O Formalismo da HP48

Tacio Philip Sansonovski

 

Você entende rapidamente quando lê um texto dizendo: "coloque a string no nível 3 da pilha operacional após fazer suas alterações na linha de comando. No stack 2 deve estar uma tag qualquer e no nível 1 a matriz previamente digitada no Matriz Writer. Verifique também na área de status se a HP esta no modo RAD. Não se deve esquecer também que o flag –51 deve estar desativado, o que pode ser facilmente feito utilizando o menu sem a necessidade de entrada em telas de configuração."? Se você entendeu tudo, esse artigo não é para você, mas caso contrário, é bom começar a lê-lo para que você entenda as expressões utilizadas assim como as áreas da tela de sua HP e o seu sistema.

Vamos começar pelo início. O que é pilha operacional? Pilha operacional, ou stack, refere-se á área da tela de sua calculadora onde aparecem os objetos a serem utilizados, ou seja, as linhas onde você coloca, por exemplo, números antes de efetuar uma operação. Nível da pilha operacional ou de stack é a linha onde esta o objeto. Se você digita na HP 10 ENTER, 5 ENTER, 0 ENTER, o número 10 estará no nível 3, o 5 no nível 2 e o 0 no nível 1 da pilha.

O que é linha de comando? Você já percebeu que ao digitar algo na sua HP ela aparece em uma linha no final do display fazendo com que os níveis da pilha subam? Essa área é a linha de comando. Só depois de digitar um elemento ele é mandado para a pilha operacional, durante a digitação ele esta temporariamente neste espaço de memória denominada linha de comando.

Os menus são as funções que aparecem bem abaixo na tela. Essas funções variam e a função a ser executada deve ser acessada utilizando-se as teclas A, B, C, D , E e F. Alguns menus possuem opções de serem ainda acessados utilizando-se as teclas shift.

A área de status é a parte superior da tela que indica se as teclas alfa e shift foram pressionadas. Essa área também informa alguns modos de configuração da HP como se ela esta em DEG, RAD ou GRAD além de servir para mostrar o relógio, indicação de bateria fraca e mensagens de erro.

Chega um pouco da tela da HP! Vamos falar um pouco sobre seu sistema. O que são flags? Se você respondeu bandeiras esta meio certo! São sinalizadores que "dizem" para a calculadora que ela esta configurada para uma determinada função, como por exemplo o flag –40. Quando ligado (podíamos dizer hasteado) ele "diz" para a HP que o relógio deve ser mostrado na tela. Quando desligado indica para não mostra-lo. A HP48 possui 128 flags, sendo 64 deles do sistema e outros 64 do usuário que podem ser configurados de acordo com as necessidades de cada um. Os flags do sistema são sempre indicados com o sinal negativo. Para ver a lista dos flags do sistema entre em shift MODES FLAG.

Tudo bem até agora? Agora vou falar dos objetos. O que seriam objetos? São quaisquer elementos que são utilizados na HP48 como números, gráficos, matrizes, programas, strings, tags etc. Todos objetos podem ser colocados e manipulados na pilha operacional. Cada tipo de objeto possui ainda um código que pode ser obtido colocando-se o objeto na pilha operacional e digitando-se TYPE. A tabela abaixo mostra todos os tipos de objetos da HP com exemplo.

Tipo

Objeto

Exemplo

Tipo

Objeto

Exemplo

0

Número real

1.2345

14

Nome XLIB

XLIB 123 2

1

No. Complexo

(2.3,4.5)

15

Diretório

DIR ... END

2

String

"HP CLUB"

16

Library (biblioteca)

Library 800:...

3

Vetor/matriz real

[ 1 2 3 ]

17

Objeto Backup

Backup HOMEDIR

4

Vetor/matriz complexa

[ (1,2) (3,4) ]

18

Função

SIN

5

Lista

{ 1 "HP" X }

19

Comando

SWAP

6

Nome Global

X

20

Binário interno

<130d>

7

Nome Local

y

21

No. Real extendido

Long Real

8

Programa

<< 2 3 / >>

22

No. Complexo extendido

Long Complex

9

Algébrico

'SIN(X)+90'

23

Matriz linkada

Linked Array

10

Binário inteiro

# 130d

24

Objeto caracter

Character

11

Objeto gráfico

Grob 131 x 64

25

Objeto Code

Code

12

Tag (etiquetado)

Valor: 15

26

Dado de biblioteca

Library Data

13

Unidade

27_m/s^2

27-30

Objetos externos

External

 

Os objetos indicados em itálico são objetos que não podem ser digitados na HP diretamente da linha de comando, sendo necessário uso de programas para esse fim ou o uso de SYSEVAL e/ou LIBEVAL. Mas isso á assunto para outro jornal...

Tacio

VOLTA          PRÓXIMO

1