Questões mais frequentes e informações gerais:

Respondidas por Felipe Campbell, criador desta home-page.


De onde você conseguiu tirar tantas informações? Por que devo acreditar que tudo que está aí é verdade?

Não fui eu quem fez o trabalho de pesquisa. Apenas coloquei na Internet as informações contidas na revista Placar Número 1094, de maio de 1994 ("80 anos de seleção brasileira"). De lá para cá, atualizei as fichas dos jogos com informações colhidas nas edições seguintes da revista. Assim, a fonte, bastante confiável, é a revista Placar.


Por que diabos você colocou todas estas informações na Internet, se elas já estão em uma revista? Você está ganhando alguma coisa com isso?

Absolutamente. Ninguém me pagou nada para fazer este trabalho (essencialmente braçal) de colocar na Internet tudo sobre a seleção brasileira. Gosto muito mesmo de futebol e estatísticas e números. Eles dizem muita coisa. É preciso valorizar quem fez história na história do futebol brasileiro. E as informações, estando na Internet, podem servir como consulta para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. E o melhor: as atualizações são instantâneas. Após cada jogo, as estatísticas são refeitas, o que não ocorre em um revista, por exemplo.


Por que os jogos da seleção olímpica e pan-americana são incluídos na lista dos jogos da seleção principal?

São basicamente duas as razões:

1) As seleções pan-americanas, olímpicas, pré-olímpicas e etc. são formadas por jogadores profissionais. O que ocorre é apenas uma restrição relativa a idade limite, normalmente 23 anos. Ora, com 23 anos, não existem mais jogadores amadores, são todos profissionais.

2) Quase sempre estas seleções são treinadas pelo mesmo treinador da "seleção principal", por assim dizer. Não dá para diferenciar uma seleção olímpica de uma seleção principal. O treinador, quando convoca a seleção para amistosos preparatórios para uma Olimpíada, chama jogadores de várias idades, até escolher os que acha melhor. Se estes jogos, que têm vários jogadores da seleção olímpica, são da seleção principal, porque a seleção olímpica (a que participa dos jogos de uma Olimpíada e ainda conta com alguns jogadores mais experientes), não pode ser considerada seleção principal? Para se ter uma idéia, nas Olimpíadas de Atlanta, do time titular brasileiro, seis jogadores (Dida, Aldair, Roberto Carlos, Bebeto, Ronaldinho e Rivaldo) foram à Copa da França, dois anos depois. Outros quatro (Zé Maria, Zé Elias, Flávio Conceição e Juninho) só tiveram a sua "não-convocação" definida a poucos dias da divulgação da lista final de jogadores escalados para o mundial de 1998.


Não entendi as fichas dos jogos da seleção. Alguns juízes não têm nacionalidade e não há informações sobre os adversários.

Algumas regras foram observadas na hora de digitar as fichas dos jogos da seleção. As principais são:

1) Há somente informações relativas à seleção brasileira. São dispensáveis (e nem mesmo a Placar disponibilizou estes dados) as informações sobre a escalação dos adversários do Brasil. O site é sobre seleção brasileira e seus jogadores. O único dado que talvez apareça sobre as equipes adversárias é o nome de algum jogador destas seleções quando este fez gol contra na partida.

2) A nacionalidade de todos os juízes aparece entre parênteses, logo apóso nome dos árbitros. Quando não há nenhum nome entre parênteses, signfica que o juiz é brasileiro. A mesma regra vale para as cidades onde os jogos foram realizados.


Qual a diferença entre jogo oficial de competição, oficial restritivo, oficial amistoso e não-oficial?

A classificação quanto ao tipo de jogo parte das seguintes definições:

1) Os jogos oficiais são aqueles disputados contra seleções. Brasil x Argentina, Brasil x Chile, Brasil x Áustria, Brasil x Japão, Brasil x Costa Rica, Brasil x Alemanha, por exemplo. São divididos em três categorias:

         A) Oficial de competição: o jogo é válido por uma competição. Exemplo: Copa do Mundo, Copa América, Copa Roca, Taça Oswaldo Cruz, Campeonato Sul-Americano, etc.

         B) Oficial restritivo: quando o jogo é válido por uma competição em que há limite de idade para os jogadores. Exemplos: Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Torneio Pré-Olímpico. Eventualmente, até mesmo amistoso podem ser oficiais restritivos, desde que o fato só haver jogadores dentro de um determinado limite de idade seja proposital e a partida seja preparatória para uma das competições supra-citadas.

         C) Oficial amistoso: o jogo é uma simples partida amistosa, disputada contra seleções de algum país. Não faz parte de nenhuma competição.

2) Os jogos não-oficiais são partidas disputadas contra times que não são seleções nacionais. Podem ser equipes de algum país (Flamengo, Atlético de Madrid, Porto, Atlético Mineiro, etc.), combinados (combinado Vasco-Botafogo, combinado Paris Saint-Germain-Bordeaux, combinado de Guadalajara, etc.) ou seleções de instituições (Seleção da Fifa, por exemplo).
 


Eu gostaria de fazer algum comentário, sugestão ou crítica ou ainda tirar alguma dúvida sobre as informações contidas nesta página. Como eu faço?

Manda uma mensagem pelo correio eletrônico para mim. É só mandar um mail para felipecampbell@uol.com.br


1