O FIM DO CONSUMO EXCESSIVO DE PILHAS
Se você é um daqueles usuários que ligam a calculadora por apenas alguns minutos por dia, ou apenas durante as aulas, não se preocupe em ler este artigo. Porém se você é um fanático por programação ou por jogos e mantém sua HP trabalhando por várias horas por dia vá em frente e o leia.
Pilhas alcalinas e pilhas normais são altamente danosas ao meio ambiente, a maioria contém mercúrio que é um metal pesado muito tóxico a vida (principalmente no meio aquático), como já demonstraram estudos nos garimpos de ouro onde ele é usado para a separação do ouro do substrato. Tudo bem se você mora em um país onde a consciência ambiental já chegou a níveis bons e existe uma inteligente reciclagem e descarte de resíduos. No entanto se você mora no Brasil não é nada raro encontrar uma pilha, provavelmente toda vazada e oxidada no seu próprio quintal, e talvez arremessada pela janela por você mesmo em um momento de raiva.
Caso o apelo ambiental não tenha lhe tocado então certamente o apelo financeiro o fará. Se você usa um jogo de pilhas a cada 20 ou 30 dias faça as contas de quanto gasta. Um conjunto de duas pilhas boas, alcalinas, não sai por menos de R$2,00, serão necessários dois jogos para trocar as três pilhas da hp. Parece pouco mas tente relembrar quantas vezes você já trocou as suas pilhas e faça a soma, talvez o montante seja suficiente para comprar outra HP.
A solução mais lógica e correta é o uso de pilhas recarregáveis (Ni/Cd), fáceis de serem encontradas e praticamente eternas se comparadas com as alcalinas. Comprei em 1993 seis pilhas AAA recarregáveis por R$1,50 cada e ainda hoje, 5 anos depois ainda as uso em minhas calculadoras, custo/benefício altamente favorável não ?. Aí você vai instantaneamente me dizer: "Mas e o recarregador, quanto custou ??" Se você puder aconselho mesmo a adquirir um recarregador bom e confiável e a seguir todas as instruções para recarregar suas pilhas. Porém não é nada difícil recarregar as pilhas com um eliminador de pilhas comum. Basta colocar suas pilhas em série (uma encostada na outra com os pólos opostos) e aplicar uma tensão igual ou um pouco superior à soma da tensão das pilhas. Por exemplo, se quer carregar 3 pilhas aplica-se uma tensão de pelo menos 3,6 V ou 4,5 que é uma tensão normal de eliminadores de pilhas. Os pólos devem ser colocados em oposição, ou seja, polo positivo do transformador com o polo positivo da pilha, e negativo com o negativo. Em poucas horas suas pilhas estarão "novas" e podem ser usadas tranqüilamente na calculadora.
No entanto nem tudo é maravilha no uso das recarregáveis, apesar delas poderem ser recarregadas por mais de 1000 vezes, elas não tem a mesma duração das pilhas alcalinas por terem uma carga menor, na prática se seu jogo de alcalinas dura 1 mês, a recarregável durará 15-20 dias. Outro problema um pouco mais sério é o fato de que no final da carga da pilha recarregável há um decréscimo súbito na tensão, o que pode não dar tempo para aparecer o sinal de bateria fraca. Sugiro seriamente que tenha em mãos sempre um jogo recarregado de pilhas para efetuar a troca ao primeiro sinal de pilha fraca se não quiser correr o risco de perder sua memória (ou melhor, a memória da hp) ou ficar sem poder usar a calculadora em um momento crítico (pela lei de Murphy a pilha acabará quando você mais precisar dela). Mas não esquente muito, pois apesar de ser recomendada a troca de pilhas no máximo em 3 minutos a HP aguenta várias horas sem pilhas antes de se perder a memória, de fato eu até costumo deixar minha calculadora sem as pilhas enquanto carregam (3-4 horas) sem nunca ter perdido a memória.
Bom, vou usar recarregáveis para salvar meu dinheiro e o meio ambiente, dirá você. Não é bem assim, apesar de usar centenas de vezes a mesma pilha antes de descartá-la, o descarte deve ser muito mais cuidadoso do que o das pilhas comuns. Isto porque as pilhas recarregáveis são elaboradas com os metais Níquel e Cádmio, e em especial o cádmio é mais danoso que o próprio mercúrio ao ambiente. Não só ao ambiente, ele é bastante tóxico e deve ser manuseado com cuidado principalmente por quem tem crianças em casa. Porém como já disse ainda uso as primeiras pilhas recarregáveis que adquiri e não tive de esquentar a cabeça pensando no seu descarte.
Utilize também as recarregáveis em outros equipamentos; rádios, máquinas fotográficas, brinquedos etc... em pouco tempo a economia se fará notar e o meio ambiente terá muito menos pilhas para digerir.
http://sites.uol.com.br/sidney_pacheco
VOLTA PRÓXIMO