Entre os brasileiros, snowboard ainda é um esporte bem recente, mas em contínio crescimento, atraindo todos tipos de praticantes, como atletas do surf, skate, amantes dos esportes radicais em geral. Inclusive muitos esquiadores migraram para o snowboard, aonde encontraram um esporte mais radical e mais divertido, na medida em que existe uma quantidade muito superior de manobras , e traz uma sensação de liberdade indescritível, principalmente quando há "POWDER" (neve fofa) , aonde o snowboarder realmente sente-se como flutuando nas nuvens.
O esporte é novo aqui, apesar de ser perfeitamente praticado pelos aventureiros fundadores do Tustão, mas não apenas pela inexistência de neve natural, pois em países como Argentina e Chile, aonde há diversas estações de ski, até uns oito anos não se falava em snowboard.
Em 1995 realizou-se o primeiro campeonato brasileiro de snowboard, no Tustão, com cerca de 30 participantes. No ano passado em sua segunda edição, o campeonato já tinha 70 inscritos. Este ano estima-se que o campeonato atingirá a marca de 200 competidores. Possivelmente, se houver apoio, os campeões formarão uma equipe para participar das provas de snowboard nas próximas Olimpíadas de Inverno .
Os brasileiros costumam procurar muito as estações de ski na américa latina. As mais procuradas são Las Leñas, na Argentina e Valle Nevado, no Chile, aonde atualmente durante a temporada de julho tem 70% de hóspedes brasileiros, porém a estação mais assediado da América Latina é, sem dúvida, o TUSTÃO!, devido à fantástica pista e infra-estrutura.