Como Escolher um Provedor Callback?

Autor: Marialice Moraes
Estudante Mestrado / Sociologia da Inovação (Telecomunicações)
Roskilde University - Dinamarca

Artigo publicado na edição de Julho 96, do jornal BRAZIL NU (Copenhagen)
(Reproduzido na íntegra com autorização da autora)

Gentileza entrar em contato direto com a autora para sugestões,
reclamações, críticas, etc. [ mariali@cfh.ufsc.br ]


A VERDADE SOBRE OS SERVIÇOS DO TIPO CALLBACK

(Marialice Moraes, Copenhagen)
A muito tenho lido a respeito das economias que podem ser feitas através do uso de serviços do tipo 'callback' e 'calling cards'. Propaganda sobre tais serviços inundam a Internet, os jornais, etc. O negócio parece ser realmente quente... Quem usa parece economizar.

Mas o que é mesmo essa 'coisa' chamada "callback"? Como funciona? Quem ganha e quem perde? Qual o provedor mais apropriado? Quais os serviços disponiveis?

Depois de passar semanas a fio tentando encontrar respostas para essas perguntas, trago para os amigos e colegas o resumo das conclusões a que cheguei. Espero que lhes seja de verdadeira utilidade.


INTRODUÇÃO

Para brasileiros residindo no exterior (seja permanentemente, ou para estudos/trabalho), cada conta de telefone é um pesadelo. De fato, brasileiros morando no exterior quase sempre caem para trás ao receberem suas contas de telefone. Valores de 100 a 400 dolares (ou até mais) mensais são uma constante.
O vilão da historia são, definitivamente, os preços abusivos impostos por monopólios nacionais, tais como a TeleDenmark aqui na Dinamarca.

Serviços telefônicos conhecidos por 'callback' se colocam, portanto, como uma excelente alternativa para aqueles desejosos de escapar do 'pesadelo da conta de telefone'. As vantagens são evidentes, podendo-se levar a economias reais de até 80% na conta de telefone, dependendo do país que você vive, e do provedor que você utiliza.


COMO FUNCIONA O CALLBACK?

O conceito é bastante simples. Ao subscrever-se você recebe um número de acesso ao seu provedor (chamado DID). Quando for fazer uma ligação, você inicia discando o seu DID (que na verdade eh um número de telefone nos EUA). Você então deixa ele tocar por uma vez e desliga.
Poucos segundos depois a ligação é retornada a você (daí o nome 'callback'). Ao tirar o telefone do gancho você escuta o sinal usual de linha aberta. Agora e só ligar o número desejado.

Obviamente esse é o serviço callback básico. Vários outros serviços vêm junto do pacote, dependendo do provedor que você escolher.
Obs.- O uso dos servicos 'callback' não tem nenhuma infuência no uso da sua linha normal de telefone.


QUEM GANHA COM ISSO (E QUEM PERDE)?

TODOS, menos os grandes monopólios de telecomunicações nacionais (conhecidos tecnicamente por PPTs), parecem ganhar nessa história. A vantagem mais evidente, contudo, é exatamente para o usuário final.


QUAL O PROVEDOR IDEAL?

Enquanto a idéia de economizar centenas de dólares em contas telefônicas anualmente é obviamente atraente, a escolha do provedor 'ideal' nem sempre é tão fácil. De fato, ao todo calcula-se que existam mais de 100 empresas (a maioria norte-americanas) operando servicos de 'callback' internacional, cada uma oferecendo uma gama exclusiva de preços, vantagems e serviços.

No quadro abaixo resumi algumas das principais empresas do setor, incluindo seus custos e alguns serviços oferecidos.

(Os dados apresentados nessa tabela sao relativos a julho 1996.
Favor entrar em contato com essas empresas para obtencao dos dados atualizados.)


Provedor Tarifa
Típica *
Taxa
Inscricao?
Taxa
Mensal?
Consumo
Mínimo?
Mensagens
em Portugues?

Access Authority** 0.86 Não Não Não Sim
NSI 1.11 Não Não Não Não
TeleGroup ? Não Não Não Sim
PrimeCall 1.45 Sim ? ? ?
MTC 1.39 Não Não 25.- ?
InterLink 1.52 Não Não Não ?
GlobalLink 1.38 ? 25.- 50.- ?

* Exemplo de tarifa. No caso tarifa por minuto, em US$, para uma
chamada da Dinamarca para o Brasil.
**Access Authority era chamada TerraCom. Nome foi mudado recentemente.


COMO FACO PARA ME INSCREVER?

Descobrir um representante callback em sua área não é exatamente tarefa das mais difíceis. Eles estão em todas as partes, desde jornais e revistas, até a Internet.
Caso você tenha acesso à Internet, você poderá utilizar, por exemplo, os servicos de pesquisa on-line, como o Alta Vista, para melhorar sua busca do melhor servidor.


ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

  • Compare cuidadosamente as taxas cobradas. Não assine com nenhum provedor antes de ter certeza absoluta de todas as tarifas que estará pagando. Alguns provedores tem taxas de inscrição, taxa mensal, e/ou mínimo gasto mensal.

  • Observe qual é o processo de desligamento (caso você não esteja satisfeito(a) com o serviço). Em algumas empresas esse desligamento eh totalmente automático, e gratuito, o que lhe dá mais flexibilidade para mudar de empresa provedora, conforme seu interesse.

  • Observe os serviços oferecidos. Várias empresas oferecem um 'montão' de serviços os quais na verdade você jamais irá precisar. Prefira aquelas que tenham as melhores tarifas, e ofereça gratuitamente pelo menos os seguintes serviços extras:
    • Follow-me: com esse serviço você pode, por exemplo, viajar para o Brasil e continuar usando o callback de lá.
    • Auto-route: Essa opção permite que você use o sistema mesmo estando hospedado em hotéis, e portanto 'atrás' de um número de extensão.

  • Observe e entenda o sistema de pagamento e recebimento de contas. Para a grande maioria das empresas callback, o pagamento é feito através de cartão de créditos (procedimento legal e seguro). Nem todos os provedores, porém, fornecem dados mensais acurados sobre os números ligados e valor de cada ligação.

  • Evite provedores que cobram por ligações não completadas, ou linhas ocupadas (a maioria dos cartões fazem esse tipo de cobrança). As melhores são aquelas que só passam a cobrar a ligação a partir do momento em que a mesma é efetivamente completada.

  • Evite também provedores que não estejam em condições de lhe oferecer assistência técnica 24 horas por dia.


This page hosted by Get your own Free Home Page


Esta página foi renovada em 5 junho 1997 WebMaster

1