PROJETO GIRUS   
UMA MUDANÇA DE CONCEITO

 
O Projeto Girus é um esforço conjunto entre formandos de engenharia elétrica e mecânica automobilística da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

Trata-se de um veículo elétrico (EV), porém com uma característica construtiva totalmente diferente e inovadora.     Ao contrário dos carros convencionais que possuem o chassis retangular, o Girus tem o seu chassis losangular.

As rodas laterais são tracionadas por dois moto-redutores elétricos independentes, de 7,5cv cada, os quais são acionados por dois conversores de freqüência adaptados para alimentação em corrente contínua, gerada por 28 baterias de 12V-55Ah. As rodas dianteira e traseira são livres.

Todos os movimentos do Girus ocorrem devido à diferença de rotação entre os dois motores elétricos, que ocorre através de ajustes nos conversores de freqüência. A interface usuário/veículo é um joystick, através do qual o motorista pode controlar qualquer movimento do veículo, o que o torna também um veículo apropriado a deficientes físicos.
 

 
  As rodas motrizes possuem
a mesma rotação, fazendo o
carro movimentar-se em linha reta.
 
 
As curvas são feitas variando-se a
rotação dos motores conectados às
rodas trativas. Para a esquerda,
o motor direito gira mais rápido.
 
 
Para girar sobre seu próprio
eixo, basta fazer com que os motores
tenham rotações inversas.
 
Vista Lateral com a Disposição do Sistema Elétrico
 
Disposição do Sistema Elétrico em Perspectiva
 
 
 
O projeto foi inicialmente concebido para ser um carro urbano, devido a sua capacidade de manobra, o que economiza espaço num estacionamento, por exemplo.
 

Durante o andamento do projeto, imaginamos que seria muito interessante usá-lo para aplicações mais específicas, como por exemplo, adaptando-o para uma empilhadeira. As vantagens são muitas, principalmente no que diz respeito a agilidade em manobrar em espaços pequenos. Além disso, por ser eletronicamente controlado, seria facilmente convertido para operar via rádio e monitorado por um computador. Num armazém poderíamos ter várias empilhadeiras controladas por apenas um terminal.

Também poderia ser usado como meio de locomoção dentro de indústrias e aeroportos.
 

Por se tratar de um veículo elétrico, não emite gases poluentes agressivos ao meio ambiente. O nível de ruído também pode ser considerado desprezível, principalmente se comparado a um veículo com propulsão a motor de combustão interna.
  O veículo já está montado, sendo que a parte mecânica já está completamente pronta, faltando apenas alguns ajustes no sistema propulsor e o ajuste fino no joystick. As fotos do protótipo estão abaixo.

Os testes finais serão realizados provavelmente no dia 27 de novembro, no campus da FEI em São Bernardo do Campo.
 

O projeto foi apresentado juntamente com o protótipo, no Congresso da SAE, realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro. No dia 11 realizou-se a noite dos estudantes, onde foi feita uma apresentação do projeto. Estiveram presentes empresas como GM, FIAT, Dana, Delphi, Meritor, INA, entre outras. A GM apresentou nesse dia o seu veículo elétrico, o EV1.

Os projetos de formatura dos alunos da FEI participam, no mês de dezembro, da EXPO MECAUT, evento do departamento de mecânica automobilística, e da ELEXPO, do departamento de eletricidade.
 
 
 

  
  
  
 
 
 
 
 
  
 
  
 
 
 
 
 

     FEI - Faculdade de Engenharia Industrial
 
     S.A.E. Brasil

       SEW do Brasil

  Asia Motors
 
   Delphi Automotive Systems

NSK do Brasil

AllWare Sistemas de Automação - Jundiaí


Integrantes do Projeto Girus

Adriano Galbiati
Alfredo Paiva Neto
Daniel Cerello
Ericson Luiz Seren
Fábio André Maida
José Henrique Lazzarini
Markus Honma Suzuki
Sergio Leandro Ferrari


Essa página está em construção     (atualizada em 27/11/98)   



 
    Entre em contato com a gente: projetogirus@geocities.com


Você é o visitante de número  1