nuclear
Trata do desenho e construção de reatores e dispositivos nucleares, e a maneira como a fissão nuclear pode se traduzir em aplicações práticas.
Engenharia de Segurança
Tem como objetivo aplicar a ciência para a prevenção de acidentes.
Engenharia Sanitária
Também considerado um ramo da Engenharia Civil, mas sua importância trouxe-lhe o status de campo especializado. Trata de problemas envolvendo fornecimento, tratamento e distribuição de água; disposição de dejetos comunitários e recuperação e componentes úteis destes dejetos; controle de poluição de aquedutos superficiais, mananciais e solo; controle sanitário do leite e alimentos; saneamento doméstico e institucional; saneamento rural; controle de insetos e vermes; controle de poluição atmosférica; higiene industrial, incluindo controle de luminosidade, ruído, vibração e materiais tóxicos no local de trabalho.
Bibliografia
Microsoft Encarta 97 Encyclopedia (1996).
Departamento de Engenharia Civil da Southern Illinois University, em Carbondale, EUA.
Copyright 1998, Bill T. Ray
http://civil.engr.siu.edu/
Última modificação em 09.02.1999