Estados Cruzados na Terra-Santa
Em 1099 as terras capturadas pelos
invasores cristãos eram separadas em quatro estados cruzados: O condado de Edessa,
Antioque, condado de Tripoli e do reino de Jerusalém.
O história dos estados cruzados nunca foi
fácil, constantemente lutando um conta o outro assim como o mundo muçulmano.
Os territórios constantemente foram perdidos e reconquistados até que eventualmente uma "paz" reinou para todos em 1291.
O que veremos é uma visão breve no
história dos estados cruzado durante a era dos cavaleiros Templários. As seguintes
seções adicionarão mais detalhes aos eventos.
Depois que as Cruzadas terminaram o
mundo muçulmano era demasiadamente dividido.
Não era até 1144 quando um Sultão
conquistou o primeiro dos estados cruzados a ser estabelecidos, o condado de Edessa.
Isto alertou a segunda Cruzada que não reconquistara Edessa mas controlou o poder do aliado muçulmano dos cruzados - Damasco.
Quando Zengi morto foi sucedido por seu filho.
Era o Nur-ed-nur-ed-din que chamou o mundo islâmico à causa da guerra-santa e foi de encontro aos estados cruzados. Nur-ed-nur-ed-din acreditava que as terras que possuiu não eram prósperas bastante para sustentar uma campanha prolongada, sendo assim virou seus olhares para o oeste onde essas terras eram mais prósperas - a terra e Egito.
Enviou seu melhor general, Shirkuh,
ao ataque do Egito. O Califa egípcio caiu facilmente.
Somente semanas depois que a queda de Egito, Skirkuh morreu e foi sucedida por seu
sobrinho
S
aladin estava agora no controle da vasta riqueza do Egito. Saladin descobriu que seus servos já não os servia como seguem Nur-ed-din.Quando Nur-ed-Din morreu em 1171 tudo
que havia conquistado agora pertencia a Saladin, tornando-se uma ameaça real aos
cruzados.
Foi Saladin que derrotou uma grande parte do exército dos cruzados (muitos deles cavaleiros Templários) em 1187 varreu com o estados cruzados, Jerusalém foi conquistada, Jaffa, Acra... uma após a outra.
O
único posto cruzado ao fim era a porta do Tiro que controlou o bater em retirada de todos os ataques muçulmanos, devido à liderança de um cavaleiro flamengo Conrad de Montreal.E
m 1189 a terceira Cruzada, sob o comando do imperador romano - Frederick Barbarossa instiga a Europa em resposta à perda da Terra Santa.O objetivo real de Richard era a cidade santa de Jerusalém, mas sabia muito bem
que se a conquistasse, a seguir Saladin retomá-la-ia simplesmente mais uma vez.
Participou em um trato com Saladin. Abriu uma rota à cidade para peregrinos cristãos. Em 9 de outubro 1192 içou a vela do navio de volta a Inglaterra sem nunca mais por os olhos na cidade santa.
Em 1199 um padre chamado Fulk começou a pregar para um quarta cruzada, mas esta expedição devia transformar-se um fiasco completo.Os líderes das cruzadas caíram pesadamente no débito com Veneza que os patrocinavam, mas não deu certo pois poucas pessoas se juntaram a expedição. Os Cruzados nunca mais alcançaram a terra santa.
As únicas cidades que conquistaram eram as cidades cristãos de Zara e de Constantinopla. Os Cruzados foram excomungados pelo papa Inocente II. pelo genocídio cometido nestas duas cidades cristãs.
E
mbora esta Cruzada não tenha feito nenhuma diferença ao estado da terra santa, Foi o marco da destruição do Santo Império Romano e da antiga igreja oriental, e garantia a supremacia da Igreja ocidental.A
Quinta Cruzada começou em 1218 sob o comando de Frederick II. Alcançou Acra em 1228 e começou a discutir um tratado com o Sultão, al-Kamil, para evitar derramamento de sangue. al-Kamil abre a mão de Jerusalém e assim em 18 fevereiro de 1229 a cidade santa estava uma vez mais nas mãos do ocidente.O Templários alojaram-se em seus
antigos quartéis-generais e em Acra seu local original, o templo do monte.
Somente 16 anos mais tarde, em 1244, Jerusalém foi tomada outra vez do reino do cruzados - Desta vez por Turcos, soldados de Genghis Khan destruíram Acra. O reino de Jerusalém estava onde começou quando Frederick II chegou.
O
rei Louis (São Luis) em 1218 começou a fazer preparações para uma sexta Cruzada. Levou quatro anos para preparar seu exército, financiado inteiramente pela igreja.A sexta Cruzada avançou em cima do capital do Sultão mas foi destruída totalmente pelos mamelucos, soldados escravos do Sultão. Louis recua a Acra.
E
m 1260 o Sultão de Egito foi morto em uma revolta por seus soldados escravos - os mamelucos os mesmo guerreiros que tinham acabado com a cruzada de São Luis.Em 1291 o reino latino dos cruzados mais existia.