maio/2000

3º Encontro da Família Vicentina

Aconteceu de 3 a 5 de abril na cidade de Pindamonhangaba – São Paulo, o 3º Encontro da Família Vicentina , tendo como palco a Casa das Irmãs de São Vicente de Paulo "Servas dos Pobres" de Gysemg, denominada de Casa Pia Cônego Tobias, situada na Rua Dom Bosco, 13.

No dia 3 à noite, a Superiora Irmã Helena Ghiraldi deu as boas-vindas aos participantes, pedindo que todos sentissem como se estivessem em suas casas. Um grupo de alunos das Irmãs de Gysemg, apresentou uma linda encenação, sendo muito aplaudidos. Antes, na capela, os participantes tiveram a alegria de receber as Relíquias de São Vicente de Paulo, que estavam na região.

Dia 4, pela manhã após o café, houve uma cerimônia na Capela, ocasião em que cada um dos membros, recebeu uma vela acesa e uma porção de sal na mão, simbolizando que ele deveria ser um transmissor da Palavra de Deus.

Pe. Cláudio Trudelle, um dos Coordenadores da Família Vicentina, saudou a todos, seguindo-se a palavra do Pe. Eli Chaves dos Santos, Visitador da Província Brasileira da Congregação da Missão.

Irmã Lucy Cunha da Filhas da Caridade, também Coordenadora da Família Vicentina, fez um interessante retrospecto a partir da união dos membros ligados ao carisma de São Vicente de Paulo, ocorrido em 1978, por ocasião de um Retiro Espiritual pregado pelo Pe. José Elias Chaves, no centenário do Conselho Superior do Brasil da SSVP.

À tarde, Pe. Lauro Palu, da Congregação da Missão, palestrou sobre o tema "Cursos de Formação para a Família Vicentina", objetivando formar multiplicadores.

Todos se dirigiram então, até a cidade de Aparecida, onde o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, celebrou uma Missa especial para os participantes. Na homilia, o Arcebispo de Aparecida enfatizou as virtudes praticadas por São Vicente de Paulo, concitando a todos a serem seus imitadores. Concelebraram: Da Congregação da Missão os padres: Simão Valenga, Eli Chaves dos Santos, Palu, Ari Alves dos Santos, Aloísio Pereira da Costa e Raimundo Nonato dos Santos. Dos Religiosos de São Vicente de Paulo - padres Cláudio Trudelle e Pedro Léo Ducharme.

No dia 5, foram elaboradas as propostas para a Família Vicentina e escolhidos os novos Coordenadores Nacionais, a saber: Irmã Lucy Cunha, FC; Pe. Eli Chaves, CM; Sideny de Oliveira Filho, SSVP; Suely Machado Faillace, AIC e Fráter Nicário Hiskamp, dos Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia.

Participaram do 3º Encontro, oito Ramos da Família Vicentina:
  • Congregação da Missão – CM
  • Companhia das Filhas da Caridade - FC
  • Associação Internacional de Caridades - AIC
  • Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia
  • Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo –RS
  • Irmãs de Caridade "Servas dos Pobres" de Gysemg
  • Juventude Marial Vicentina
  • Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP

A Família Vicentina - O que é

Padre Lourenço Mika (Maikol) da Congregação da Missão

A expressão Família Vicentina (FV) se refere ao conjunto de congregações, organismos, movimentos, associações, grupos e pessoas que, de forma direta ou indireta, prolongam no tempo o carisma vicentino, sejam eles fundados diretamente por São Vicente de Paulo, ou encontrem nele a fonte de sua inspiração e dedicação ao serviço dos pobres.

De acordo com o grau de afinidade e especificidade de cada ramo, a Família Vicentina possui hoje no mundo mais de 165 ramos, que têm como herança comum:

A Proposta de Articulação da FV:

Ao longo dos tempos, diversos ramos da FV sempre desenvolveram alguma forma espontânea de aproximação e colaboração mútua.

Nos últimos anos, esta aproximação e colaboração mútua têm crescido cada vez mais. No Brasil, por exemplo, nos anos 80, surgiu a Frente Ampla Vicentina, que desenvolveu uma significativa ação por ocasião das comemorações do 4º Centenário do Nascimento de São Vicente de Paulo (1981).

Na década de 90, a partir de diversas experiências positivas em vários países, os Superiores Maiores de alguns ramos têm se reunido e daí tem surgido uma insistente proposta de colaboração vicentina. Com formal e renovado impulso, esta proposta de organização da FV não tem sentido jurídico-canônico; trata-se de um convite a todos os grupos e pessoas que participam da herança vicentina, para que se entrosem e colaborem entre si, sempre buscando melhor serviço aos pobres.

Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br
1