Introdução

SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de consulta desenvolvida inicialmente pela IBM para acesso a Bancos de Dados Relacionais (RDBMS). A linguagem é padronizada pela ANSI e pela ISO. Apesar de padronizada (ANSI-92), a maioria dos fornecedores existentes introduz particularidades em sua implementação destinadas a tornar o seu produto mais atrativo que o do concorrente.

Este tutorial foi criado para auxiliar alunos em um curso de Delphi e, por isso, quando exigido, usaremos esta linguagem como exemplo. O Delphi, através de sua BDE (Borland Database Engine) possui um SQL Local que trata tabelas Paradox e DBase. O SQL Local é uma versão algo limitada do SQL-92 (a limitação ocorre principalmente na parte que trata de definição de dados (DDL). Este tutorial trata essencialmente do SQL Local.

O Delphi suporta conexão com MSAccess e com alguns dos mais poderosos SGBDs do mercado através de links próprios. Na sua versão C/S ele interage com Oracle, Sybase, MS-SQL Server, Informix, DB2, e InterBase.

A VCL (Visual Components Library) do Delphi possui alguns componentes voltados ao uso de SQL. O mais comum é o componente TQuery que permite a utilização de queries dinâmicas nos aplicativos Delphi. Uma query dinâmica pode ser conseguida montando seu texto em runtime ou, criando, em tempo de projeto, um texto fixo contendo parâmetros que podem ser configurados em tempo de execução.

Este tutorial pretende ser essencialmente prático. Não que a teoria por trás de nosso trabalho não seja importante, mas sim porque o interesse aquí é habilitar o aluno a trabalhar com SQL, de forma satisfatória, no mais curto espaço de tempo possivel. Assim, partimos do pressuposto de que o aluno tem um razoável conhecimento de bancos de dados relacionais e, também, pelo menos um entendimento instintivo de conceitos bem atuais como processamento distribuido, redes de computadores e arquitetura cliente/servidor.

Os exemplos apresentados neste tutorial utilizam as seguintes tabelas (no diretório C:\SQLTUT ) : Clientes.db, Funcionários.db, Mercadorias.db e Vendas.db.
O aluno que tiver o Delphi instalado pode (e deve) fazer vários testes "ao vivo", com estas tabelas, criar outras tabelas e treinar o uso do SQL utilizando o utilitário SQL Explorer. Para tal, crie um alias apontando para o diretório citado.
Antes de fazer alterações em tabelas talvez seja conveniente copiá-las para outro local que permita a recuperação posterior.
O SQL Explorer pode ser encontrado no grupo de programas do Delphi, ou dentro do próprio Delphi, menu Database/Explore.