A LOGOMARCA DA IPIB
Por decisão do Supremo Concílio da IPI do Brasil, em sua 11ª reunião realizada em São Paulo, de 25 a 30 de janeiro de 1987, foi adotada uma nova logomarca para a nossa Igreja Nacional. O desenho escolhido é de autoria de Roberto Almenara de Freitas e fruto de um longo e cuidadoso trabalho para criar uma logomarca que identificasse a Igreja e ao mesmo tempo fosse agradável e de comunicação imediata.
Como símbolos cristãos foram selecionados alguns de grande significado, como a Bíblia, a sarça ardente, a pomba e a cruz céltica. A Bíblia, como a Palavra de Deus é a base da Igreja; a sarça ardente representa a vocação, o chamado à missão da Igreja; como pano de fundo a cruz céltica, tradicional símbolo presbiteriano, representando a vitória de Jesus sobre a morte; descendo sobre o conjunto, a pomba representa a descida do Espírito Santo sobre a Igreja; do corpo da pomba vislumbra-se, ainda, um formato de peixe, outro símbolo muito significativo; contornando todo o conjunto e a dizer que, criada por Cristo para ser a Sua Igreja, essa mesma Igreja, representada pelo portal gótico, traz no seu coração todo esse conjunto de símbolos, todas essas dádivas de Deus. Como solução plástica os símbolos foram trabalhados de forma a produzir uma composição harmônica, sendo que as formas sinuosas e graciosas da pomba, da Bíblia e da sarça quebram a rigidez e a simetria da cruz e do portal.
A cores, a logomarca traz na cruz, o azul do presbiterianimso, evocando a majestade de Deus -- ao Seu nome, Honra e Glória! Na pomba e na Bíblia, o branco inspira a pureza do Espírito Santo e da Palavra; a chama da sarça traz o vermelho, que simboliza o sofrimento de Cristo e Seu sangue derramado; a sarça tem ainda, no lenho, o verde que inspira a vida e traz a esperança numa Igreja cada vez mais forte e voltada para sua Missão; e o amarelo-ouro -- que complementa o desenho -- é a cor da realeza, da purificação, da celebração e da vibração de uma Igreja em Missão.