Se existiu no mundo uma banda que conseguiu reunir em sua música, blues, rock'n'roll e raízes folclóricas britânicas, de uma forma tão perfeita e explosiva, foi o Led Zeppelin. A poderosa fusão de elementos, colocada em prática por músicos extraordinários, com um peso até então nunca visto, foi uma revolução para o rock. O grupo, formado por Jimmy Page nas guitarras; Robert Plant nos vocais e harmônica; John Paul Jones, no baixo e teclados e John "Bonzo" Bonham, na bateria, é o principal responsável pelo surgimento do heavy-metal.
O grupo surgiu em 1968, quando Jimmy Page, aos 24 anos, se viu sozinho com o Yardbirds na mão, e um contrato de um disco a cumprir. Ele rebatizou a banda de New Yardbirds e saiu à procura de músicos. John Paul Jones, que já havia trabalhado com Page foi o primeiro a aparecer. Depois de um teste, Robert Plant, que cantava no obscuro Habbsweedle, de Birmingham, entrou no time. E, foi pelas mãos de Plant que John Bonham completou o quarteto. Desde o primeiro ensaio o entrosamento foi perfeito.
Em 69 sai o disco de estréia, Led Zeppelin, que vende bem e torna o grupo mundialmente conhecido. Neste ano, realizam 4 turnês nos Estados Unidos, dada a excelente aclamação inicial. O Led Zeppelin II sai em outubro do mesmo ano e rapidamente alcança o 1º lugar, com grande destaque para a música "Whole Lotta Love". Com apenas dois discos e um ano de estrada, são considerados um dos melhores da cena rocker.
O Led Zeppelin entra na década de 70 como a banda da moda. E ao lado do Black Sabbath e do Deep Purple formam a máxima trindade do rock pesado inglês. Realizam a 5ª turnê americana e nesta época começam a ler sobre magia, esoterismo e ocultismo. Em 5 de outubro sai o Led Zeppelin III; um disco diferente, com muitas canções acústicas e algumas baladas. Surge então a primeira briga com a imprensa, que não entendeu muito bem a proposta do disco e criticou enfaticamente o trabalho do grupo.
Em Led Zeppelin IV o grupo une seu instrumental pesado aos assuntos de mitologia, magia, antigas civilizações e poemas num disco que é considerado uma obra prima da banda. Lançado em 08 de novembro de 1971, transforma o Led Zeppelin num ícone da cultura jovem. "Stairway to Heaven", o hipersucesso, toca até hoje nas rádios de todo o mundo. Os primeiros quatro discos do Led Zeppelin representavam na época 18% do total das vendas da gravadora. Um sucesso que aumentaria nos anos seguintes.
Houses of the Holy sai em março de 73, durante uma turnê pela europa. Diferente, parece um pouco fora dos padrões Zeppelinianos. Tem até um reggae, "D'yer Mak'er", o primeiro gravado por um grupo de rock pesado. Na tour americana desse ano colocam 56 mil pessoas num estádio, na Flórida. Um recorde para os anos setenta.
Em 1974 o Led convence os executivos da Atlantic Records a criarem o selo Swan Song, para, além de lançarem seus discos, incentivarem novas bandas.
Em janeiro de 75 partem para uma nova turnê americana e, mesmo com problemas de saúde os Zeps arrasam. Em fevereiro sai o duplo Physical Graffiti; para muitos a essência da música zeppeliniana. Pesado, sofisticado e de extremo bom gosto. Com este disco, o Led Zeppelin torna-se a primeira banda de rock a ter, simultaneamente, seis discos entre os 200 mais da Bilboard. No entanto, a turnê mundial tem que ser cancelada porque Robert Plant sofre um acidente de carro na Grécia e vai parar na cadeira de rodas, devido a uma fratura no tornozelo. Além de Plant, estavam no automóvel sua esposa, que sofreu fraturas no crânio, e sua filha, que escapa sem nenhum arranhão.
Presence, lançado em março de 1976, foi o próximo trabalho. Gravado entre idas e vindas a Nova York, com Plant ainda sem poder andar. O álbum torna-se um grande sucesso rapidamente, a ponto de conquistar o Disco de Platina só pelas encomendas, antes mesmo de chegar às lojas. No meio do ano lançam o filme The Song Remains the Same, acompanhado da trilha sonora em álbum duplo. O filme mostra um pouco da vida de cada integrante da banda, shows ao vivo, tudo com efeitos especiais significativos para a época.
O ano de 1977 foi difícil para o Led Zeppelin. Para começar, a sua 11ª turnê americana foi adiada de fevereiro para abril, por causa de uma amigdalite do vocalista. Seria a maior turnê: 51 datas, 30 cidades, durante cinco meses. Em julho, o filho de Bonham é pivô de uma briga por causa de um cartaz de recordação. Resultado: um processo de 2,5 milhões de dólares que foi resolvido amigavelmente. No dia 26 de agosto o filho de Plant, Karac, sofre uma infecção estomacal, e morre no dia seguinte. As sete últimas datas da turnê são canceladas. Em setembro, Bonham quebra duas costelas num acidente de carro. Chegou-se a comentar que todos estes acontecimentos eram fruto do envolvimento da banda com energias negativas manipuladas nos rituais de ocultismo.
Depois de nove meses, em maio de 78, o Led Zeppelin volta a se reunir, desta vez para gravar o 9º disco, In Through the Out Door. E em 4 de agosto de 1979 acontece o primeiro show do grupo desde 77, em Knebworth, um festival inglês. A procura de ingressos é tão grande que os produtores têm que marcar um show extra. O novo disco sai em 15 de agosto e coloca todo o catálogo da banda - nove discos - entre os 200 da Bilboard.
Em 1980 preparam uma grande turnê pela Europa. Eles ainda eram a grande banda de rock pesado do planeta. Ao final dessa temporada um pequeno descanso. Depois preparam os ensaios para uma turnê pela costa leste dos EUA e o Canadá. Mas outra vez a fatalidade interrompe os planos da banda. Desta vez definitivamente. Em 25 de setembro Jonh Bonham é encontrado morto numa cama na casa de Jimmy Page, asfixiado pelo próprio vômito, após beber, segundo contam, mais de 40 doses de vodka. Correram rumores sobre a contratação de um novo baterista, mas, conforme o próprio Plant definiu, "Tirando a bateria de Bonham o som do Led soa imprestável".
Page e Plant partiram para carreiras solo. John Paul Jones firmou-se como produtor. Em 1985 eles se reúnem durante o festival benificente Live Aid, com Tony Thompsom na bateria. Em 4 de maio de 1988, na festa de 40 anos da Atlantic Records, reúnem-se novamente, desta vez com Jason Bonham, filho de John Bonham na bateria, e fazem uma apresentação memorável. Muitas vezes se especulou que o Led Zeppelin voltaria a ativa, mas isso nunca aconteceu.
Em 1994 Page e Plant lançam o CD e o vídeo Unledded - No Quarter, uma releitura de músicas antigas, com três inéditas. Gravado em locações no Egito, Marrocos e Irlanda, e ainda em estúdio, mostra a dupla com muita energia e vontade. O trabalho é o pontapé inicial para uma turnê mundial, porém sob o título Page & Plant, e acompanhados de orquestras sinfônicas e de uma banda excelente, com shows memoráveis. O Led Zeppelin terá mesmo acabado?
Frases
"Não é que apenas achamos que somos a maior banda do mundo. Mais que isso, achamos que estamos muito, mas muito a frente do segundo colocado."
(Robert Plant, Hit Parader, 1974)
"Bem, nós estávamos chapados. Quem pode saber?"
(Robert Plant, sobre o significado de Stairway To Heaven)
"As pessoas perguntam como foi escrever Stairway To Heaven, como se três Reis magos tivessem batido na porta e perguntado 'com licença, vocês estão escrevendo Stairway To Heaven'?"
(John Paul Jones, 1990)
"Eu não consigo mais nem dizer estas três palavras."
(Robert Plant, sobre Stairway To Heaven)
"Eu sou o melhor imitador de Keith Moon de todo o mundo."
(John Bonham)
"Se toda aquela neve fosse cocaína o Jethro Tull poderia fazer uma temporada de inverno aqui."
(Robert Plant, de uma janela de avião no Canadá, após uma excursão com o Jethro Tull em que surgiram muitos desentendimentos entre as bandas)
"Quando o Zeppelin estava no palco, abrindo nosso Show, sabíamos que não teríamos chances!"
(Guitarrista do Iron Butterfly)
"Jimmy Page tem um total senso de visão. Ele é o Stravinsky da guitarra."
(Carlos Santana)
"Existia um vácuo, e nós o ocupamos. Era um tornado, que se espalhou por toda a América" (Jimmy Page)
"Quando olho para trás, só rindo. Entrei neste avião aos dezenove anos, e nunca mais saí" (Robert Plant)
Curiosidades
- Na música Stairway to Heaven o trecho "There's still time.." ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "oh it's my sweet satan" (oh, é o meu doce satã).
- Na música Stairway to Heaven o trecho "Your stairway lies on the whispering wind" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "I will sing because I live with satan" (eu vou cantar porque vivo com satã).
- Na música Stairway to Heaven o trecho "Yes there are two paths you can go by but in the long run" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "the one will be the path would make me sad whose power is satan" (único será o caminho que me deixará triste, cujo poder é satã).
- Na música Stairway to Heaven o trecho "and if you listen very hard" ouvido ao inverso faria surgir a mensagem "they're still weeping, man".
- Na música Stairway to Heaven o trecho "the piper's calling you" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "the lord turns me off". Esta mensagem dificilmente pode ser ouvida.
- Na música Stairway to Heaven o trecho "it's just a spring" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "six six six". 666 é o número da besta.
- Na música Misty Mountain Hop o trecho "over the hills where the spirits" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "spirits are all free above" (todos os espíritos são livres lá em cima).
- Na música Misty Mountain Hop o trecho "lots of people sitting on the ground" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "my mother is lonely, she must die" (minha mãe é solitária, ela deve morrer).
- Na música Over the Hills and Far Away o trecho "only leaves you guessing" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "satan's really lord" (satã realmente é o senhor).