G.E. Ubirajara

Hino dos Ubirajaras- Letra e música do Chefe Prof. Rodolpho Mehlmann

Arranjo e sequenciada por Jaime Castilho

Objetivos Educacionais

Puberdade- 13 a 15 anos


Desenvolvimento Físico

Respeita o seu corpo e o dos demais. Compreende a relação entre os processos físicos e psicológicos de seu organismo. Aplica medidas adequadas no caso de enfermidades e acidentes. Compreende e assume as dificuldades motoras próprias do seu desenvolvimento. Cria em sua patrulha um ambiente de diálogo que evita reações agressivas. Demonstra uma preocupação contínua com seu aspecto e higiene pessoal. Mantem seus objetos pessoais limpos e em ordem. Acampa em ótimas condições de higiene. Conhece as necessidades alimentares próprias de sua idade. Prepara refeições equilibradas, higiênicas e de aspecto atraente, utilizando alimentos simples. Organiza satisfatoriamente a distribuição de seu tempo entre os estudos, a vida familiar e o Escotismo. Seleciona adequadamente suas atividades recreativas entre as diversas opções. Colaborar na organização das atividades ao ar livre de sua Tropa ou Patrulha. Empenha-se para superar-se no desempenho da modalidade desportiva escolhida, demonstrando saber ganhar e perder. Conhece numerosos jogos para praticando-os e sabendo explicá -los para outros.

Desenvolvimento Intelectual

Amplia os conhecimentos que contribue com sua auto-formação. É capaz de analisar as principais implicações de uma informação. Demonstra interesse por diversificar as leituras que faz. Demonstra capacidade para analizar uma situação sob diversos pontos de vista. Propõe idéias novas para serem analizadas por sua patrulha. Organiza jogos, excursões e outras atividade criativas para serem realizadas por sua Patrulha. Desempenha um papel ativo na manutenção e na melhoria do seu material e canto de Patrulha. Participar do projeto e da construção das instalações de acampamento. Desenvolve o conteúdo de suas especialidades de maneira constante e ativa. Projeta as especialidades desenvolvidas em ações concretas a serviço das comunidades que integra. Manifesta-se, por diversos meios, seus interesses e aptidäes artísticas. Canta habitualmente e conhece muitas canções. Prepara caracterizações e alegorias para representações artísticas. Conhece os processos tecnológicos dos serviços de uso habitual: àgua potável, eletricidade, televisão, aviação, satélites e outros. Participa de um projeto voltado para a divulgação de uma solução tecnológica inovadora para um problema comum.

Desenvolvimento do Caráter

Demonstra em sua conduta que reflete sobre si mesmo. Tem uma avaliação crítica de si mesmo. Reafirma sua convicção de que possue condições para obter resultados concretos. Esforça-se continuamente para corrigir erros e superar defeitos. Demonstra que é constante em seu empenho para desenvolver suas potencialidades. Desempenha freqüentemente bem as responsabilidades que assume. Demonstra aceitar o significado para sua vida da Lei e dos princípios da Promessa. Aplica a Lei e os princípios nas atividades de sua Tropa e na sua vida particular. Entende a consequência como um valor que orienta a sua vida. Manifesta um esforço constante em ser conseqüente. Promove que sua Patrulha seja uma comunidade que reflita os valores pessoais de seus membros. Mantem constantemente uma atitude alegre. Projeta sua alegria na Tropa, na sua escola e em sua família Contribui para que sua Tropa manifeste humor de maneira natural e espontânea . Apóia as tarefas de crescimento pessoal de seus companheiros de Patrulha. Participa ativamente dos Conselhos de Patrulha.

Desenvolvimento Afetivo

Esforça-se por controlar suas reações e manter comportamentos estáveis. Reconhece em si mesmo tendências como a solidão, a timidez, a rebeldia, a insegurança e aprender progressivamente a manejá -las. Assume sua Patrulha como um espaço privilegiado para compartilhar seus sentimentos e emoções. Expressa suas opiniões respeitando as alheias. Preserva suas opiniões quando as considera corretas. Descobre o valor dos amigos e da amizade, controlando a hipersensibilidade em suas relações com eles. Compreende o sentido do amor e demonstra interesse por assumi-lo em sua vida. Está disponível para os companheiros de Patrulha, em quaisquer circunstâncias. Aprecia o valor das diversas pessoas que se relaciona. É capaz de fornecer aos seus companheiros uma informação sexual apropriada, de forma natural e completa. Compreende e assume a sexualidade como um fenômeno único, vinculado a capacidade de amar e ser amado. Supera discriminações e lugares comuns com relação ao sexo complementar. Retribue o afeto de sua família e aceita os limites que esta impõe a sua liberdade. Demonstra que é capaz de refletir com seus pais a respeito das normas de convivência familiar. Mantem uma atitude de serviço com relação aos seus irmãos.

Desenvolvimento Social

Manifesta abertura às diferentes opiniões, classes sociais e formas de vida. Ajuda sua Patrulha no cumprimento da suas responsabilidades. Demonstra capacidade de indignação e reação frente as violações aos direitos humanos. Participa de atividades relacionadas com os direitos humanos. Identifica os diferentes níveis de autoridades públicas em seu país. Expressa-se adequadamente sobre as pessoas que exercem autoridade. Exerce sua autoridade promovendo a participação de todos. Respeita as normas de convivência nos diversos ambientes que atua. Analisa e tem opinião sobre as normas que regulam sua vida. Mantem uma agenda de endereços e telefones úteis. Presta um pequeno serviço individual a cada dia. Propõe e elabora com a organização de projetos sociais empreendidos por sua Patrulha ou Tropa. Demonstra interesse pela superaçãoo das diferenças sociais. Conhece as diferentes ideologias e posições políticas de seu país. Conhece as principais condições geográficas de seu país que influenciam em sua cultura. Manifesta apreço por sua herança cultural e se identifica com ela. Promove com sua Patrulha e com sua Tropa atividades destinadas a interiorizar os valores de sua cultura. Conhece de um modo geral, a realidade do Escotismo Brasileiro. Mantem intercâmbio com escoteiros de outros países, individualmente ou através de sua Tropa ou Grupo. Conhece em particular ao menos uma cultura original da América. Interessa-se por conhecer o estilo de vida de outros países. Conhece os principais problemas que afetam a àgua, ar e o solo. Acampa em óltimas condições de proteção e melhoramentos do meio ambiente. Participa de projeto de conservacionismo com sua Patrulha.

Desenvolvimento Espiritual

Prepara e conduz atividades que permitem descobrir a natureza como um espaço de diálogo e encontro com Deus. Mantem e estimula em sua Patrulha uma atitude permanente de escutar e aprender com os outros. Busca resposta a suas inquietações religiosas nos textos sagrados de sua fé ou nas palavras de adultos idôneos. Participa regularmente da vida religiosa de sua comunidade de fé. Reflete com sua Patrulha a partir dos textos sagrados de sua fé. Demonstra que interiorizou o sentido da oração como uma maneira de comunicar-se com Deus. Pratica habitualmente a oração pessoal em diversas ocasiões. Organiza atividades de oração com sua patrulha e sua família. Esforça-se por ser testemunha de seus princípios religiosos. Participa com seus companheiros de Patrulha em ações sociais próprias de sua fé. Incentiva em sua Patrulha o respeito pelas diferentes opções religiosas. Identifica as regiões geográ ficas, culturas e períodos da história que surgiram as principais religiões. Participa com respeito e interesse em celebrações religiosas que se celebram em seu Grupo Escoteiro ou Distrito.

|Voltar|


Volta ao Inicio

 


E-mail para jaimecas@netmogi.com.br 

Este site foi concebido pensando em ajudá-lo a tornar uma criança sadia, em um adulto feliz...



Copyright© 1998 Hobbysoft

<<<< Atualizada em 20/11/1998>>>>

Agradeço à Geocities pelo espaço dedicado a esta Home Page

1