Compressao e codificação

Compressores e Codificadores

Há várias formas de comprimir e codificar ficheiros para uma mais rápida e segura forma de transmissão na Internet. Tudo pode ser comprimido: ficheiros, jogos, programas, sons, filmes, etc. Vamos tratar dos meios mais populares para Macintosh.

Compressão

StuffIt (.sit)

Este é o método mais usado na compressão de ficheiros. Os ficheiros com a terminação .sit estão comprimidos no formato StuffIt, e poderão ser descomprimidos com o StuffIt Expander™. Deve ter também o DropStuff with Expander Enhancer, que é uma extensão ao StuffIt Expander. Essa extensão permite descomprimir e descodificar praticamente todos os formatos de ficheiros que pode encontrar na Internet.

Pode ir buscar uma versão descomprimida do StuffIt Expander™ a http://www.aladdinsys.com/consumer/expander2.html. Aqui tem o procedimento para fazer o download, caso não tenha nenhum software descompressor.

Pode também ir ao site da Aladdin Systems.

Se tiver uma versão anterior e quiser ir buscar a mais nova, está aqui: ftp://ftp.aladdinsys.com/pub/stuffit_exp_40_installer.hqx.

Quanto ao DropStuff with Expander Enhancer, pode ir buscar a versão mais recente a ftp://ftp.scruz.net/users/aladdin/public/dropstuff_w_ee_4_installer.hqx.

StuffIt Expander Icon
DropStuff Icon
StuffIt Engine icon
StuffIt Expander™ DropStuff™ Expander Enhancer™

A instalação é simples: o ficheiro vem comprimido, sob a forma de um instalador. Quando abre o instalador (clickando duas vezes), ele automaticamente instala os ficheiros necessários nos lugares indicados. A instalação do DropStuff with Expander Enhancer é identica. Claro que deve ler os ficheiros Read-me que vêm com os programas, para perceber exactamente o seu funcionamento.

CompactPro (.cpt)

O segundo método mais popular na compressão. Ao contrário do StuffIt, que tem várias versões (uma comercial, outra ShareWare, e o descompressor de graça), o CompactPro é apenas feito na versão ShareWare. Com esta versão pode comprimir, descomprimir, e criar ficheiros .sea (ver mais à frente). Na minha opinião, o CompactPro é melhor do que o StuffIt, tanto em velocidade, como em taxas de compressão, e também na facilidade de utilização. O unico defeito é que não é o mais popular. Mas, como o StuffIt Expander™ pode expandir ficheiros .cpt, pode comprimi-los com o CompactPro, que as outras pessoas de certeza que o conseguem descomprimir de novo. Pode ir buscar uma cópia do CompactPro a ftp://sunsite.doc.ic.ac.uk/Mirrors/mac.archive.umich.edu/mac/util/compression/compactpro1.51.sea.hqx.

Compact Pro Icon
CompactPro

A instalação é identica ao StuffIt: basta abrir o programa instalador, e tudo se processará automaticamente.

Zip ou gZip (.gz, .zip, .gzip, etc...)

Um método menos popular mas também muito usado é o zip. Veio dos PCs, e os arquivos zip são multiplataforma, ou seja, se comprimiu um ficheiro zip em UNIX, por exemplo, pode descomprimi-lo em Mac, PC, Amiga, ou noutro computador qualquer. O protocolo é sempre o mesmo. Para usar o Zip no Macinstosh, pode usar um programa próprio (como, por exemplo, o ZipIt, que está em ftp://askhp.ask.uni-karlsruhe.de/pub/matlab/utilities/mac/zipit-1.3.1.sea.hqx) ou o DropStuff™.

Ficheiros de descompressão automatica (.sea)

Estes ficheiros, são, na realidade, aplicações. Quando as abre, os ficheiros nela contidos descomprimem-se automaticamente. Normalmente, os ficheiros .sea vem codificados (em .hqx (ver em baixo), sobretudo), para uma correcta transmissão.

Codificação

BinHex (.hqx)

Este é um método de codificação. É usado na Internet, na transmissão de ficheiros. A codificação transforma um ficheiro normal (binário) num ficheiro de texto. Assim, os ficheiros passam por todas as máquinas na Internet sem complicações. Neste formato podem ser incluidos ficheiros nas news. Hoje já não faz muito sentido usar o BinHex, pois todos os computadores na rede já aceitam transmissão em binário, e os ficheiros codificados são maiores do que os originais.

Para descodificar o BinHex, é simples. O StuffIt Expander™ permite fazer essa descodificação, assim como o CompactPro. Para codificar, pode usar também o CompactPro.

MacBinary (.bin)

O MacBinary converte um ficheiro noutro muito parecido. Ambos ficam com o mesmo tamanho. Ambos tem o mesmo conteudo, no mesmo formato. Só que os ficheiros .bin são mais "bem tratados" pelos computadores na Internet. Pode usar o Conversor Apple (Apple Converter) que vem no sistema, com uma extensão apropriada, ou o StuffIt Expander™ COM O DropStuff™ + Expander Enhancer™ para descodificar estes ficheiros. Pode ainda usar um programa próprio, como o MacBinary II +. Pode ir buscá-lo a ftp://ftp.loria.fr/pub3/umich/util/compression/macbinaryii+1.01.sit.hqx e é conveniente tê-lo, pois há certos ficheiros que o StuffIt Expander não consegue descodificar.

Quando, num servidor FTP, vir um ficheiro com duas versões, uma com o nome a terminar em .hqx, e outra a terminar em .bin, é perferível transferir esta ultima. A transmissão é mais rápida, pois o ficheiro é mais pequeno.

Para os mais curiosos, cá vai, resumidamente, a razão do MacBinary existir: todos os programas Mac, e muitos dos ficheiros também, têm duas partes de código: o "data fork" (que contém o código do programa), e o "resource fork" (que contém os recursos, como os sons, as figuras, as janelas, as caixas de diálogo, etc.). Na Internet, o data fork é transmitido sem problemas. Mas o resource fork é pura e simplesmente apagado! Ora, não serve de nada receber um programa sem o resource fork. O que o MacBinary faz é pegar no ficheiro ou programa original e transformar tudo em data fork, ou seja, re-escrecver bit a bit um ficheiro identico ao original, mas todo em data-fork, com mais um bocadinho de informação para indicar onde começam e acabam os recursos do resource-fork, que vão escondidos no data-fork. Na descodificação, faz-se o contrário: o programa descodificador lê essa informação, e re-escreve bit a bit o ficheiro, mas em formato normal.

UUencode

O UUencode é um sistema de codificação parecido com o BinHex. É usado sobretudo na transmissão de ficheiros via news. Para descodificar, pode usar o DropStuff™. Mas, para extrair os ficheiros das news, deverá usar um programa que retire e junte todos os bocados do ficheiro. O Netscape, infelizmente, não faz isso. Um bom programa para Mac com essas funções é o NewsWatcher. O programa recebe todas as partes do ficheiro, junta-as e "manda" o ficheiro para o DropStuff™ tratar. Pode encontrar ficheiros binários em vários grupos. Por exemplo, em comp.binaries.* e em alt.binaries.*.

O NewsWatcher está em ftp://ftp.tex.ac.uk/ctan/tex-archive/tools/gopher/Macintosh-TurboGopher/helper-applications/Newswatcher-20b24.sea.hqx.

A configuração ideal

Descompressão e descodificação - a melhor escolha!
Para descomprimir a maior parte dos ficheiros na Internet, basta ter esta configuração. Assim, descomprime ficheiros .cpt e .sit com o StuffIt, e Zip com o DropStuff™. Descodifica ficheiros .hqx e .bin também.


Compressão e codificação - a melhor escolha!
Se quiser comprimir e codificar ficheiros, pode usar o CompactPro para fazer ficheiros .cpt (ou .sea), o DropStuff™ para fazer ficheiros .sit (ou .sea), e um deles para fazer ficheiros .hqx. Para ficheiros .bin, use o MacBinary II +, ou o Conversor Apple (Apple Converter) com a extensão apropriada.


Página principal

[ Página principal ]


Compact Pro is a registered trademark of Bill Goodman. StuffIt, StuffIt Expander™, and DropStuff™ with Expander Enhancer™ are trademarks of Aladdin Systems, Inc.


Esta página foi feita por Miguel Arroz. Se encontrar algum problema, por favor envie-me um email!

This page hosted by Get your own Free Home Page
1