O Laboratório de Ondas foi feito no primeiro semestre de 96, quando fazia Física 2 na faculdade. Levei em torno de três meses para concluí-lo, o que me custou uma parte das férias. Escrito em VB3, que portou-se bem na velocidade para traçar os gráficos, o programa roda em qualquer 386 com o mínimo de RAM, sendo realmente útil para os que estudam esta matéria. Pretendo logo que sair o VB5, que terá acesso aos mais baixos porões do Windows e vai gerar executáveis compilados e rapidíssimos, fazer uma versão deste programa nele, o que me trará mais liberdade no programa, como a de tirar os botões de "fazer gráfico" de algumas partes que demoram mais um pouco, e deixar tudo traçando gráficos instantaneamente a qualquer mudança de parâmetros. No programa existem várias janelas, cada uma com um assunto diferente, que podem ser acessadas quantas forem necessárias ao mesmo tempo. São as seguintes:
Movimento Harmônico Simples
Um dos primeiros assuntos a ser visto. Aqui é possível escolher escolher se a onda é do tipo seno ou co-seno, sua amplitude, constante de fase e freqüência angular, que no lado direito será mostrado os gráficos de deslocamento, velocidade e aceleração x tempo.
Comprimento de onda possíveis em uma corda
Na parte superior, é mostrado um gráfico de uma onda presa nas duas extremidades, enquanto na parte inferior é mostrado uma onda presa apenas numa. Os parâmetros podem ser mudados e também é possível ver uma animação da onda oscilando.
Efeitos Especiais com Equações de Ondas.
Esta parte do programa não faz parte de nenhum currículo de Física, serve apenas para mostrar que efeitos especiais podem ser criados usando equações que qualquer estudante que tenha feito Física 2 deve conhecer. Não é nenhum wave do Photoshop, mas dá para enganar.
Superposição de Ondas
A partir das ondas dos gráficos na parte esquerda, é traçado outro gráfico que mostra a superposição dessas duas ondas.
Movimento Amortecido
Aqui é mostrado um gráfico de uma onda num movimento amortecido, onde podem ser escolhidos a constante de amortecimento e a massa do objeto.
Onda Dente de Serra
A conhecida onda dente de serra pode ser entendida melhor através do programa. Na parte de cima são definidos quantos termos terá a equação, enquanto o no primeiro gráfico são mostradas as ondas separadamente, na parte inferior é traçado a superposição das mesmas.
Batimentos
Outro caso de superposição, que ocorre quando ondas de freqüências próximas se superpõem. O programa permite o controle individual da freqüência e amplitude de cada onda, enquanto no gráfico da direita é traçado a superposição, onde pode ser notado claramente os batimentos e como e quando acontecem.
|