URL
Todos os recursos disponíveis na WWW têm um endereço único. Este endereço é sua URL (Uniform Resource Locator). Através de URLs torna-se possível acessar Home-Pages, arquivos disponíveis para FTP, aplicações que permitem a composição de mensagens de correio eletrônico, computadores remotos (Telnet), sistemas de menu Gopher, grupos da Usenet, bancos de dados Wais e arquivos locais.
Exemplo:
http://Ibase.org.br:80/campanhas/cidadania/fome.htm#LOCAL
|-1---|----2------|-3-|----------4----------|----5----|----6----|
Ele aponta para um local específico dentro de uma página escrita em HTML, e é composto por seis campos. No entanto, nem todas as URLs necessitam ser tão completas: muitas vezes bastam dois ou três campos para indicar onde e como se quer chegar. vamos analisar cada parte desta URL. 1-Protocolo: Para uma página, usa-se http://. No entanto, muitas vezes queremos acessar outros serviços serviços a partir da WWW. Usamos então o protocolo correspondente:
2-Nome do domínio: O nome do domínio onde o recurso está localisado. Muitas vezes o nome de um domíno fornece-nos informações interessantes. Sua sintaxe de forma geral é:
UmOuMaisNomesSeparadosPorPontos.TipoDoDomínio.País
*Quanto ao tipo do domínio, existem:
.com Instituição comercial ou provedor de serviço
.edu Instituição acadêmica
.gov Instituição governamental
.mil Instituição mil norte-americana
.net Provedor de serviços em redes
.org Organização sem fins lucrativos
Obs: O Comitê Gestor, que cuida dos assuntos relacionados a Internet no Brasil, estuda a implantação de novos nomes de domínio, como:
.temp Temporário
.art Artes
.game Jogos
Entre outros.
*As siglas de países são compostos de duas letras. Páginas com a terminação .br estão localidas em território brasileiro. Páginas que não possuem terminação indicando o país de origem estão situadas nos Estados Unidos.
No Brasil, quando o tipo do domínio não é citado, a instituição é acadêmica.Ex.:ufrj.br, unicamp.br, etc.
3-Porta: A porta padrão para páginas WWW é 80. Usualmente utiliza-se o padrão, e por tanto omite-se a especificação da porta na URL
4-Diretório: Especifica em que diretório o recurso está situado.
5-Nome: É o nome do recurso requerido. Normalmente, páginas de WWW têm a terminação .html ou .htm.
6-Local: Uma página pode ser bastante longa. Muitas vezes, é interessante remeter ao usuário uma parte específica do documento. O "local" indicaindica qual é a parte dentro da página que deve ser exibida.