CARANGUEJO

 
 

CULTIVO DO CARANGUEJO

Marco Antonio Igarashi

 

 

OCORRÊNCIA

 

         O caranguejo Uçá  pode ser encontrado nos mangues, desde o Amapá até Santa Catarina. A carapaça pode alcançar 10 cm de diâmetro, e com as pernas distendidas pode ultrapassar 30 cm de envergadura.

         Os caranguejos podem ser encontrados à venda, amarrados em fileiras em mercados e em várias localidades do Brasil. Possuem grande resistência, permanecendo ainda com vida horas após a sua captura fora do ambiente úmido onde normalmente são encontrados.

 

CULTIVO DO OVO AO TAMANHO COMERCIAL

 

Reprodução

Os caranguejos com comprimento da carapaça maior que 3,5 cm podem estar maturos sexualmente. O macho acasala depositando o líquido seminal nos receptáculos seminais da fêmea. Durante o processo, a fêmea adota um decúbito dorsal. As fêmeas carregam os ovos presos as cerdas dos apêndices abdominais.     As fêmeas ovígeras podem permanecer, dependendo da temperatura da água, até mais de 2 semanas nos aquários até a eclosão das larvas. Nos meses de janeiro a maio, podem ser observadas fêmeas carregando em torno de 200.000 ovos. Este número pode variar amplamente conforme o tamanho da fêmea.

         As fêmeas ovadas podem ser estocadas em número de 3 em um aquário retangular com capacidade para 100 litros de água, com salinidade de aproximadamente 30 ‰, pH em torno de 8 e temperatura de 26 a 30 Cº.

 

Larvicultura

         A larvicultura pode ser realizada em tanques de amianto, fibra ou aquário de 100 litros ou maiores. A salinidade média utilizada em diversos experimentos variou de 24 a 35 ‰. Além disso a larvicultura foi realizada em uma densidade de 100 larvas/litro.

         Na água podem ser inoculadas microalgas como a Chaetoceros sp., Tetraselmis sp., Nannochloropsis sp. e Isochrysis sp.

         Algumas pesquisas realizadas revelam 6 estágios de zoea e 1 estágio de megalopa. Após 1 dia da eclosão, as larvas podem ser alimentadas com náuplios de Artemia sp. (4 - 8 náuplios/ml). Com um pouco mais de 2 semanas ou quase 3 semanas, podem surgir as megalopas e o caranguejo juvenil I com mais de 1 mês ou até quase 2 meses após a eclosão.

 

Engorda

O desenvolvimento do caranguejo é constituído por  uma etapa que é a muda. Na muda, o caranguejo elimina a cutícula velha. O caranguejo, quando inicia a muda, torna-se menos ativo e não se alimenta. Os animais jovens podem mudar 3 vezes em 6 meses e 1 vez a partir de 3,0 cm de comprimento. Desta forma, à medida que o caranguejo cresce, a freqüência de mudas diminui.

         Segundo alguns pesquisadores o Ucides cordatus é fitófago, comendo folhas do mangue. Outros pesquisadores dizem que é onívoro.

Agumas pesquisas indicam que os caranguejos que são comercializados possuem vários anos de idade (podem ter mais de 6 anos).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A baixa sobrevivência das larvas e o período longo para o caranguejo atingir um bom tamanho comercial, fazem necessárias mais pesquisas no sentido de possibilitar o cultivo comercial do caranguejo Ucides cordatus ou de outras espécies.

 

 

VOLTA

setstats 1 1