Caro fã de C.S. Lewis and Josef Pieper,

Gostaria de apresentar-lhe a proposta de realização de um CICLO DE ESTUDOS sobre S.C. Lewis. De acordo com sua autobiografia Surprised by Joy, recentemente traduzida para Surpreendido pela Alegria, Clive Staples Lewis (1898-1963), a quem dedicamos este ciclo de palestras de um dia de duração, esse crítico literário, catedrático de Oxford e Cambridge teve uma vida marcada pelo sofrimento, mas resgatada pela esperança e alegria do Cristianismo Autêntico. Apesar do grande sucesso mundia de suas obras de ficção, literatura e teologia, como tantos clássicos da literatura mundial, e, particularmente, de autores cristãos, Lewis é ainda incógnito nos meios acadêmicos brasileiros, apesar de sua importante contribuição, não apenas para a literatura e lingüística (Studies in Words), mas também para a antropologia filosófica, para a educação e para a teologia. Lewis não se esquiva da difícil tarefa de falar de "Deus e o mundo". A prova de sua audácia em falar de Deus talvez fosse seu primeiro Best-Seller, as Cartas do Coisa Ruim (ou pela Edições Loyola Cartas de um Diabo a seu Aprendiz), e a quase petulante ousadia com que fala da Ciência e das leis da natureza em sua relação possível com a fé, encontra-se explícita em Milagres. Quem lê esses livros admira-se com a coerência, clareza, objetividade e propriedade com as quais o autor fala de temas, considerados tabú nas universidades, tais como as relações entre o natural e o sobrenatural; razão e imaginação; realidade e ficção; ciência e religião; etc. Em 1998 comemorou-se o centenário do nascimento de C. S. Lewis (11 de outubro, 1898), ocasião que continua inspirando inúmeros encontros, palestras, simpósios acadêmicos e simples comemorações em sua memória por todo o mundo. Mesmo antes do centenário, o autor já inspirava vários eventos e comemorações pelo mundo. O Prof. Bruce Edwards, da Universidade de Bowling Green/Ohio, por exemplo, encerrou a sua homenagem por ocasião do que teria sido o 96º aniversário de Lewis, com as seguintes palavras, que sintetizam a justificativa da iniciativa aqui proposta:

"Encerro a minha meditação a respeito do que Lewis ensinou-me, mais do que qualquer escritor do séc. XX: Não intimidar-me diante dos desafios da era em que eu vivo; Sistematizar e buscar responder as questões relativas à fé, sem perder a esperança; Conciliar uma visão de mundo cristã com a minha vocação, minha vida familiar e o meu self íntimo; Buscar a Deus e nEle encontrar a verdadeira felicidade."

Temos, assim, de nossa parte, como objetivos centrais para o evento:

Revigorar a memória de Lewis, evidenciando sua importância para o Terceiro Milênio. Apresentar as principais obras deste autor e divulgar suas idéias, numa linguagem acessível ao público. Despertar o gosto pela leitura de obras clássicas, como as de C.S. Lewis e autores correlatos. Dar ocasião ao debate e discussão aberta de pontos fundamentais da doutrina cristã e da pessoa de Cristo. Dar ocasião ao debate sobre as relações entre educação, literatura e teologia. Tirar importantes implicações destes debates para a teoria literária e a lingüística; a antropologia filosófica; a educação e as ciências da religião. Estimular a formação de grupos de estudo e discussão sobre os princípios do Cristianismo. Contribuir para a crítica, revisão e tradução das obras de Lewis no Brasil.

O Ciclo de Palestras será realizado em algumas das principais universidades brasileiras, contando com a contribuição dos preletores- organizadores e de pensadores do local, interessados e conhecedores profundos do pensamento do autor. A metodologia empregada será a mesma adotada por Lewis, ou seja, a da comunicação simples e vivencial; da exposição dialogada; do debate livre, aberto e franco; da discussão e efetiva troca de idéias, em busca de respostas concretas.

Temas previstos para as palestras: C.S. Lewis: Vida e obra Nataniel dos Santos Gomes. Criaturalidade e criação literária em C.S. Lewis - Gabriele Greggersen. A lógica e a ética dos contos-de-fada - Gabriele Greggersen Educação (cristã}através dos contos de fadas Mesa redonda (corrd. Nataniel dos Santos Gomes}

Cronograma do Encontro: O encontro será realizado na semana de 8 a 12 de novembro de 1999, ao longo de um período inteiro (manhã, tarde e, se necessário, noite) de palestras e mesas redondas, ocorrendo nas principais universidades do país. Cada palestra terá, no máximo, uma hora de duração, com plenárias de meia hora entre elas e uma grande mesa redonda de uma hora com mais uma plenária de meia hora, fechando o evento. Os anais do encontro serão submetidos às editoras convidadas para avaliação e publicação. Almeja-se dar continuidade a estes encontros literários nos anos seguintes, fazendo um circuito entre as universidades interessadas.

Financiamento Contamos com o apoio e patrocínio de algumas editoras que publicaram obras do autor; além de custo de passagem, estadia e material de divulgação, das universidades hospedeiras. Caso a universidade hospedeira esteja disposta a assumir o adicional de custos para tanto, poderemos incluir um preletor de renome internacional na agenda do dia. Contamos com seu apoio, tanto na organização, quanto na divulgação, orações e apoio financeiro ao evento.

Mantenha contato para maiores informações!

Um abraço

Gabi 1