HP48, uma máquina fora de controle

 

 

 

O primeiro encontro acontece geralmente no primeiro ano de faculdade, onde os universitários verificam a necessidade de uma calculadora que lhes possa facilitar na resolução dos problemas.

No início é o maior entusiasmo, quer se saber como se faz tal cálculo, qual a função desse ou daquele comando. Se alguém aparece com um programa diferente, mesmo por mais simples que seja, quer logo ter o mesmo em sua calculadora, mesmo que dificilmente venha a usá-lo.

Mas, com o passar do tempo, esse entusiasmo acaba passando, e a HP com todos os recursos que ela pode oferecer fica sendo usada como uma simples calculadora, para fazer somente cálculos simples que qualquer uma faz, deixando de explorar os infinitos recursos que ela pode oferecer ao usuário, e acabam não sabendo executar simples comandos, tal como instalar e desinstalar uma library (lib), que mesmo os usuários mais leigos deveriam saber como proceder.

Veja como proceder para:

 

Instalar uma library:

 

  1. Transfira o arquivo desejado para a HP48
  2. Coloque o arquivo no STACK
  3. Digite a porta onde a library vai ser instalada (na HP48G é a porta ‘0’)
  4. Pressione ‘STO’
  5. Desligue e ligue a HP48

 

Pronto a library já está instalada, basta digitar SHIFT-RIGHT (seta verde) LIBRARY (‘2’) para acessá-la.

 

Desinstalar uma library:

 

  1. Digite SHIFT-LEFT (seta roxa) LIBRARY (‘2’)
  2. Entre no menu PORTS (‘A’)
  3. Selecione através do menu a porta que a lib foi instalada (no caso da HP48G é a porta ‘0’)
  4. Digite SHIFT-LEFT (seta roxa) e ‘+’
  5. Selecione no menu qual a lib que deseja apagar
  6. Digite ENTER duas vezes
  7. Digite SHIFT-LEFT (seta roxa) e LIBRARY (‘2’)
  8. Pressione DETACH (‘F’) no menu
  9. Pressione SHIFT-LEFT (seta roxa) e PURGE (‘EEX’)

 

Pronto a library foi desinstalada da HP48.

 

São vários os fatores que influenciam nesse desinteresse pela HP48, entre os quais existem alguns que merecem mais atenção. Um problema muito sério que existe no Brasil é a falta do hábito de leitura por parte da população, o que faz com que muitas coisas que são realmente muito importantes fiquem longe do conhecimento dessas, e com isso não existindo esse hábito de leitura o manual da calculadora fica esquecido num canto e não existe então uma aprendizagem melhor de como usar a HP48. E juntamente com isso temos que a maioria dos manuais para a calculadora estão em inglês ou em espanhol, o que desmotiva mais ainda a leitura.

Outro fator que não podemos deixar de mencionar está diretamente ligado a HP48, diz respeito a própria complexidade de manuseio da HP, que não é tão simples de trabalhar, exige um pouco de conhecimento e curiosidade do usuário para que se possa entender um pouco mais sobre essa máquina, e aprender cada vez mais sobre essa máquina, que com tantos recursos que pode oferecer, e não sendo aproveitado todo o seu potencial acaba se tornando uma máquina fora de controle.

 

 

 

Nome: Michel Ricardo Cury Soares

E-mail: rsoares@mednet.com.br

ICQ: 22887118

VOLTA PRÓXIMO

1