Se neste povo existe alguém que desconheça a arte de amar, que leia este poema e ame instruído pelo que leu. 
OVÍDIO
 
 
 
...  
Antes de  mais nada, trata de encontrares o objeto amado, tu que és um soldado que terças armas pela primeira vez; em seguida, dirige teus esforço no sentido de conquistares a mulher preferida e, em terceiro lugar, procura fazer com que teu amor dure longo tempo. Tal é o método; dentro desses limites, o nosso carro deixará marcado o sinal de suas rodas, a toda velocidade, para alcançar a meta. 
 
 
  
Enquanto te é lícito, com a rédea frouxa, ires aonde quiseres, escolhe aquela a quem dirás: "Tu só me agradas." Ela não te cairá nas mãos trazida pelas auras; terás de procurá-la com teus olhos.  
... 
  
 
Para tal procura, não te mando fazer-te à vela e nem terás necessidade de seguires uma longa rota.  
... 
 
 
  
Mas deves procurar especialmente os recurvados teatros: estes lugares serão para ti os mais férteis. Ali acharás o que amar, com que divertir-se, com quem encontrarás uma só vez ou manterás uma ligação duradoura.  
... 
  
 
 
Senta-te perto da mulher, nada te impede, aproxima o teu corpo do seu o mais possível. Felizmente, as dimensões do lugar obrigam as pessoas a se apertarem umas contra as outras, quer queiram quer não, e a moça tem de se deixar tocar. Trata, então, de travar conversa e tem cuidado de fazeres com que as primeiras palavras não passem de lugares-comuns.  
... 
 
 
 
Pequenas coisas cativam essas almas delicadas.  
   ... 
 
 
  
Agora, dir-te-ei como conquistar aquela que te agrada: é o ponto capital desta obra.  
... 
  
 
 
A ave de Juno ostenta sua plumagem quando a elogiam; quando olhada em silêncio, oculta seus tesouros.  
... 
 
 
  
Não prometas com timidez: as promessas é que prendem as mulheres; invoca o testemunho de todos os deuses que quiseres. Júpiter, lá do alto, assiste rindo aos perjúrios dos amantes e ordena aos ventos de Éolo que os desfaçam.  
... 
  
 
 
 
Que homem experimentado não combina os beijos com palavras blandiciosas? Ainda sem retribuição, furta-lhe os beijos. Talvez a princípio ela resista e te chame de atrevido, mas, resistindo, ela desejará ser vencida. Não machuques, porém, os seus lábios delicados e cuidado que ela não se queixe de tua grosseria. Quem colhe um beijo e não colhe o resto merece perder até os favores concedidos. 
 
  
à suivre...
 
Click the otter otter to go back
 
  
This page hosted by GeoCities Get your own Free Home Page
 
  1