Disse Dom Mauro Morelli, da Diocese de Duque de Caxias - RJ: Hoje, como há 2000 anos, Cristo nos convida a assumir as nossas responsabilidades e nos indica o modo de saciar a fome do nosso povo: "Vocês mesmo dêem comida ao povo" (Missão Jovem - Florianópolis - SC Agosto/1993 - pg. 6/7).
Tal como naquele tempo, hoje ainda Jesus repete a ordem dada aos discípulos. E cabe a nós fazer o milagre, pois também não temos mais do que cinco pães e dois peixes (vs.13). A tarefa é dura mas é necessária e vital: recolhe o pouco que temos e pro responsável pela coleta de móveis e materiais de construção nas casas dos doadores todos os fins de semana. E quantas vezes chegávamos no local e nos mostravam uma cama usada ou um fogão antigo, já desgastado e diziam: eu quero jogar fora mas aí pensei se não poderia servir para outro, sempre com aquela preocupação de não doar algo que pudesse ser encarado como lixo. E respondíamos, cheios de satisfação: este fogão (ou esta cama) já tem destino certo. E dali era entregue para a família assistida.
De fato não conseguiremos fazer uma mágica: transformar um quilo de arroz em cem ou um fardo de macarrão em trinta, tampouco as notas de um real que tanto aparecem nas coletas em notas de cinqüenta reais. Mas o verdadeiro e efetivo milagre é possível acontecer. Recolher daqueles que têm um pouco mais e estão dispostos a partilhar. Juntar aquilo que temos, como sacrifício pessoal. Somar tudo e repartir com todos os que precisam, suprindo as necessidades de cada um. Imitar exemplo de Cristo, fazendo uma caridade organizada - mandai-os sentar, divididos em grupos de cinqüenta. E sobretudo dar graças a Deus! Eis o milagre moderno da multiplicação dos pães que deve ser realizado pelos vicentinos.
Confrade
Clóvis Mendes
Conferência Santa Rita de Cássia Junqueirópolis (SP)
Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br |