Homepage
Résumé
Exposições  Premiações

Porcelana 
Telas

Links

Assinar meu Guest Book

Ver Meu Guest Book



 

   

Sandra Mandelli Almeida Lima Turco, nasceu no dia 14 de janeiro de 1966 na cidade de São Paulo, residindo com a família na região do Grande ABC.Desenha e pinta desde menina.
Aos 10 anos, iniciou sua formação estudando desenho artístico e pintura à óleo sobre tela no atelier do mestre francês Jean Pierre Blanc.
Antonieta Mourão, Carmelo Gentil e Gilberto Raimund, também fizeram parte desta 1º etapa de sua formação.

Em 1983, aos 17 anos, busca novas formas de expressão, descobrindo e se apaixonando pela arte milenar da pintura sobre porcelana, dedicando-se plenamente, onde rapidamente atingiu alto grau de reconhecimento e destaque. Logo no ano seguinte foi convidada a ministrar cursos desta arte, exercendo esta atividade durante 13 anos consecutivos. Durante este período, ministrou aulas das mais variadas técnicas de pintura.
Participou das principais exposições municipais, estaduais e internacionais, destacando-se pelos seus trabalhos com ênfase nas miniaturas. Alguns nomes importantes no mundo da porcelana, contribuíram significativamente no seu desenvolvimento, como Cecília Yoshida, Luiz Wakao, Gerardo Otero, Fred Toledano (Espanha), Mario Watanabe e Mario Duarte (Portugal).

No inicio dos anos 90 foi convidada pela fábrica de porcelana Teixeira, a desenvolver um trabalho em miniaturas com a finalidade de exportação para Portugal e Espanha.
Como realização de um grande sonho cultivado durante todos estes anos, em 1994 inaugurou seu próprio atelier, Arte & Cia, onde teve a oportunidade de reunir vários mestres em técnicas diversificadas, oferecendo espaço para seminários, mostras e palestras.

1995 foi um ano marcante dentro de sua carreira. Sendo convidada como artista expositora e demonstradora de sua técnica, participou em abril do VIII Simpósio de Arte de Uberlândia e em novembro da II Ème Exposition Internacionale de L’art sur Porcelaine du XX Ème Siecle realizada em Paris. Também participa do único grupo de artistas a visitar a renomada manufatura de porcelana de Meissen, na Alemanha.
Nesta trajetória conquistou alguns prêmios e condecorações que serviram-lhe de incentivo ao seu constante desenvolvimento.

Como iniciativa da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, foi convidada a participar do desenvolvimento de projetos junto ao departamento de cultura, que visavam difundir a arte na comunidade. Foram desenvolvidos alguns projetos, como Arte na Rua, Exposições Anuais, etc.
Destas exposições anuais, nasceu o desejo junto à outros artistas da criação de uma entidade cultural e de utilidade pública, com a finalidade de difundir, estudar e congregar artistas das artes do fogo.
Nascendo assim, em agosto de 1996 a Associação de Pintores da Arte do Fogo do Grande ABC, onde foi aclamada como Presidente Fundadora. Coordenou vários eventos e dentre eles a realização de duas exposições anuais onde participaram vários artistas das 4 modalidades das artes do fogo.

Buenos Aires 1997, participa de sua 2º exposição internacional durante a XII Exposicion Nacional de la Asociacion Argentina de Pintores de Porcelana realizada, no Palacio Bencich.

Buscando conquistar uma forma mais livre de expressão, inicia uma nova fase em seu trabalho em agosto de 1998, rompendo suas barreiras acadêmicas e ultrapassando seus próprios limites. Nesta nova fase, busca registrar a sensibilidade mais pura, o olhar da artista, o captar mais íntimo e verdadeiro de seu interior, permitindo-se pintar livremente sem um compromisso temático, simplesmente expressando o seu próprio interior.

 

A superfície muda resgatando o seu início, a tela.

A dimensão aumenta, passando de milímetros quadrados, para centímetros e metros quadrados.

Seu ponto de luz deixa de ser o exterior, para se voltar unicamente ao seu interior.

 
1