Jihad


Jerusalém tinha sido capturada na primeira Cruzada. A resposta muçulmana ao derramamento de sangue que os cruzados tinham causado era estranhamente silenciosa, a razão para isto - política interna. guerreiro25.gif (16062 bytes)
O Sultãos islâmicos abalados com os invasores ocidentais e sem uma aliança coesa apropriada, estavam indefesos para fazer uma ação.
Um homem que tentou unir o mundo muçulmano contra os cruzados para uma ' Jihad ' ou a guerra-santa era um Quadi, ou juiz de Aleppo. Seu nome era o ibn al-Khashshab de Abu al-Fadl.
O ibn al-Khashshab tentaram convencer um general chamado Mawdud, que era comandante militar a Ridwan sob comando dos turcos, e ir de encontro aos cristãos. Mas antes que Mawdud pudesse fazer algo, foi assassinado. Foi morto por um muçulmano membro da seita shiita chamada os Assassinos que assassinaram muitos líderes dos muçulmanos de Sunni.
guerreiro24.gif (13609 bytes) Ilghazi, o Emir turco de Mardin era a escolha seguinte do ibn al-Khashshabs para conduzir a Jihad. Ilghazi atacou a cidade do cruzado de Antioquia que em vantagem numérica as forças cristãs os retalharam até o último. A batalha devia ser recordada pelo reino do cruzado como ' o campo do sangue '.
As forças de Ilghazi continuaram através dos estados-cruzados.
Contentes por seus sucessos na Antioquia, Ilghazi aposentou-se deixando para traz parte a pilhagem de Aleppo.
A Jihad tinha parado. Ilghazi morreu, sua saúde debilitada por causa do álcool, 3 anos mais tarde.
O próximo líder do Jihad era Balak - ' o dragão raivoso '. Ele começou onde seu tio havia parado, Ilghazi abandonava a Jihad de vez.
Balak  se fez comandante de Aleppo em 1124 e começou uma conquista constante dos postos avançados cristãos no norte, Chegando a fazer de prisioneiro o Balduíno II. Outra vez, os estados-cruzados sucumbem à potência da Jihad muçulmana, mas outra vez um desastre, Balak foi abatido por uma seta e morto. sendo velado no castelo de Manbij. beausant2.gif (50877 bytes)
Antes de morrer proclamou " que o sopro será fatal para todos os muçulmanos "
Com a ida de Balak os estados-cruzados respiraram com alívio.
Só um ano mais tarde que um sopro mais mortal move à causa da Jihad, não pelos cristãos mas pelo al Khashshab do ibn, o homem que se chamou originalmente para a guerra-santa, não era amigo da seita dos assassinos e durante um verão de 1125 ele foi golpeado morto deixando o Mosque.
O papel do líder do Jihad estava mais uma vez vazio, mas este seria logo ser preenchido por um homem que começasse a luta real contra aos estados do cruzado - este homem era Zengi.

 

1