Que tal descobrir sobrenomes para encontrar, talvez, parentes desaparecidos e ancestrais pela Internet? Tenha uma boa sorte!


CONHEÇA OS SERVIÇOS QUE AJUDAM A ACHAR PESSOAS

A Internet pode ser um ótimo meio de localizar pessoas. Muitas vezes é o próprio dinamismo da rede, com pessoas sempre mudando de provedor de acesso, e-mail ou home-page que leva aos desencontros.

Se a pessoa procurada for um internauta, os serviços de busca têm recursos para tentar descobri-la, e as chances de sucesso são grandes. É possível fazer pesquisa a a partir do nome, sobrenome,  provedor ou outros critérios, que variam de acordo com a ferramenta de investigação.

Uma caixa de diálogo aparecerá com campo de nome para uma procura on-line pela pessoa desejada nas principais páginas de e-mail gratuito, diretórios públicos de endereços eletrônicos e de números de telefone.

Entre as alternativas estão Four11 e WhoWhere? que fornecem e-mail, telefone e endereço com o nome da pessoa. Esses serviços utilizam as listas de pessoas que cadastraram seu endereço em algum dos catálogos públicos. Se a pessoa procurada estiver cadastrada e usar a opção de privacidade, você a descobrirá, mas não tem acesso direto ao seu e-mail e outras informações.

Outros sites úteis para a busca de pessoas na Internet são o Populus e o Swichboard.

Alguns critérios de busca avançada, como área de interesse, faculdade em que estudou, profissão, data de nascimento, país ou cidade podem ser usados, com resultados mais eficientes.

A maioria das vezes é melhor consultar as páginas nacionais de registro e busca de pessoas, como Surf, Supermail, @Brasil e a Lista Pública de E-mails do Universo Online, com opções detalhadas de busca.

Mesmo que a pessoa que não tem um computador, a maioria das vezes pode estar usando algum serviço de e-mail gratuito. Tente localizá-la em sites como o Hotmail e Bigfoot, que têm mecanismos próprios para pesquisar seus inscritos.

Outra opção para quem não está na Internet é tentar localizar seu número de telefone em um catálogo eletrônico, como o Guia de Assinantes da Telesp, para o Estado de São Paulo, ou o BigYellow, que traz mais de 100 milhões de residentes dos EUA.

DICAS PARA ACHAR QUEM VOCÊ PROCURA

  • Experimente apelidos e diferentes fusões entre o nome e o sobrenome da pessoa. Ex.: Fulano Beltrano vira FulBel.

  • Em muitas páginas de busca, nome e sobrenome entre aspas definem que você procura os dois nomes juntos e nessa ordem.

  • Sabendo o provedor da pessoa, você já tem metade do e-mail: o domínio (tudo que vem depois do arroba - @). Ex.: No Universo Online, o endereço é fulano@uol.com.br. Use isso para restringir a busca.

  • O final do e-mail mostra o país do seu servidor de origem. Ex.: .com.br (Brasil), .com.jp (Japão) ou .com (EUA). Isso também ajuda a restringir a busca.

  • Use informações como a profissão e os interesses da pessoa quando o mecanismo de busca tiver esses critérios.

  • Visite os grupos de discussão do interesse da pessoa.

  • Quanto mais informações fornece, maior será a precisão e menos pistas falsas você terá no resultado.

  • Cadastre-se em algum, ou vários, dos catálogos públicos de e-mails. Talvez a pessoa esteja procurando você.

  • Caso a pessoa tenha um acento no nome, e você não esteja obtendo resultado, experimente omiti-lo.

Fonte: Folha de São Paulo (06.05.98)


  PEOPLE FINDERS E FAMILY SEARCHS

Sites de busca exclusivos para pesquisas de famílias e de pessoas

ÁRVORE FAMILIAR

Páginas de genealogia

SERVIÇOS PAGOS


GRATUITOS


FAMÍLIAS


SOFTWARES DE GENEALOGIA


POVOS E CULTURA NO MUNDO

[Retorna ao menu principal]
1