Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Governador Valadares |
Realizado na cidade de Caçapava, Estado de São Paulo, área do Conselho Metropolitano de São José dos Campos, nos dias 29, 30, 31 de abril e 1º de maio, teve como pontos positivos, a unidade, a espiritualidade, além da participação ativa das Comissões de Jovens dos Conselhos Metropolitanos de todo o país e dos Coordenadores das Regiões que compõem a Comissão Nacional de Jovens.
Foram três dias e meio, cheios do Espírito Santo de Deus e de muito debate em questões de importância para a nossa querida Sociedade de São Vicente de Paulo, que foram distribuídas nos temas: 1. Os conflitos e desafios da juventude cristã na atualidade; 2. O papel da juventude na construção do mundo novo e 3. Seja cidadão como Ozanam, que foi o tema central do Encontro.
Para integração dos membros e desenvolvimento das áreas foram feitas dinâmicas, bancas de informação - sendo apresentadas por cada Região, oficinas de líderes e diversas exposições como relatórios por Conselho Metropolitano, entre outros.
Destaque vai para a Santa Missa participada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte, onde o Pe. Antônio Queiroz - deu espaço para falarmos da vida de Antônio Frederico Ozanam; para o Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo que ministrou palestra no sábado à tarde, mas que só foi embora na segunda-feira junto com os participantes e para a Comissão Nacional de Jovens que conduziu muito bem as atividades, especialmente o confrade Luiz Alberto - Coordenador da Região IV que deu estrutura ao Encontro.
Propostas aprovadas para o ano foram:
1. Criação da Comissão de Política Jovem - com intuito de preparar debates, reuniões, informações, assessoria e orientações às causas políticas, sociais, familiares e religiosas, desenvolvendo nos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo, consciência crítica.
2. Comunicação - dinamizar e ampliar os veículos de comunicação, no sentido de repassar informações, documentários e outros.
3. Divulgar em toda a hierarquia da SSVP, a apostilha " Que Esperanças e Perspectivas Podemos Apresentar aos Jovens do Século XXI" , preparada pelo Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo - Diocese de Jales/SP.
O próximo Encontro Nacional da Juventude Vicentina, foi marcado para os dias 20, 21 e 22 de abril de 2001, na cidade de Salvador/BA, com o tema: "SOLIDARIEDADE".
A política está intimamente ligada à cidadania.
Cidadania é a vida da pessoa em sociedade, reflete a
plena realização de uma pessoa. Só é cidadão aquele
que desenvolve plenamente as suas capacidades, é feliz e
não é excluído de nada. É através da política que se constrói o homem, se faz o cidadão dono, senhor da cidade onde vive e que quer construir. Isso ele faz através da participação, da construção desta cidade. Quem não participa não se pode dizer que seja bom cidadão. Os antigos gregos, para resolver os problemas da cidade, e é de lá que a gente tem a origem da democracia e da cidadania, se reuniam na praça e decidiam sobre que tipos de vida queriam. Mas não bastava sentar na praça para ser cidadão, só era cidadão aquele que sentava e dizia quilo que pensava; que apresentava o seu pensamento e colocava o seu projeto em discussão. Nesse momento era considerado cidadão. Assim se exercitava a política. Vemos hoje em dia que muitos dos brasileiros não estão participando. |
A gente precisa distinguir entre três níveis de participação: a) a participação no planejamento, onde se decide o que vai fazer; b) a participação na execução, onde a gente trabalha e faz; c) a participação nos resultados.
O que existe entre nós é que a maioria da população, dos trabalhadores, participam fortemente na execução das coisas, mas eles não são chamados a participar do planejamento e acabam sendo excluídos também dos resultados. A política se coloca exatamente no plano da participação no planejamento. É o lugar onde se discute com os companheiros e onde se faz uma proposta de como seria melhor viver em sociedade.
Estamos diante de eleições municipais. Embora não haja receitas prontas, todos devemos prestar atenção a algumas coisas sérias. Eu distingo dois tipos de políticos: a política clientelista, daquele que promete, daquele que acha que vai resolver as coisas sozinho, e a política verdadeira, aquela que envolver as pessoas, as comunidades na discussão dos projetos, no acompanhamento, na fiscalização. E é feita pelos políticos que não prometem fazer nada sozinhos, que apresentam seus projetos para que sejam assumidos junto pela comunidade.
Então, o eleitor deve estar atento, ver quem são os políticos que tem projetos, que chamam a turma para discutir, envolvendo as comunidades no próprio projeto e aqueles que se apresentam como a solução, sozinhos. No cotidiano, a gente vê claramente estes dois tipos de política.
"Para trabalhar com zelo e responsabilidade é preciso, antes de tudo, amor."
Pois é dada a este amor que os jovens vicentinos ao longo de 09 anos consecutivos realizam o Encontro da Região II, composta pelos Conselhos Metropolitanos do Rio de Janeiro, Ouro Preto, Juiz de Fora e Governador Valadares, que estará sediando o Encontro deste ano.
Tais Encontros Anuais são o ponto de partida para avaliarmos as atividades e abastecermos com novas energias, buscando fórmulas de trabalho, troca de experiência, vivência espiritual e vicentina.
O 9º Encontro da Região II estará acontecendo nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho/2000 na cidade de Governador Valadares, com aproximadamente 90 jovens vicentinos.
Desde já, pedimos aos caros leitores orações por toda a juventude vicentina e os andamentos dos trabalhos.
Uma ajuda para quem não quer viver desperdiçando chances dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Um espaço aberto a todos: Conferências, Conselhos Particulares, Centrais e Comissões de Jovens.
Uma possibilidade para todo vicentino que não quer viver sem o ideal de Ozanam!
Venha nos visitar: todas as quartas-feiras na sede do Conselho Metropolitano de Governador Valadares - Rua Marechal Deodoro, 53 - Centro - Governador Valadares/MG - Telefones: (33) 221-6076 ou 277-8850 no horário das 18 às 21 horas.
Desde que iniciou-se os trabalhos da nova Diretoria do Conselho Metropolitano de Governador Valadares (novembro/98), a Comissão de Jovens criou uma meta que deverá ser desenvolvida durante os quatro anos de mandato: VISITAR TODAS AS COMISSÕES DE JOVENS DOS CONSELHOS CENTRAIS EM SUAS REUNIÕES ORDINÁRIAS.
No ano de 1999, das 21 Comissões de Jovens de Conselhos Centrais, 14 foram visitadas ou seja, 70 %.
Neste ano até o momento já foram visitas pelos nossos membros as seguintes Comissões de Jovens: Conselheiro Pena, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Rio Doce, Vila Isa e Caratinga.
As demais Comissões de Jovens nos aguardem!
Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br |