História da Banda

O Guns N’Roses surgiu em 1984, com a fusão das bandas Hollywood Rose e L. A. Guns. Sua formação inicial era composta por: W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Tracii Guns (guitarra), Duff McKagan (baixo) e Robert Gardner (bateria). Logo no início, Tracii e Robert seriam substituídos por Slash e Steven Adler.

 

 

 

Em 1986, lançaram Live Like a Suicide?, um EP com 4 músicas (incluindo Mama Kin, um cover do Aerosmith). Durante essa época, passavam por dificuldades financeiras e se envolveram com roubo, venda de drogas e de mulheres, etc.

 

Tudo começou a melhorar em 1987, quando a banda fechou contrato com a gravadora Geffen Records (com ajuda de Alice Cooper). A partir daí, lançaram o disco Appetite for Destruction, sem sombra de dúvidas um dos melhores da história do Hard Rock. Era um disco agressivo, que tratava de assuntos como sexo e drogas, como nas canções Welcome to the Jungle e Anything Goes. O estilo rebelde da banda conquistou grande parte dos adolescentes, e ressurgiu com o jeito bad boy de viver. A capa original do disco foi censurada, por ser considerada depreciativa contra as mulheres.

Em 1988, lançaram Lies. O disco era composto pelas 4 músicas do Live Like a Suicide? e por mais 4 faixas acústicas, incluindo o hit Patience. Lies se junta a Appetite for Destruction no topo das paradas e a banda ganha renome internacional.

Nessa época, vários escândalos foram gerados pela banda, que insistia em provar que ainda era rebelde. Brigas, abuso de drogas e bebidas, prisões e processos passaram a ser comuns no cotidiano do grupo. Em 1990, Steben Adler foi desintegrado da banda por abuso de heroína, e substituído por Matt Sorum (ex-The Cult). O tecladista Dizzy Red o guitarrista Gilby Clark também passam a integrar a banda.

São lançados nesse ano dois álbuns (ao mesmo tempo): Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. A diferença destes álbuns para Appetite for Destruction era assustadora: músicas lentas, longas e rebuscadas, baladas com inclusão de backing vocals, teclados e samplers. Algumas dessas composições fizeram muito sucesso nas rádios e na programação da MTV, como November Rain, Don’t Cry, Estranged, etc.). Músicas mais pesadas, como Right Next Door to Hell e You Could be Mine dividem espaço com essas baladas.

Izzy deixa a banda, cansado da vida na estrada. Axl, antes mais carismático, torna-se em egoísta que tenta puxar todo o sucesso da banda para si, abusando dos posers e escândalos. A banda ganha vários prêmios, incluindo melhor banda, melhor álbum e melhor canção.

Em 1994, o Guns lança um álbum somente com covers de bandas punk, The Spaghetti Incident. A controvérsia desta vez foi a faixa Look At Your Game Girl, escondida no final do disco, que foi escrita pelo assassino satanista Charles Manson.

Durante a turnê, Gilby e Dizzy deixam a banda. Posteriormente, Slash, considerado a alma musical do Guns, também deixa o grupo motivado pelos constantes desentendimentos com Axl, e passa a se dedicar totalmente ao seu projeto Slash’s Snakepit.

Atualmente, espera-se da banda um novo álbum. A banda já conta com mais de 300 horas de material gravado, e a formação seria composta possivelmente por: W. Axl Rose, Dizzy Red, Robin Finck e Paul Huge. Axl, que esteve preso há pouco tempo, declarou que o som vai soar como puro rock anos 90, com um pouco mais de tecnologia. Por enquanto, ficamos na expectativa...

Discografia

 

Minhas músicas preferidas:

  1. Rocket Queen
  2. Coma
  3. Breakdown
  4. Mr. Brownstone
  5. Look at Your Game Girl
  6. Human Being
  7. You Can’t Put Your Arms Around a Memory
  8. Estranged
  9. 14 Years
  10. Sweet Child o’Mine

 

Voltar á página inicial

1