"O nosso dever de cristão, é de nos interpor, e de fazer que a igualdade impere tanto quanto possível entre os homens."
Foi com este intuito, que as Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais de: Bethânia de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, realizaram e brilharam no dia 18 de junho, através do I Simpósio contando com a participação de aproximadamente 100 vicentinos do Vale do Aço, destacando a presença do Coordenador da Região II do Brasil - Confrade José Haílton Coelho.
Os temas de estudos foram: "A História da Política na Humanidade" e "A Consciência Política - Fator de Modificação do Comportamento Ético."
A proposta é que eventos como este venham a acontecer posteriormente e breve todos os Conselhos Particulares vinculados a estes Conselhos Centrais, estarão recebendo um resumo com novas propostas de trabalhos. Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Cristo era consciente da miséria social do homem e da ansiedade que estava na base da sua sobrevivência. Ele até mesmo queria aliviar essa carga de ansiedade e tensão que o homem carrega em sua trajetória de vida. Embora tivesse plena consciência da angústia social e do autoritarismo político que as pessoas viviam em sua época, ele detectava uma miséria mais profunda do que a sociopolítica, que estava no íntimo do ser humano e que era a fonte de todas as outras misérias e injustiças.
Ele atuava pouco nos sintomas; seu desejo era atacar as causas fundamentais dos problemas psicossociais do homem. Por isso, ao estudar o seu propósito mais ardente, compreenderemos que sua revolução não era política, mas íntima.
Cristo expressava que somente por meio de uma revolução insidiosa e íntima o homem poderia vencer a paranói lém era a capital cultural e religiosa de Israel. Lá, os escribas e fariseus, que eram os líderes políticos e os intelectuais da época, amavam, como alguns políticos de hoje, os primeiros lugares nos banquetes, o status, o brilho social. Cristo sabia que em Jerusalém esses líderes jamais aceitariam essa revolução interior, jamais aceitariam essa mudança na natureza humana, essa transformação no pensamento e na maneira de ver o mundo. De fato, sua proposta, ao mesmo tempo bela e atraente, era ousadíssima.
Cristo abalaria qualquer governo em qualquer época em que vivesse. Seu desejo de libertar o homem dentro de si mesmo e sua revolução interior não seriam compreendidos por qualquer sistema político.
(Texto extraído
do livro: "Análise da Inteligência de Cristo - O Mestre
dos Mestres".
Autor: Augusto Jorge Cury)
Aconteceu...
|
Vai acontecer...
|
Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br |