Usar expressões corretas (I)
Vez por outra a gente observa ou escuta em alguma reunião vicentina, ou lê em algum veículo de comunicação, expressões incorretas relacionadas à Sociedade de São Vicente de Paulo. Bastaria que a pessoa antes de falar ou escrever, verificasse como consta na Regra, evitando erros ou críticas.
Usar expressões corretas (II)
Vejam algumas pérolas de incorreções muito comuns:
1) Escrever ou pronunciar ""consóRcia"", referindo-se ao elemento feminino na Sociedade. O correto é "consócia" sem o "R".
2) Mencionar "Vice-Secretário" ou "Vice-Tesoureiro" é outra prova de desconhecimento. A grafia é: 2º Secretário, 2º Tesoureiro, 3º Secretário, 3º Tesoureiro.
3) Escrever Ozanam com um feio "N" ao final, agride a leitura.
4) E finalmente, referir-se ao nosso patrono São Vicente de Paulo como "Paula", é o que se pode chamar de fim de linha.
Usar expressões corretas (III)
O estimado amigo e confrade Francisco Gonçalves, o popular "Nô", dinâmico Presidente do Conselho Particular de Santa Rita, reclama que alguns apresentadores do Programa "A Voz Vicentina", estão se referindo à Conferência de Nosso Senhor dos Passos, como "Conferência de Nossa Senhora dos Passos". Não vou nem pedir desculpas mas quem assim fala, está como se diz, por fora. Por outro lado, seria aconselhável aos responsáveis pela redação, evitarem colocar N.S. dos Passos. Abreviatura sempre é perigosa.
Usar expressões corretas (IV)
Pior ainda é a pessoa responder a uma invocação a Nosso Senhor dos Passos, dizendo - rogai por nós. É o caso de se perguntar: Sendo Nosso Senhor dos Passos Deus, a quem vai Ele rogar? O desconhecimento religioso é uma lástima.. Respondam - Sede nossa consolação, ou abençoai-nos.
Mais reclamação (I)
O estimado e zeloso confrade Carlito da Silva Araújo, reclama das pouquíssimas mensagens recebidas por ocasião de sua posse como Presidente do Conselho Central do Bairro Vila Isa. Concordo com ele. Estamos muito relapsos quanto a esta prova de cordialidade. Se somos convidados, manda a boa norma, enviarmos alguma manifestação por escrito, caso não possamos comparecer .
Mais reclamação (II)
A propósito informei ao Carlito, não ter visto em nenhuma das duas Conferências de que faço parte, a leitura de algum convite. Donde deve se presumir, que a comunicação ficou engavetada ou agarrada em algum setor.
Nota dez
Estava sendo realizado na cidade de Pindamonhangaba no interior de São Paulo, o 3º Encontro da Família Vicentina. Veja reportagem em outro local. Pois bem, o único Conselho ou membro da Família a enviar uma mensagem, foi o de Governador Valadares.
Nota um
Por ocasião do X Encontro Nacional da Juventude realizado nos dias 28, 29, 30 de abril e 1º de maio, próximo passado, na cidade de Caçapava, nenhuma unidade vicentina se manifestou, seja por telegrama ou telefone.
Mutirões (I)
Comentei há tempos neste jornal, sobre os mutirões que eram realizados seja na Casa de Recuperação Dona Zulmira ou Lar dos Velhinhos. Outros também ocorriam. Lembro-me que os membros da Conferência de São Lucas, fizeram este tipo de trabalho na construção de uma casa. Roçaram, capinaram e carregaram material de construção no morro.
Linópolis
A prezada consócia Leni do Carmo Souza de Mendes Pimentel, encaminha correspondência acompanhada de fotos de sua área. |
Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br |