Maria Lygia Nehring Nery ganhou sua primeira câmera, uma Kodak Rio 400, aos 9 anos de idade. Queimou muito filme e sempre recortou as imagens à sua maneira. Em 1978, ingressou no MoFo ( Movimento Fotográfico ) da Unicamp, onde aprendeu as técnicas básicas de laboratório em preto e branco com seus mestres: Batata e Salomão. Desde então, desenvolve pesquisas próprias nesta área e nunca mais se livrou das fotos..
Durante os anos de 1979 até 1981, resgistrou as atividades acadêmicas da supra citada universidade. Participou também da elaboração e da realização do "Curso Básico de fotografia", no segundo semestre de 1981.
De volta ao Brasil, após dois anos na Europa, onde tomou contato com muita informação, aprofundou pesquisas com filmes litográficos, retoques químicos ( viragem, rebaixamento e reforço em filme negativo e papel ) e técnicas alternativas ( efeito Sabattier ).
Começou a produzir material para divulgação de eventos culturais em meados de 1987. Desde então, tem publicado eventualmente sua produção nos principais periódicos da cidade, tendo colaborado também com pequenos tablóides.
No ano de 1996, elaborou e coordenou o Workshop de fotografia básica durante a Primeira semana de fotografia de Campinas, promovida pelo Núcleo de fotografia desta cidade e apaixonou-se, paralelamente, pela imagem digital e pela Internet, criando seus primeiros sites; em 1997, além das mostras coletivas das quais fez parte, mergulhou de cabeça no universo virtual e aperfeiçoou seus sites, destacando-se "HYPNOS", selecionado para a Mostra de Arte do SIBGRAPI'97, na categoria WEB.
Em 1998, é webmaster do Núcleo de Fotografia de Campinas e dedica-se cada vez mais às web arts e afins, limitando seu trabalho fotográfico à documentação de artes e artistas. Para acessar um índice dos seus sites pessoais, acese o seu site de referência e pesquisa, a Página das Páginas.
Principais exposições realizadas:
Núcleo Básico da Unicamp - coletiva - 1981
Ponto de cinema do Cineclube Barão de Campinas - individual - "Chick Corea" - 1987
Museu de Arte Contemporânea de Campinas - coletiva - "Olho por olho, lente por lente" - 1991
Jundiaí - Salão de arte - Jundiaí 92 - 1992
Centro de Informática e Cultura II - Campinas - Mostra Contemporânea de Fotografia de Campinas e Região - 1993
Itaugaleria São Paulo - Mostra Contemporânea de Fotografia... - 1994
Itaugaleria Brasília - Mostra Contemporânea de Fotografia... - 1994
Centro de Informática e Cultura II - Campinas 220 - 1994
Centro de Convivência Cultural de Campinas - "Rio Novo" - 1996
- SENAC Campinas - Mostra Campinas - maio de 1997
- Centro de Convivência Cultural de Campinas - "O preto, o branco, as cores" - setembro '97
- Centro de Convivência Cultural de Campinas - DOZE - novembro '97