Perguntas mais Frequentes Contabilidade

Aplicação = Contabilidade


Pergunta Que procedimento efectuar quando surge a mensagem " Impossível realizar a operação com outros postos a trabalhar" e não se encontram outros utilizadores na aplicação ou esta se encontra mesmo a ser executada em monoposto?
RespostaParametrizar por defeito o comando Share da seguinte forma.

1 - Colocar no ficheiro Config.Sys o seguinte comando "FILES=100"
2 - Colocar no ficheiro Autoexec.Bat o seguinte comando " SHARE /F:8190 /L:100"

No caso da utilização sobre Windows 3.XX ou W95 o Share deverá ser colocado forçosamente no Autoexec.Bat, sobre Ms-Dos poderá ser colocado no batch file de arranque e ser carregado para memória apenas nesse momento.

Pergunta Porque é que não saem os Descontos Financeiros nos Mapas Recapitulativos
RespostaPorque se trata de um desconto de origem financeira que não afecta o total facturado, antes pelo contrário, reduz o total facturado.

Pergunta Porque razão surge a mensagem "Não existem Apuramentos" na opção de Apuramento de Resultados da Contabilidade apesar de estes estarem definidos na tabela de Apuramentos do menu de Ficheiros !?...
RespostaA mensagem "Não existem Apuramentos" é emitida se as contas destino definidas na Tabela de Apuramento de Resultados não existem no plano de contas ou não são contas de movimento.

Pergunta Um utilizador pode emitir com sucesso os recapitulativos, com um mesmo documento (Diversos) que movimenta Facturas e Notas de Crédito?
RespostaUma empresa pode utilizar o mesmo Cód. de Documento para documentos de natureza distinta ainda que ambos tenham reflexo nos Recapitulativos. Com a correcta configuração de Parâmetros de Recapitulativos, o sistema vai fazer uma igualmente correcta recolha de valores.

Pergunta Como é possível na Introdução Automática CTB dar a mensagem "não existem datas p/ descarregar" existindo as datas (correspondentes aos ficheiros) em Utilitários / Manutenção Directa de provisórios CTB?
RespostaNormalmente, essa mensagem está associada ao campo Data Fechada, na ficha da empresa.

Deverá colocar nesse campo uma data igual ou inferior à do ficheiro em causa.

Pergunta Como alterar o formato das contas de Clientes para inserir um digito para Zona/País.
RespostaNa opção de "Conversão de Contas" para alterar o formato da conta de 211NNN para 211TNNN, indique no filtro inicial as contas a serem convertidas (Ex. 211) e no resultado a alteração pretendida para essas contas ( EX. 2111).

Outro exemplo importante é o aumento do número de dígitos para as contas de lançamento. Se considerar-mos as contas 2111NNN em que NNN correspondem aos dígitos de distinção de cliente, poder-se-á facilmente constatar que o número máximo de clientes será de 999 (três NNN). No entanto, e caso seja necessário criar clientes superiores a 999, só utilizando a opção de "Conversão de Contas" isso será possível. De facto bastará indicar 2111 no filtro inicial e 21110 no resultado. Em todas estas contas será inserido o caracter zero na quinta posição, o que equivale a dizer que passam a existir 4 N (NNNN), logo um máximo de 9999 clientes.

O inverso também é possível, ou seja, converter contas para menos dígitos. Assim bastará, por exemplo, indicar no campo filtro inicial 2111 e no resultado 211. Neste exemplo será retirado o terceiro 1 das contas 21, ou seja e como exemplo, a conta 21112001 passará para 2112001, mantendo-se no entanto os restantes dígitos da direita.

Pergunta Quais os procedimentos para efectuar a passagem de ano de Contabilidade e as suas implicações sobre os ficheiros?
RespostaNa passagem de ano de Contabilidade poderá ser utilizada a opção de "duplicação de empresas" ou em sua substituição a criação manual do ficheiro "xxxempre.Daa" e inicialização de ficheiros criando uma nova empresa em ano de trabalho diferente do ano original.

A Passagem de Ano de Contabilidade é a operação de passagem de saldos do exercício anterior para o exercício actual. Esta operação pode ser executada quantas vezes for necessária sem alterar os movimentos e acumulados dos mês de Janeiro e seguintes do exercício (empresa) actual.
Esta situação é garantida pelo eliminação dos Saldos/Movimentos actuais do mês de abertura (mês zero) e novo lançamento no mesmo mês dos Saldos/Movimentos das contas a partir dos dados/saldos do exercício/empresa anterior. Desta forma é possível continuar a lançar o ano anterior e simultaneamente começar a lançar o ano actual.
Nesta operação, e só na primeira passagem de ano, são copiados todos os Ficheiros e Tabelas do ano anterior para o novo ano, incluindo as Tabelas de apoio à Contabilidade Orçamental. O ficheiro de Valores Orçamentados poderá também ser copiado, mediante decisão do utilizador, no decorrer da Passagem de Ano.
De seguida são criados, no Diário de abertura de ano previamente indicado, os movimentos de abertura das contas pelo Documento também previamente indicado e é actualizado o acumulado das respectivas contas.
De notar que, nesta operação, não são passados para o novo ano os movimentos da Contabilidade Orçamental e que os saldos das classes 6 e 7 são passados pelas contas da classe 8, mediante a execução de Apuramentos na empresa anterior.
Na segunda e seguintes Passagens de Ano, não são copiados as Tabelas e Ficheiros, são limpos os Saldos/Movimentos do mês 0 e lançados os novos valores neste mês, de acordo com o acima exposto.
Se tiverem sido criadas e movimentadas novas contas no ano anterior após a repetição da passagem de ano o sistema irá emitir uma mensagem de erro e possibilitar a impressão da lista das contas a criar no ano actual.
Nota importante: No caso de ter ligação a Contas Correntes, deverá executar primeiro a Passagem de Ano desta aplicação e só depois executar a mesma operação para a Contabilidade.


1- PROCEDIMENTOS INICIAIS.

1.1. - Utilizar a opção "Duplicação de Empresas" ou abrir uma empresa e inicializar os Ficheiros respectivos.

2. - EXECUÇÃO DA PASSAGEM DE ANO.

2.1.- Entrar na Empresa recém criada.

2.2.- Na opção de Passagem de Ano, indicar o Código da Empresa, a Extensão e o Driver da empresa do exercício/ano anterior. No Driver é assumido o Driver corrente caso se faça Enter no respectivo campo.

2.3. - A aplicação, caso seja a primeira vez que se executa a Passagem de Ano, copia todas as Tabelas e Ficheiros da anterior empresa para a actual. Nas seguintes Passagens de Ano a aplicação não copia as Tabelas e Ficheiros dado que estes existem já na nova empresa.

2.4. - De seguida deverá ser indicado o Código do Diário, Número de Diário e Código de Documento a serem utilizados para a operação de Passagem de Ano. O Diário e o Documento pedidos são os existentes na empresa anterior e copiados para a actual. Deverá, apesar de facultativo, ser criado um Diário e um Documento reservados para esta operação.

2.5. - A aplicação, depois de confirmados os dados anteriores, passa os saldos das contas do ano anterior para o mês zero do novo ano/empresa.

1