Este é um jogo de Reiner Knizia, um dos melhores criadores de jogos do mundo e provavelmente o mais prolífico. DrachenLand, ou Dragon Land na versão americana, é um ótimo jogo, às vezes subestimado pelos fãs de jogos alemães, talvez pela presença de dados e o direcionamento ao público juvenil. Mas a mecânica do jogo minimiza o efeito dos dados e há decisões táticas suficientes para agradar os adultos.
Na minha versão, deixei de fora a "Torre do Destino", onde os dados são lançados. Você terá de usar o velho método de jogá-los sobre a mesa.
Outra diferença foram os ovos, que consegui improvisar com as "pedras" de anéis de plástico, vendidos em lojas de artigos para festinhas. Os mesmos anéis serviram como os anéis de magia do jogo. Você também terá de improvisar anéis, mas não precisa se preocupar com os ovos, que aqui estão junto com as fichas. Estas foram reconstruídas, em maior ou menor grau, a partir de imagens das fichas originais, sendo que os "dragões menores" sofreram maior alteração, pois não havia qualquer imagem razoável deles e preferi redesenhá-los, mudando a cor para diferenciá-los melhor dos "dragões reis". O formato redondo foi mudado para facilitar na hora de recortar.
Os peões dos jogadores mostrados no verso de algumas fichas foram substituídos por imagens escaneadas das diversas raças representadas (homens, elfos, anões e magos), para que não conflitem com os peões que você terá de arranjar - e a maneira mais fácil é tirá-los de outros jogos. Cada jogador usa um formato diferente de peão, em três cores.
Nos muros que protegem a pontuação, consegui reconstruir o dragão, mas tive que desenhar os tijolos. O escudo foi deixado em branco para que você desenhe a forma dos seus peões, um em cada - mas isso não é necessário para o jogo, se a palavra "desenhar" o assusta.
O tabuleiro foi totalmente refeito, pois não encontrei uma imagem que eu pudesse, com poucas alterações, adequar para imprimir. Permiti-me alguma liberdade artística, mas o layout original foi cuidadosamente copiado.
57 pedras preciosas: 9 incolores e 16 azuis, verdes e vermelhas | Procure em lojas de material para bijuterias. Comprei pedras de plástico de 1cm por 5 centavos cada, totalizando menos de 3 reais. |
12 peões: 4 formatos diferentes, nas cores azul, verde e vermelho | Compre 4 jogos bem baratos, de Ludo ou similar, de marcas diferentes. Alguns custam 1 ou 2 reais. Na foto, peões da Pais & Filhos, Petecolor, Qui Brinq e Mini Toys. Aproveite também os dados. |
12 anéis mágicos | Lojas de artigos para festas infantis vendem anéis de brinquedo, em pacotes de 25 ou 30 por 1 real. Se não achar, pode fazê-los de barbante. O importante é que caibam nos peões, sem passar direto. |
Regras em inglês podem ser obtidas na página do jogo no BoardgameGeek, no formato PDF.
Retorna à página principal
Return to main page