Tornando-se um HACKER


Aqui estão reunidas informações que eu considero úteis para quem quer começar a ir além do básico de informática e desvendar a fundo os segredos do computador, progredindo assim até quem sabe tornar-se um Hacker.
No jargão da informática, hacker é um termo digno. Os hackers são basicamente feras da informática que adoram aprender como os sistemas funcionam externa e principalmente internamente , buscam sempre se atualizarem e aprenderem coisas novas , ficando com um conhecimento muito além da média que os usuários comuns possuem.
Algumas pessoas os definem como desordeiros e pessoas más que roubam informações, bancos e que destróem dados, mas na verdade os verdadeiros hackers não são anjos, porém não saem por aí invadindo outros sistemas, causando danos ou espionando as informações dos outros.
Não há mágica no que eles fazem. A maioria das informações, ou melhor quase todas podem ser encontradas aqui mesmo na Internet, é só você realmente começar a procurar , ser persistente e se informar ! 


Definições do Dicionário


HACKER
-1. Indivíduo que adora explorar os detalhes de sistemas programáveis e ampliar suas habilidades, em oposição à maioria dos usuários que prefere aprender apenas o mínimo necessário. 2. Indivíduo que desenvolve programas com entusiasmo (e até de forma obsessiva) ou que prefere programar a se preocupar com os aspectos teóricos da programação. 3. Indivíduo que desenvolve programas com rapidez e qualidade. 4.  Especialista em um determinado programa ou que costuma usá-lo com grande freqüência, como um hacker do Unix.  (As definições de 1 a 5 são correlatas, e os indivíduos que nelas se enquadram formam um grupo coeso.) 7. Especialista  ou entusiasta de um determinado tipo. O indivíduo pode ser um hacker em astronomia, por exemplo. 8. Indivíduo que  adora desafios intelectuais envolvendo sucesso criativo ou superação de limitações. 9. [depreciativo]: Indivíduo  malicioso e intruso que tenta obter acesso a informações confidenciais através de espionagem. Daí os termos hacker de senha, hacker de rede. É preferível ser chamado de hacker pelos outros a se intitular um hacker. Os hackers consideram-se uma elite (um privilégio baseado na habilidade), embora recebam com alegria os novos membros. Eles sentem, entretanto, uma certa satisfação egocêntrica em serem identificados como hackers (mas se você tentar ser um deles e não consegue, é considerado falso). 


Adivinhando uma senha
 
Uma senha fácil de se deduzir é a causa mais comum dos problemas de segurança. Se você não souber como trocar a sua senha, coloque essa tarefa como item número 1 da sua lista de coisas a aprender. Você nunca deve criar senhas tomando por base o seu próprio nome - mesmo que seja o seu nome de trás para frente. A senha não pode também ser fácil de se adivinhar, como o nome do marido ou mulher, do namorado ou namorada, do seu cão, a placa do carro, a rua onde mora, a data do nascimento - ou outra informação conhecida. Os hackers costumam usar os programas e dicionários on-line para adivinhar expressões como dedicação. 
Como podem ser as senhas então? Não há pistas, certo? Pois bem, seja criativo. Pegue a sua frase preferida, como Até que a morte nos separe, querida e utilize a primeira letra de cada palavra aqamnsq. Dessa forma, a senha não é propriamente uma palavra, mas é fácil; de lembrar e difícil de adivinhar. Você pode também combinar palavras com números, o que é bem aconselhável. Mas nunca crie uma senha somente com números, é muito mais fácil de adivinhar. 

As Pessoas Podem Ler Minha Correspondência?
 
Se elas podem lê-la? Sim, podem. Agora, isso não significa que há sempre alguém lendo a sua correspondência. Com milhões de pessoas na Internet, as novas mensagens individuais se perdem na multidão. Mas como você sabe, quando uma mensagem parte do seu sistema, ela pode chegar a um outro computador localizado a centenas e até milhares de quilômetros de distância, e você não tem como saber quem tem acesso a ela. Mesmo que ninguém leia a sua correspondência enquanto esta estiver em trânsito, o destinatário poderá encaminhá-la a quem bem desejar. 
Mas nem tudo está perdido - existem maneiras de tornar o seu e-mail mais seguro. Uma delas consiste em criptografar a sua mensagem antes de enviá-la. Criptografar significa simplesmente transformá-la em uma seqüência de códigos que só podem ser decifrados com a chave apropriada. Ao ser recebida, a mensagem deverá ser descriptografada no equipamento destinatário. Também não existe nenhum livro ou material específico em como ser tornar um hacker. Não existe uma fórmula mágica e nem como se tornar um hacker do dia para a noite. Um hacker se faz após anos de muita leitura e estudo. Basicamente toda a informação que você necessita para se tornar um hacker está disponível na rede, o que você realmente tem que fazer é vasculhar e achar as informações. Está certo que isto não é uma tarefa muito fácil, mas quem disse que ser um hacker é fácil? 
Qualquer um pode ser um hacker ou médico ou engenheiro ou etc. Desde que você se informe e estude. 
 

Como se tornar um hacker


Finalmente chegamos no melhor... Como se tornar um hacker, bem para se tornar um hacker você precisa conhecer a sua máquina intimamente, precisa dominar programas e técnicas. Você nunca vai achar um livro dizendo "como se tornar um hacker". Antes de pensar em ser um hacker você deve passar pelas seguintes etapas (menos a etapa lammer):

Usuário Comum - É aquele que esta satisfeito com o seu explorer 3.01, e que só usa internet pra bate-papos e fazer trabalhos de escola.

Newbie - É aquele que já acha que ficar teclando nos bate-papos já é perda de tempo, já está começando a se interessar por IRC, nukers e áreas mais avançadas da computação.

Usuário Avançado - É aquele usuário que já está com bastante conhecimento, já acha que IRC é perda de tempo, pois já vai começar a se interessar por invasão ( netbus e back orifice ).

Lammer - É o usuário que fica chamando os outros de lammers sem motivos e simplesmente se considera um hacker!!!

Hacker - Esse é um cara bom, sabe de tudo, desde invadir máquinas até o que você não possa imaginar, um hacker nunca diz ser um, e nunca está contente com o que sabe, fica sempre querendo saber mais e se interessando mais...


Dicas


Para você que algum dia pensa em ser um hacker aqui estão algumas dicas no que você deve concentrar seus esforços e começar a aprender: 
Conheça a fundo um sistema operacional como o Windows 95/98 , Unix, Linux, Windows NT ou MacOS. Com ele é que você ira entender como quebrar a segurança ou então como funciona a segurança, no caso do Windows NT que possui certificado C2 de nível de segurança, é mais difícil, mas não impossível.
Aprenda uma linguagem de programação como VisualBasic (específica para a plataforma Intel) ou C (para qualquer  plataforma). Você escrevendo pequenos programinhas pode deixar um programa rodando em paralelo para descobrir a senha de acesso. Aprenda a usar o comando TELNET do Unix para se logar em máquinas remotamente e copiar aquele programa oculto que falta para você entrar no sistema ou então cadastrar um usuário fantasma para entrar no sistema.
Aprenda como funcionam as redes e quais são os tipos de redes existente. Hoje em dia, a maioria dos computadores estão interligados e você conhecendo as arquiteturas e protocolos utilizados facilita bastante o acesso.
Aprenda o protocolo TCP/IP, o protocolo que é usado hoje em dia na Internet. Isto se você quiser ser um hacker da net.

Existem livros que explicam como os grandes hackers entraram nos sistemas fechados, desta forma você pode tirar  algumas idéias em como abrir sistemas fechados, como Crime por Computador de Donn B. Parker de 1977, isto mesmo 1977. Para se ter uma idéia, um chefe de  contabilidade de uma pequena firma desviou um milhão de dólares, usando um computador para planejar e realizar o  seu desfalque, ou então, um jovem ladrão conseguiu acesso ao computador de cuma companhia telefônica e em dois anos roubou cerca de um milhão de dólares em equipamentos. Foi preso porque um de seus empregados o denunciou.  Depois de passar 40 dias na cadeia, voltou a trabalhar - desta vez, como consultor de segurança de computadores.  Hoje em dia, a história mais conhecida foi a prisão do hacker Kevin Mitnick em 25 de fevereiro de 1995. Este hacker capturado pelo FBI com auxílio do especialista em segurança de computadores Tsutomu Shimomura (um ex-hacker). Este história já rendeu dois livros, um deles o Contra-Ataque foi escrito por Tsutomu Shimomura e John Markoff, um experiente jornalista especializado em tecnologias e o outro livro o Jogo do Fugitivo de Jonathan Littman que é um jornalista bem relacionado no submundo da rede. Qualquer um desses livros atrai com certeza a curiosidade sobre histórias verídicas e temos a sensação de estar no limiar entre a ficção científica e a realidade.
Se isso pode acontecer em grandes, pequenas e médias empresas, pode acontecer também com você! Na verdade já está acontecendo no Brasil. 
 


1