Quebra-Cabeça (I)
Defino esta palavra para evitar dúvidas - É tudo aquilo que dá cuidado, que preocupa, que é complicado.
Pois saibam os prezados leitores que vivemos num mundo onde o Quebra- Cabeças é uma constante. Você tem de ser artista e quase um sábio, para entender ou decifrar.
Quebra-Cabeça (II)
A Sociedade de São Vicente de Paulo queiramos ou não, convive com os Quebra-Cabeças da vida. Vez por outra aparecem convites, cujos conteúdos, só mesmo com muita paciência alguém consegue entender. Há algum tempo, numa Conferência, surgiu um convite de Missa de Cinco Intenções com reunião solene e proclamação, tão complicado, mas tão complicado, que a solução encontrada pelo Presidente foi escalar uma Comissão para estudar e repassar uma informação sobre o documento.
Quebra-Cabeça (III)
Um conselho amigo para comunicar-se bem:
Quem escreve muito, erra mais.
Quem fala muito, também erra mais.
Procure ser simples em sua comunicação.
Programa A Voz Vicentina(I)
Em uma ou outra Conferência já presenciei algum membro reclamando sobre a ausência de informação de aniversários no Programa em questão.
Na verdade, os organizadores destacam as notícias que chegam até eles. Não é possível adivinhar que nesta ou naquela Conferência, o confrade, consócia ou aspirante fará aniversário.
Programa a Voz Vicentina(II)
Houve uma tentativa em época anterior, de se fazer uma relação permanente dos aniversariantes da Sociedade.
Funcionou até o dia em que começaram a noticiar aniversários de pessoas que haviam se afastado da Conferência e até da Igreja Católica.
O que é preciso, é o Presidente interessado levar suas notícias à redação do programa, Rua Marechal Deodoro, 53.
Atenção aposentados
Nesta crise financeira com que se debatem as várias administrações a nível federal, estaduais e municipais, o aposentado é uma peça importante. Em várias cidades, a arrecadação representada por tributos e taxas é bem inferior ao total representado pelas rendas de aposentadorias. Logo não importa quanto você ganha na condição de aposentado. Importa saber que você está colaborando e muito com sua cidade.
Cursos de reciclagens
Novos presidentes, secretários, tesoureiros e coordenadores nas unidades vicentinas, trazem consigo a necessidade de cursos de reciclagem .
O Conselho Particular de São Geraldo sempre se preocupou em formar convenientemente seus mesários.
Uma agradável visita
Neste mês de julho recebemos em nossa residência, o confrade José Pedro Sobrinho da Conferência de Santo Antônio de Jacutinga, da área do Conselho Central de Nova Iguaçu. O velho companheiro, já residiu em nossa cidade e vez por outra, vem rever os amigos. De destacar, também, ser ele assinante do nosso modesto Jornal.
Palavras Indecorosas (I)
Participando de um Encontro de Jovens, não pude deixar de ficar preocupado com algumas palavras pronunciadas por uns poucos encontristas. É o tal negócio: o uso do cachimbo faz a boca torta. A pessoa usa este tipo de conversa no seu dia-a-dia e quando em público, agride os ouvidos de quem não gosta de ouvir certas palavras. E no mesmo caminho, seguem os contadores de piadas pornográficas.
Palavras Indecorosas (II)
Fiquei satisfeito em ver no Informativo "DEUS É DEZ", do Conselho Central de Barra do Piraí, área do Metropolitano do Rio de Janeiro, a transcrição de artigo de minha autoria extraído do Boletim Brasileiro de 1989, intitulado "O Cuidado no falar". Sinal de que muitos jovens estão preocupados com o assunto.
Agradeço ao Informativo.
AGRADECIMENTO
Agradeço de coração às inúmeras mensagens pelo meu aniversário, entre telegramas, cartões, telefonemas e visitas. Deus recompense a todos.
Artigo 64 (I)
Comentei através desta coluna, como deveria ser o termo de Compromisso com base no artigo 64 da Regra da Sociedade a ser prestado pelo presidente empossado.
Fui informado que numa posse recente, quando o Presidente do Conselho pediu ao empossado para fazer a leitura do artigo, este esclareceu não possuir o exemplar da Regra. Dá para chorar.
Artigo 64 (II)
Nota-se um desconhecimento quase geral de como fazer a leitura do artigo. A pessoa nem sabe onde procurar.
Para maior eficiência aconselho a quem for conceder uma posse , ou nomear alguém pelo prazo de um ano, a ler ele mesmo o artigo 64 e indagar se a pessoa está disposta a cumprir o disposto na Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil. Acredito que funcionará melhor.
O que não pode acontecer como tenho visto, é o Presidente que preside a posse ou nomeação, esquecer deste detalhe.
Nova secretária
A consócia Leni do Carmo Souza, da Conferência de São Francisco de Assis da cidade de Mendes Pimentel, foi nomeada como 2ª secretária do Conselho Metropolitano de Governador Valadares. Sua conferência é vinculada ao Conselho Particular de Linópolis da área do Central de Valadares. Parabéns à nova secretária.
Nota 1 aumentada para 10
O prezado confrade Carlos Henrique David, presidente do Metropolitano de Juiz de Fora, cumprimenta nosso jornal e informa ter enviado mensagem congratulatória aos participantes do X Encontro da Juventude Vicentina em Caçapava, realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril e 1º de maio próximo passado. Fazemos a retificação.
Temos observado em muitas celebrações, a arrumação do altar de maneira incorreta. Para ajudar aos nossos confrades, consócias e aspirantes e ainda a outros leitores que participam de outras pastorais, publicamos esta orientação.
O Altar representa "A Mesa da Ceia do Senhor"
Foi nele que Jesus ofereceu sua própria vida; por isso recomenda-se: que o Altar deve permanecer sempre despojado.
Uma toalha sóbria, as velas e o missal romano devem compor a mesa do Altar a cada celebração.
O Pão e o Vinho devem ser introduzidos no Altar a cada ofertório e permanece como Corpo e Sangue de Jesus até a Comunhão.
Após a comunhão, o Altar VOLTA ao seu despojamento - ELE representa Jesus.
As flores devem embelezar o espaço celebrativo, por isso, FLORES NATURAIS sempre, pois elas nos colocam em clima de festa. Nas nossas celebrações elas podem estar sempre presentes para tornar mais alegre nosso espaço celebrativo, mas SEMPRE FORA DO ALTAR. Elas não devem ficar sobre a mesa do altar e sim ao lado ou na frente do altar.
Só na Quaresma se aconselha NÃO COLOCAR FLORES. Nos outros tempos litúrgicos, precisamos distinguir os tempos mais festivos e os menos festivos.
São as FLORES e as CORES que vão nos dar um toque de mais festa.
A cada celebração precisamos preparar não só o ESPAÇO CELEBRATIVO, como também os objetos sacros, para que possa acontecer a celebração da Missa.
Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br |