Consócia Vânia de Fátima Garcia Siebert, Presidente do Conselho Particular de São Pedro
Resposta - Enquanto freqüentando a Conferência na qualidade de visitantes, a pessoa pode ser considerada como aspirante ao cargo de membro ativo.
No exato momento em que o Presidente, solenemente , faz a proclamação,
aquele aspirante passa a ser considerado confrade ou consócia.
Confrade, é o membro de uma confraria, colega, camarada. Não existe o feminino confreira. Poder-se-ia dizer sem sombra de erro, o confrade, a confrade, pois os adjetivos são comuns-de-dois.
No Brasil, no entanto, adotou-se o nome de Consócia, para identificar os elementos femininos, como consta na Regra.
Em outros países conhecidos, esta denominação é pouco usada . Podem ser chamados de sócios ou sócias. Na Espanha, por exemplo, vemos no OZANAM Organo de las Conferências de San Vicente de Paúl en España, a seguinte informação pedindo orações para os falecidos, Dom José Ramón Andronaga e Dña Encarnacion Chouzal Blanco. Dom, nós sabemos, tem o sentido de Senhor e logicamente, Dona, será Senhora.
Lá portanto, dirão - Senhor e Senhora.
Aqui, dizemos, Confrade, Consócia. A palavra Confrade, sempre foi utilizada a partir de nossos fundadores que iniciavam as famosas Circulares com um bonito "Senhor e caro confrade".
Conferência de São Lucas
Resposta - Através de exaustivas pesquisas, chegava-se sempre a um resultado zero. Observando agora, o livro "Manual de Espiritualidade Vicentina" excelente trabalho realizado pelas três Províncias da Congregação da Missão no Brasil, encontramos a resposta tão esperada. São mencionados 16 hinos dedicados a São Vicente de Paulo, afora muitos outros relacionados à Família Vicentina.
Mas o que é muito cantado por nós, membros da Sociedade de São Vicente de Paulo tem a música de Dom Belchior Neto, e a letra de Padre Edésio Lima, ambos da Congregação da Missão.
Nota - Esta pergunta, foi elaborada pelo confrade Wallison, hoje pertencente à Conferência de Santa Clara.
Consócia Gorete - Bela Vista de Minas
Resposta - São as cerimônias ou honras fúnebres, prestadas a uma pessoa morta
Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br |