L.C.Perry

Escolhas

De um certo modo, este é um título meio enganador, mas expressa o que a maioria das pessoas considera como sendo uma descrição de suas vidas. As pessoas têm a tendência de sentir que a vida é uma longa sucessão de escolhas difíceis. Certamente a vida está cheia de pontos de decisão, encruzilhadas, desvios do caminho. Todavia, o que as Escrituras nos ensinam, como seguidores de Cristo, é que não existe realmente qualquer escolha para nós em qualquer uma das encruzilhadas desta vida. O único caminho para o crente é seguir a Cristo aonde Ele guiar, sempre em obediência à Sua Palavra.

Na verdade, com frequência deixamos que nossa vontade própria intervenha e tome o caminho que mais nos agrade, ou aquele que pareça ser o mais lógico ou mais popular, ou então o que dê menos trabalho. Nenhum desses raciocínios tem base nas Escrituras; são sempre provenientes de Satanás.

O Caminho de Deus é o Único Caminho

"Vinde então, e arguí-Me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã" (Isaías 1.18).

Este maravilhoso versículo, que descreve nossa experiência de salvação já no Antigo Testamento, revela claramente que quando Deus nos convida a sentarmos e debatermos as coisas com Ele, é só Ele Quem fala e só Ele Quem tem todas as respostas. Na verdade, nós, de nossa parte, nada temos a dizer. Se nos aproximamos de Deus cheios de justiça própria, jamais seremos salvos. A obra da salvação está baseada na satisfação de Deus para com a obra de Cristo sobre a cruz, e é só pela graça e amor de Deus que a oferta de salvação nos foi estendida. Nem a argumentação humana e nem os feitos humanos têm qualquer parte no assunto.

O Que Jesus Pediu de Nicodemos

"Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo" (João 3.7).

O Senhor Jesus fez esta afirmação aparentemente absurda para um homem que foi procurá-Lo. Não lemos que Nicodemos tenha aceitado as palavras do Senhor; o que o Senhor disse parecia ser um conceito muito difícil de Nicodemos engolir. Ele pergunta, "Como pode ser isso?" O Senhor estava se referindo ao nascer do Espírito, recebendo nova vida proveniente de Deus. Trata-se de algo a que nosso poder de raciocínio nunca irá nos conduzir. Requer que apenas confiemos na Palavra de Cristo, mesmo que não a compreendamos completamente. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.

Josué Só Enxergou Um Caminho

"Escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24.15).

Josué só enxergou um caminho direito para seus pés. Ele sabia que qualquer outro caminho resultaria em tristeza e juízo. Ele dá ao povo o que as pessoas chamam de "liberdade de escolha", mas o faz de uma maneira tal que não deixa realmente o que escolher – havia só um caminho conduzindo à paz e contentamento.

O Dilema de Um Homem Rico

"E perguntou-Lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. (Lucas 18.18-23).

Ele estava diante de uma bifurcação no caminho; uma opção era obedecer a Jesus, abandonando todas as suas riquezas, e a outra era seguir o caminho da ganância e do orgulho de suas possessões. Somente um conduzia à vida eterna. Será que existe escolha aqui? Será que os prazeres temporários do pecado compensam uma eternidade no inferno? Nunca.

Tesouro no Céu

"Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz (Mateus 6.19-22).

O Senhor Jesus proferiu estas palavras ao povo cujos olhos não eram bons. Eles estavam tentando manter as regras enquanto asseguravam para si mesmos um caminho de conforto e proeminência. Olhos bons fixados em Cristo e em Sua Palavra irão nos guardar de levarmos uma vida dupla. A verdade acerca daquilo que é duplo é que:

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom [riquezas]. (Mateus 6.24).

Servindo Um Mestre

"E, quando tira para fora as Suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas O seguem, porque conhecem a Sua voz" (João 10.4,5).

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" (Colossenses 3.23,24).

Há milhares de vozes conflitantes ao nosso redor, todas elas procurando por seguidores. O rádio e a TV estão cheias delas – o mesmo acontecendo com as universidades e bibliotecas. Até mesmo as grandes corporações se tornaram religiões dos tempos modernos, onde suas normas e metas têm como objetivo consumir a alma do empregado.

O Senhor apresenta um padrão simples. Se tão somente fôssemos como ovelhas, que parecem saber que o caminho de segurança, sustento e satisfação depende de seguir a liderança do pastor, evitaremos as armadilhas que Satanás tem prontas para nós.

Não é Necessariamente um Caminho Fácil

"Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me" (Lucas 9.23).

Jamais poderíamos ajudar a carregar a cruz do Senhor. Aquela obra foi totalmente dEle próprio. Mas Ele nos diz que todos temos nossas próprias cruzes para carregar. Faz parte do seguir ao Senhor. Em Mateus 11.29 Ele nos diz que temos um jugo para carregar, mas que o jugo é suave e o fardo é leve. Como pode ser assim? Cruzes e fardos são, por natureza, coisas desconfortáveis e pesadas de se carregar, e um fardo é por definição um peso. O Senhor promete que, apesar dos fardos da vida, nunca podemos perder nossa confiança nEle, nossa satisfação com Sua obra para nós na cruz ou a esperança da Sua vinda por nós. Deveria eu escolher uma vida de conforto? Não se isto significar seguir algo ou alguém que não seja Cristo.

Poder Para Seguir na Direção Certa

"Mas nós temos a mente de Cristo" (1 Coríntios 2.16).
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 2.16).
"E vós de Cristo, e Cristo de Deus" (1 Coríntios 3.23).
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, O qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim" (Gálatas 2.20).

Estas promessas de proteção e provisão de recursos são ilimitadas e incondicionais. Do mesmo modo como não poderíamos contribuir em nada para nossa salvação, assim também somos, em nós mesmos, incapazes de manter uma vida cristã exemplar. Seguir o Senhor depende de obediência a Ele e de completa confiança nEle para tudo.

Uma Coisa Faço...

"Para conhecê-Lo, e à virtude da Sua ressurreição, e à comunicação de Suas aflições, sendo feito conforme à Sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3.10-14).

Preso é uma palavra forte. Nós a usamos quando alguém é detido, como foi Paulo no caminho para Damasco. Sua vida foi completamente mudada por seu encontro com um Cristo ressurreto e glorificado. De modo similar, nossa vida como crentes será mudada, pouco a pouco, conforme a verdade nos for atingindo e nos submetermos a ela. Estes versículos dão a clara afirmação de Paulo do propósito e direção de sua vida. Não há escolhas a serem feitas. É sempre seguir a Cristo.

A idéia de escolha coloca o homem no comando de seu destino. Todavia, ninguém precisa viver muito para descobrir que as circunstâncias da vida não são feitas por encomenda. Tudo está nas mãos de Deus, e aquilo que nos sobrevém é permitido por Ele com o propósito de bênção.

Somos deixados com apenas um caminho para nossos pés e este caminho é seguirmos por onde nosso Salvador nos guiar.

Volta ao Início

Menu Principal

Seus comentários são benvindos. Envie um E-mail para VERDADES VIVAS

Choices

"Behold, and see if there be any sorrow like unto my sorrow, which is done unto me, wherewith the Lord hath afflicted me in the day of His fierce anger" (Lam. 1:12).

In a way, this is a misleading title, but it is one which expresses what most people consider is a description of their life. People tend to feel that life is one long succession of difficult choices. Certainly life is full of decision points, crossroads, partings of the way. However, what the Scripture teaches us as followers of Christ is that there really is no choice for us at any of the crossroads of life. The only course for the believer is to follow Christ where He leads, always in obedience to His Word.

True enough, we often let our own wilfulness intervene and take the fork in the road which seems to please us most, or seems the most logical, or looks like the popular way, or is the path of least resistance. None of these rationales is supported by Scripture; they are all of Satan.

God's Way Is the Only Way

"Come now, and let us reason together, saith the Lord: though your sins be as scarlet, they shall be as white as snow; though they be red like crimson, they shall be as wool" (Isaiah 1:18).

This wonderful verse, which describes our salvation experience way back in the Old Testament, clearly brings out that when God invites us to sit down and reason things out with Him, He does all the talking and has all the answers. We really have nothing to say for ourselves. If we approach God full of self-justification, we will never be saved. The work of salvation is based upon God's satisfaction with the work of Christ on the cross, and it is only by God's grace and love that the offer of salvation is extended to us. Neither human reasoning nor human accomplishment play any part in the transaction.

What Jesus Required of Nicodemus

"Marvel not that I said unto thee, Ye must be born again" (John 3:7).

The Lord Jesus made this seemingly irrational statement to a man who came to seek Him out. We don't read about Nicodemus' accepting the Lord's words; what He said seemed to be too hard a concept for him to swallow. He asks, "How can these things be?" The Lord was referring to being born of the Spirit, obtaining new life from God. This is something to which our reasoning power will never lead us. It requires that we just take Christ at His word, even though we don't completely understand. Faith comes by hearing, and hearing by the Word of God.

Joshua Saw Only One Path

"Choose you this day whom ye will serve; whether the gods which your fathers served that were on the other side of the flood, or the gods of the Amorites, in whose land ye dwell: but as for me and my house, we will serve the Lord" (Joshua 24:15).

Joshua saw only one right path for his feet. He knew that any other path would result in sorrow and judgment. He lays out the so-called "choice" for the people, but does so in such a way that there really is no choice -- just one route leading to peace and contentment.

A Rich Man's Dilemma

"And a certain ruler asked Him, saying, Good Master, what shall I do to inherit eternal life? And Jesus said unto him, Why callest thou Me good? none is good, save one, that is, God. Thou knowest the commandments, Do not commit adultery, Do not kill, Do not steal, Do not bear false witness, Honor thy father and thy mother. And he said, All these have I kept from my youth up. Now when Jesus heard these things, He said unto him, Yet lackest thou one thing: sell all that thou hast, and distribute unto the poor, and thou shalt have treasure in heaven: and come, follow Me. And when he heard this, he was very sorrowful: for he was very rich" (Luke 18:18-23).

Here was a fork in the road; one way was to follow Jesus, abandoning all his riches, and the other way was to follow the path of greed and pride of possessions. Only one led to eternal life. Is there really a choice here? Will the pleasures of sin for a season compensate for an eternity in hell? Never.

Treasure in Heaven

"Lay not up for yourselves treasures upon earth, where moth and rust doth corrupt, and where thieves break through and steal: but lay up for yourselves treasures in heaven, where neither moth nor rust doth corrupt, and where thieves do not break through nor steal: for where your treasure is, there will your heart be also. The light of the body is the eye: if therefore thine eye be single, thy whole body shall be full of light" (Matthew 6:19-22).

The Lord Jesus said these words to people whose eye was not single. They were trying to keep to the rules while ensuring for themselves a path of ease and prominence. A single eye upon Christ and His Word will keep us from leading a double life. The truth about a double life is:

"No man can serve two masters: for either he will hate the one, and love the other; or else he will hold to the one, and despise the other. Ye cannot serve God and mammon [riches]" (Matthew 6:24).

Serving One Master

"And when he putteth forth his own sheep, he goeth before them, and the sheep follow him: for they know his voice. And a stranger will they not follow, but will flee from him: for they know not the voice of strangers" (John 10:4-5).

"And whatsoever ye do, do it heartily, as to the Lord, and not unto men; knowing that of the Lord ye shall receive the reward of the inheritance: for ye serve the Lord Christ" (Colossians 3:23-24).

There are thousands of conflicting voices around, all of them seeking followers. The radio and TV are full of them -- so are the universities and libraries. Even large corporations have become modern-day religions where their standards and objectives are intended to consume the soul of the employee.

The Lord Jesus sets out a simple pattern. If we will just be like sheep, which seem to know that the path of security, sustenance and satisfaction is based on following the shepherd's lead, we will avoid the pitfalls that Satan has ready for us.

Not Necessarily an Easy Path

"And He said to them all, If any man will come after Me, let him deny himself, and take up his cross daily, and follow Me" (Luke 9:23).

We could never help bear the Lord's cross. That work was entirely His own. But He does tell us that we all have our own crosses to bear. It is part of following the Lord. In Matthew 11:29 He tells us that we have a yoke to bear, but that the yoke is easy and the burden is light. How can this be? Crosses and yokes are inherently uncomfortable and heavy to bear, and a burden is by definition a load. The Lord promises that, in spite of the burdens of life, we need never lose our confidence in Him, our satisfaction with His work for us at the cross or the hope of His coming for us. Would I choose a life of ease? Not if it means following something or someone other than Christ.

Power to Follow in the Right Direction

"But we have the mind of Christ" (1 Corinthians 2:16).

"Know ye not that ye are the temple of God, and that the Spirit of God dwelleth in you?" (1 Corinthians 3:16).

"And ye are Christ's; and Christ is God's" (1 Corinthians 3:23).

"I am crucified with Christ: nevertheless I live; yet not I, but Christ liveth in me: and the life which I now live in the flesh I live by the faith of the Son of God, who loved me, and gave Himself for me" (Galatians 2:20).

These promises of protection and provision of resources are unlimited and unconditional. Just as we could contribute nothing to our salvation, so we are, in ourselves, helpless to sustain an exemplary Christian life. Following the Lord depends upon obedience to Him and complete trust in Him for everything.

This One Thing I Do . . .

"That I may know Him, and the power of His resurrection, and the fellowship of His sufferings, being made conformable unto His death; if by any means I might attain unto the resurrection of the dead. Not as though I had already attained, either were already perfect: but I follow after, if that I may apprehend that for which also I am apprehended of Christ Jesus. Brethren, I count not myself to have apprehended: but this one thing I do, forgetting those things which are behind, and reaching forth unto those things which are before, I press toward the mark for the prize of the high calling of God in Christ Jesus" (Philippians 3:10-14).

Apprehend is a strong word. We use it sometimes when someone is arrested, just as Saul was on the road to Damascus. His life was completely changed by his encounter with a risen and glorified Christ. Similarly, our lives as believers will be changed, little by little, as the truth hits us and we bow to it. These verses give Paul's clear statement of the purpose and direction of his life. There were no choices to be made. It was always following Christ.

The thought of choice puts man in command of his destiny. However, no one lives very long before finding out that the circumstances of life cannot be made to order. Everything is in the hand of God, and that which comes upon us is allowed by Him for a purpose of blessing.

We are left with only one path for our feet and that is to follow where our Saviour leads.

Back to the Beginning

Main Menu


We appreciate your comments. Send an E-mail to VERDADES VIVAS

This page is hosted by GeoCities Get your own Free Home Page

1