Princípios da WICCA

 

A Wicca é uma religião Politeísta e Panteísta isto é: acredita em vários deuses e deusas que são juntamente com o homem parte da natureza e não seres supremos à parte de tudo . Todos viemos de um memso princípio gerador comum e a ele voltaremos, esse principio não tem nome, é o Uno, o Éter.. "aquilo que não pode ser dito" não por ser proibido, mas por estar além da compreensão normal.

Em Wicca não existem DOGMAS e sim ÉTICA. Não prejudicar ninguém, por exemplo não é um dogma, quem quiser fazê-lo é inteiramente livre desde que assuma a responsabilidade e o retorno da Lei Tripla. Mas agir dessa forma é condenado pela ética sendo todo bruxo aconselhado a agir apenas para o Bem de Todos.

Não faz parte da Tradição da Wicca converter pessoas de outras fés para ela. Cada ser humano é livre para acreditar em qual Deus quiser e da forma que quiser. Não há a tradição da "pregação".

Não existe para os Wiccans um "Deus Verdadeiro" supremo, perfeito e cultuadamente maior. Nem mesmo a Grande Mãe é uma deidade Maior e absoluta, dividindo com o Deus, em partes iguais, a responsabilidade e a adoração. "todos os Deuses são o mesmo Deus, e todas as Deusas são a mesma Deusa".

Os Wiccans não acreditam em juízos finais, messias, Céu e Inferno. Acreditam na corrente ciclica da vida, em vidas seguidas e em retorno contínuo.

A reencarnação para os Wicca não é um meio de se cumprir o Karma, de se pagar pecados, expiar dívidas ou algo do gênero. cada vida deve ser vivida com Amor, alegria, prazer e humor porque é um presente dos Deuses e não um castigo a ser cumprido.

Os Wiccan acreditam em feliz encontro, feliz partida e feliz reencontro (Merry Meet, Merry Part, Merry Meet Again!) como expressão do encontro com a vida e com todos os bruxos. Uma vez Bruxo sempre Bruxo. A identidade do Bruxo transcende as encarnações e o tempo e é mantida sempre, mesmo que não manifeste plenamente nesta ou naquela vida...

 

 

 

 

 

1