Resposta - O sentido das palavras, procuramos no Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, editado pelo Ministério da Educação e Cultura.
Agregação - Reunião em grupo; associação; aglomeração; adjudicação.
Instituição - Fundação; estabelecimento; criação; regra; norma.
A palavra "Agregação" pode ter sido originada do verbo "Agréger" que em francês tem o sentido de agregar, admitir, receber.
No antigo Manual da Sociedade de São Vicente de Paulo, edição 1922, verificamos o artigo 3º com a seguinte redação:
Art. 3º - Quando numa povoação, há moços que fazem parte da Sociedade, reúnem-se com o fim de se incitarem mutuamente à prática do bem. Esta reunião chama-se conferência, que foi o nome que a Sociedade adotou no seu começo.
No comentário ao artigo, encontramos:
A Conferência que pretender incorporar-se à Sociedade deverá solicitar sua agregação ao Conselho Geral, juntando ao pedido lista de seus membros, relatório de seus primeiros trabalhos, bem assim, a data de sua fundação e a declaração de que se acha disposta a sujeitar-se às regras e aos usos da Sociedade.
Deduzimos, então, que a palavra Agregação, tinha e tem ainda, o sentido de incorporar-se.
No que diz respeito à palavra Instituição, o antigo Manual é pobre em informação.
No artigo 37, encontramos:
O Conselho Geral é o laço que prende todas as Conferências. Mantém a união da Sociedade; zela com interesse por tudo quanto pode promover a prosperidade dela.
§ 2º - Neste sentido toma as decisões que lhe parecem proveitosas.
O comentário ao artigo está assim redigido:
O Conselho Geral é o centro de toda a Sociedade. É ele quem agrega as Conferências, institui os Conselhos de quaisquer das categorias, determina-lhes a circunscrição, declara, quando o exige a gravidade do caso, a dissolução das Conferências e Conselhos, toma providências gerais, extensivas a toda a Sociedade, interpreta, modifica, se há necessidade, o Regulamento geral, dirige todas as Conferências por meio de correspondências, de Circulares e do Boletim.
O Conselho Geral confere Cartas de Agregação às Conferências e Cartas de Instituição aos Conselhos Particulares, Centrais e Superiores. Aqueles Conselhos que ainda não possuam suas Cartas de Instituição, convém que as reclamem.
Presumimos, também, que esta palavra Instituição, possa ter sido originada do verbo "Instituer", também do francês , com o sentido de instituir, fundar, erigir.
Uma curiosidade - Sabemos que o Conselho Metropolitano de Governador Valadares cumpre rigorosamente com suas obrigações, sendo no entanto, o único no Brasil fundado em 1989, que não possui sua Carta de Instituição. Convém que a reclamem, outras vezes.
Resposta - Em Governador Valadares pelo menos no Conselho Particular de São Cristóvão, era realizado no mês de janeiro, um mutirão por todos os mesários das Conferências e sob a orientação da diretoria do Conselho, quando todos os mapas eram devidamente preenchidos.
Não sabemos informar se este procedimento está ainda em vigor, mas é um ótimo exemplo para todos nós. Na verdade, nossos relatórios são simples, porém, muitos de nossos vicentinos têm dificuldades para elaborá-los. Um mutirão sempre ajuda.
Nota dia 9 de abril, o Conselho Particular de Santo Antônio realizou mais uma etapa do Estudo da Regra, com vários momentos de descontração e encenações.
Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br |