Alguns sites interessantes:
Decupagem - Profitas - Programa utilizado para decupagem de fitas
Decupagem
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Decupagem de claquetes é parte do processo de edição de fitas. O procedimento consiste em registrar as características de uma cena (claquete) para facilitar sua localização a posteriori.
No campo das produções publicitárias (comerciais de TV), são feitas diversas claquetes para um ou vários clientes em um mesmo dia e ao final do mês existem inúmeros segmentos de imagens armazenados em diversas fitas. Isto torna a etapa de decupagem ainda mais importante, pois somente com ele será possível encontrar uma determinada cena apenas com os dados obtidos.
Durante a decupagem, é importante registrar o cliente, o título da produção, a agência, equipe, diretor, atores envolvidos, além da descrição da cena, data de produção e o ponto para localização na fita.
[editar] Exemplo
Um exemplo de situação: há dois anos, você capturou uma determinada imagem: por exemplo, um pôr do sol na serra, com a cidade ao fundo e algumas crianças brincando para a “Seguradora X”. Porém, a cena não foi utilizada, mas continua em seu acervo. Hoje, o cliente pensa em uma nova campanha, e lembra da cena capturada. Ou um novo cliente requisita algo nesse sentido. Caso você não tenha feito decupagem da fita que contém esta imagem, como localizará rapidamente o vídeo para reaproveitá-lo? Provavelmente terá que procurar em todas as fitas, gastando tempo, ou precisará gravar novamente a cena, gastando dinheiro.
[editar] Soluções
Para o trabalho de decupagem, pode-se utilizar uma solução caseira ou um software comercial.
Alguns exemplos de programas utilizados são:
- Planilha eletrônica (Excel, Opensheet, etc.)
- Banco de dados (Access, MySQL, etc.)
- Software específico (Profitas [1], Winisis, etc.)
- Editores de texto (Word, Openoffice, etc.)
- Outros [2]