Orgãos Linfóides

"Um povo ignorante é o instrumento cego de sua destruição" (Simón Bolivar)

 

 

LEMBRETE: JAMAIS SE LIMITE AO CONTEÚDO DOS RESUMOS

 

Aula 13- Orgãos Linfóides

Os orgãos linfóides são estruturas onde as células envolvidas na imunidade se desenvolvem, proliferam e são capazes de realizar as suas funções. O conjunto destas estruturas é conhecido genericamente como Sistema Linfóide.
Os orgãos linfóides são classificados em orgãos linfóides primários e orgãos linfóides secundários.
Os orgãos linfóides primários são estruturas de linfopoiese, ou seja, onde os linfócitos se desenvolvem e adquirem as suas funções primordiais.
Os linfócitos T se comprometem no Timo enquanto os linfócitos B são formados na Medula Óssea. As aves possuem um orgão especializado exclusivamente como orgão linfóide primário para linfócitos B, a Bursa de Fabrícius. Nos humanos a Medula Óssea desempenha este papel, porém, como sabemos, não é esta a sua única função.
O Timo é uma glândula localizada na porçào superior do tórax e como possui a função exclusiva de orgão linfóide primário para linfócitos T, involui com o crescimento do indivíduo, até que na idade adulta é uma estrtura meramente vestigial. O mesmo não acontece com a M. O. pois como já vimos, esta estrutura desempenha outras funções relacionadas com a hematopoiese e com a leucopoiese.
Nos orgãos linfóides primários os linfócitos jovens adquirem os receptores característicos das suas funções T ou B, bem como a especificidade antigênica.
Os orgãos linfóides secundários são representados pelos linfonodos, o baço, os MALT (tecidos linfóides associados à Mucosa) e os GALT (Tecidos linfóides associados à mucosa intestinal).
A função destas estruturas é proliferar linfócitos maduros e possibilitar a interação entre eles e as células importantes da imunidade, bem como facilitar o contato com os antígenos. Como são irrigados por vasos sanguíneos e linfáticos, estas estruturas também funcionam muito bem como disseminadores da resposta imune. Por anaolgia poderíamos compará-los com Q.G.'s onde se encontram e de onde partem os soldados de um exército.
A localização dos orgãos linfóides está ilustrada na figura abaixo, porém é importante destacar a localização de alguns linfonodos, como os axilares, inguinais, submandibulares, retroauriculares,supraclaviculares, mesentéricos, entre outros. Entre os MALT, destacamos as amígdalas e adenoides (Anel de Waldeyer), o Tecido linfóide associado aos bronquios e entre os GALT, temos as Placas de Peyer.
Além destas estruturas e o baço, já citado, a medula ósea também desempenha o papel de orgão linfóide secundário.
Os linfócitos circulam e recirculam pelos linfonodos através da corrente linfática e sanguínea e isto é um importantíssimo fator no sentido de torná-los aptos à uma interação com outras célula e com os antígenos.
As amígdalas são ricas em linfócitos B e desta forma encontram-se atrofiadas em indivíduos que possuem deficiência ou ausência da produção destas células ( indivíduos com defeito de resposta humoral).


Página Inicial

>

1