Templários e sua arquitetura
1- A influência do Templo de Salomão
2- O templo de Salomão e os Templários
1 - A influência do Templo de Salomão
O templo
Foi construído entre o 4o e 11o ano do reinado do Rei Salomão. Foi construído no lugar determinado pelo Rei Davi. (seu pai) Usando madeira e pedreiros fenícios.
Aas escrituras sagradas diz que o Rei Salomão, pediu ajuda ao Rei Hiram de Tiro. que por sua vez, incumbiu o mestre de obras Hiram-Abi tamanha empreitada.
Milhares de trabalhadores participaram no projeto. A estrutura central do templo era de 70 cúbitos de extensão, e 20 cúbitos de largura.
Havia um hall principal chamado o Santuário. Achavam-se os candelabros, a mesa dos pães e o altar de ouro para os perfumes.
Numa área atrás do altar principal ficava a sala denominada "Sagrado dos Sagrados". Era Iluminada por apenas uma luz que provinha da porta de entrada. E tendo instaladas duas enormes figuras de querubins na porta. Dentro desta sala continha alguns elementos do Tabernáculo. Dentre elas a Arca da Aliança, que foi perdida no segundo templo.
O templo servia de Centro nacional, especialmente para as peregrinações para as festividades a cada 3 anos, e a residência de uma divina presença, o Shekhinah, exaltado por todos os profetas.
Foi destruído em 586 a.C. Pelos Babilônicos.
As características
Na entrada, antes do portal, duas enormes pilastras, uma com a letra B e outra com a letra J. Representavam as palavras Boaz & Jaquim. Na liturgia Hebraica, representavam a dualidade do universo. Onde uma coisa só existe em função de outra. Seria algo como: Noite e Dia, Homem e Mulher, Bem e Mal, certo e Errado, etc...Ao cruzar as portas, uma ante sala, denominada Lugar Sagrado, com 2 fileiras paralelas, com 5 candelabros cada.
Ao centro, um altar para o incenso. Atrás, uma porta feita de madeira de oliva, e uma escada, que dava para uma sala especial, chamada "Sagrado dos Sagrados".
Nesta sala, estava a Arca da Aliança. O teto era abobodado, com a representação do céu, com estrelas, a lua e o Sol.
O templo era voltado para o Oriente.
Os Rei BalduínoII cedeu o espaço na mesquita de Al-Aqsa. Acreditasse que essa mesquita foi erigida exato no local do templo do Rei Salomão. (daí o nome Cavaleiros Templários)
Oficialmente, os Templários foram formados para defender os peregrinos que iam visitar a Terra-Santa. Mas alguns historiadores acreditam que a verdadeira finalidade dos Pobres Cavaleiros de Cristo, era na verdade a busca de relíquias sagradas, principalmente a Arca da Aliança. Várias escavações foram encontradas, e comprovadas que foram obras dos Templários.
Se encontraram ou não a Arca da Aliança, não se sabe, mas com certeza encontraram algo muito mais valioso. Uma forma de construir, seguindo uma simbologia altamente esotérica. Era a Santa-Geometria. Cheia de simbolismo cabálico, alquímico e litúrgico.
Seja lá o que realmente encontraram, Fez com que o Vaticano os recebessem com toda as honras e glórias, proporcionando-os inúmeras concessões.
Não podemos nunca descartar o relacionamento familiar de Hughes de Payens e St. Bernard. Logo após os primeiros anos da Ordem do Templo, as grandes catedrais foram construídas.
Já em 1134, (16 anos após a fundação da Ordem) St Bernard Contribui a olhos vistos a arquitetura Gótica. Por exemplo, na torre norte de Chartres os princípios da sacra-geometria foram postas em prática (Essa torre também é chamada de a Torre dos Iniciados). Anos antes da construção, Bernard fica amigo do Bispo de Chartres. E inspirando-o em fórmulas Góticas. negociando diariamente com os construtores. Quando o indagavam quem é Deus, ele dizia: É o comprimento, a largura, a altura e a profundidade. Muito parecida com a filosofia dos Pitagônios que dizia que Deus era o GEOMETRA da Terra.
Essas obras eram feitas pelos pedreiros e arquitetos das antigas Sociedades de Pedreiros-Livres. Que posteriormente deram origem a Maçonaria.
O Mestre Robert de Craons obtém do Papa Innocent II no dia 29 março 1134. a Bula "Omne datum optimum" que concedia privilégios a Ordem.
Foram isentos de dízimos ou taxas. Podiam receber donativos, E o privilégio de construir oratórios, capelas e igrejas, e cemitérios onde podiam ser enterrados. E a mais importante era que os Templários eram isentos da jurisdição episcopal. Podendo ter até mesmo seus próprios padres e capelães, não dependendo do bispo local, e somente obedecendo ao Papa.
Basicamente, os Templários Eram 3 tipos de construções:
Comendadorias ou granjas
Militares
Religiosas
1- Comendadorias ou granjas.
Eram mais de 9000 comendadorias no Ocidente. Eram um aglomerados de construções agrícolas onde se preparava as provisões para serem mandadas para a Terra-Santa (Também chamado de Outremer ou Reinos Latinos Cristãos.) Essas terras eram concedidas por donativos concedidos a ordem.
Na maioria dos casos, eram semelhantes a ordem cirtecense. A mesma Ordem de St. Bernard de Clairvaux, maior protetor da ordem dos Templários. O mesmo redigiu as Santas-Regras da Ordem dos Templários.
Tinham o aspecto pacífico da vida rural. Lá se plantava-se e criava-se animais para o abate e montarias para s frentes de batalha.
CARACTERÍSTICAS |
|
2- Capelas Religiosas
Desde que o papa Innocent II redigiu a bula "Omne datum optimum", Que os Templários constróem suas próprias capelas. E não eram obrigados a obedecer as ordenanças dos Bispos locais. Inveja e rancores por parte do clero eram constantes.
Esse tipo de construções eram freqüentes nos séculos XII e XIII
CARACTERÍSTICAS |
|
Igrejas redondas
Essas
construções é o centro das discussões. Principalmente por seguir o modelo do Templo do
Rei Salomão. Especialmente encontradas em Londres e Paris, foram uma revolução na
arquitetura da época e a consolidação do Gótico como estilo.
Veja ao lado, uma planta de um templo da Ordem dos Templários. Notem que muito se assemelha com a CRUZ que a Ordem tinha como símbolo. |
CARACTERÍSTICAS |
|
Sites Relacionados:
Os Templários deram origem a Maçonaria? - Veja como Os templários contribuíram para a Ordem Maçônica.
Adoradores do Demônio - Gárgulas em alguns templo dos Templários, levanta suspeitas que a Ordem tinha como simbologia, uma imagem de um "Demônio" chamado Bafomé. (Baphomet)