Quarto Infantil

        A partir dos 3 anos a criança começa a ter opiniões e a desenvolver suas experiências. É hora de adaptar o espaço à personalidade dela. Afinal, precisa de muito espaço para suas experiências, travessuras e brincadeiras. Os interesses dela passam a ser os cubos grandes e coloridos, as bolas e brinquedos de puxar e empurrar, os jogos simples de atirar, os jogos de armar, os jogos de combinar figuras, quebra-cabeças simples, além de pinos de encaixe coloridos. Outra coisa muito apreciada é a possibilidade de desenhar e pintar, então ela se volta para atividades com papéis, cola para colagens, lápis de cera, tintas para pinturas a dedo, massas de modelar e experiências mirabolantes de misturar tudo. O faz-de-conta se torna uma brincadeira irresistível e as meninas gostam de brincar de bonecas e casinha com panelinhas e todo tipo de equipamento doméstico de brinquedo e os meninos com caminhões, trens, barcos, carros e outros.  
        O importante é não se esquecer que a criança precisa de toda habilidade para transformar o espaço, dispondo livremente seus objetos pessoais, arrumando e desarrumando de acordo com a brincadeira. Ela vai apreciar muito uma mesinha com cadeiras para brincar e desenhar e que seus brinquedos fiquem em caixas, baús, arcas, prateleiras ou estantes baixinhas para além de alcançar com facilidade o que procura, também possa ter uma visão panorâmica de todos os objetos, podendo chegar sem dificuldades ao brinquedo desejado.  
        É fundamental fazer um planejamento do espaço de forma prática, funcional, não se esquecendo da estética e do conforto, independente do estilo adotado. Ao se projetar um quarto infantil deve-se pensar na correta distribuição dos móveis, na iluminação e ventilação adequadas e de reservar uma área livre, geralmente central, para a criança poder brincar. Os pequenos também querem suas fantasias pintadas ou estampadas nos seus quartos, então deve-se procurar criar um ambiente lúdico, para mexer com o sonho e a fantasia deles, através do uso de pinturas especiais, papéis de parede,  borders, móveis e enfeites temáticos, além de se escolher materiais de revestimento e complementos práticos, de fácil manutenção, laváveis e resistentes para receber, com conforto e segurança, esse morador curioso e travesso.  
        Um quarto infantil planejado vai se ajustar ao crescimento da criança que dorme, se diverte e alí estudará. A partir dos 7 anos, o estudo e a diversão vão andar lado a lado. O desafio nessa idade é conjugar objetos de lazer e estudo no mesmo quarto. Para acompanhar essa nova fase do desenvolvimento da criança, é necessário fazer algumas alterações em seus quartos. Eles devem ser projetados para acompanhar tanto o crescimento físico - camas e armários espaçosos - quanto o intelectual - bancadas e estantes para os muitos anos de escola.  
        Nessa fase a preferência passa a ser : mexer no micro, ver TV e vídeo, ouvir música, jogar videogame, papear com amigos e até estudar e descansar. Os brinquedos e enfeites devem atender à vaidade da menina e o lado esportivo do menino. As meninas se refugiam dentro do quarto, brincam de casinha com as amigas. Adoram papéis de carta, canetinhas coloridas, estojinhos de maquiagem, bijuterias, tiaras e laços de cabelos. Os meninos adoram a rua, tesouros volumosos - bolas, pipas, skates, patins, raquetes e outros objetos - ou miudezas espaçosas - coleções de latas, carrinhos, figurinhas, bottons, adesivos e o que mais sua fértil imaginação sugerir - que passam a integrar a decoraçao do quarto. Para completar esse cenário tem ainda o arsenal escolar.  
        As peças-chave para o quarto infantil nessa fase escolar são : escrivaninha ou bancada de estudo; prateleiras e nichos para guardar livros, brinquedos, coleções e equipamentos eletrônicos; cama extra para os amiguinhos; muitas gavetas para guardar os enfeites e material escolar; além da cama, armários, baús ou gavetões, não se esquecendo da necessidade de se dispor de um espaço no ambiente que fique livre para a criança brincar com seus amigos.  
        Em quarto para mais de uma criança, o importante é dividir o ambiente onde cada uma terá o seu espaço separado de maneira a facilitar a convivência entre as crianças. Portanto, deve-se reservar um canto particular para cada uma, cheio de elementos e objetos que pertençam só a ela e assim brigas podem ser evitadas. Além dessas áreas individuais, uma zona comum também deve ser preparada para que possa ser usada simultaneamente por elas.  
        É bom ter cuidado na distribuição dos móveis. Os armários devem ser colocados de maneira tal que não dificultem a circulação das crianças. As camas também devem ser dispostas de forma a liberar o máximo de espaço para as brincadeiras. Para encontrar a melhor solução para o quarto de mais de uma criança devem ser levados em consideração as idades e temperamentos e que seus diferentes interesses e atividades sejam conciliados.  
        Ao se projetar o quarto infantil criatividade, beleza e conforto devem se aliar a praticidade, independentemente do espaço de que se disponha, por isso oriente-se com um arquiteto que vai lhe propor soluções funcionais e originais que a ajudarão a manter em ordem o quarto da garotada. Afinal, a decoração do quarto deve refletir a personalidade de seu dono. 
  1