História
1980 - em novembro o vocalista Chris Boltendahl e o guitarrista Peter Mason formam o Grave Digger junto com o baixista Willi Lackmann e Albert Eckardt na bateria.
1983 - a banda faz sua primeira gravação para a coletânea "Rock from Hell".
1984 - a participação na coletânea dá ao Grave Digger um contrato com a Noise Records e em março eles gravam seu primeiro álbum, "Heavy Metal Breakdown". Em novembro lançam o EP "Shot Her Down" que só saiu nos EUA. A banda faz alguns shows com Running Wild , Sinner e Warlock.
1985 - em março sai o segundo álbum "Witch Hunter" e em maio a banda sai em tour com o Helloween , em agosto um grande show do Grave Digger em Munique foi exibido na TV alemã , esse fato fez com que a banda se tornasse bastante popular.
1986 - em janeiro é lançado "War Games", após o lançamento o Grave Digger faz shows com Helloween e Celtic Frost. No fim deste ano após algumas mudanças na formação, entre elas a substituição de Peter Mason por Uwe Lullis, a banda muda seu nome para apenas Digger e lança o pior disco de sua carreira, "Stronger Than Ever" que chega a ser simplesmente ridículo, desde as musicas (mais comerciais) até a capa (que tem uma versão robotizada do Pato Donald!!!).
1987 - em março devido a este fracasso a banda anuncia seu fim.
1991 - em meados de junho Chris Boltendahl decide ressuscitar o Grave Digger lançando a demo "Return of the Reaper".
1993 - a banda assina contrato com a GUN/BMG e gravam o álbum "The Reaper" que fez muito sucesso no Japão ,com Chris Boltendahl (vocais), Uwe Lullis (guitarra) ,Tomi Gottlich (baixo) e ele, o baterista oficial da Alemanha: Jörg Michael (ex Rage, Running Wild e atual Stratovarius). Um dos melhores albuns da carreira do Grave Digger, nele contém uma das melhores musicas que eles já fizeram: The Reaper.
1994 - em janeiro o ressurgido Grave Digger volta a fazer shows, desta vez com o Manowar. No mês seguinte eles lançam o EP "Symphony of Death" que são restos do The Reaper.
1995 - a banda grava o ótimo álbum "Heart of Darknes" e terminam uma grande tour com o Running Wild com Frank Ullrich na bateria. O Grave Digger toca no Summer Metal Festival em setembro e Stefan Arnold (ex-Capricorn) entra no lugar de Frank
1996 - com Boltendahl, Lullis, Gottlich e Arnold o grande Grave Digger lança em setembro "Tunes of War", um álbum conceitual, falando da historia da Escócia. Nos famosos Highlands a banda grava o primoroso vídeo-clipe de "Rebellion". Nessa música eles contam com a  participação de nada menos que Hansi Kürsh (Blind Guardian) e Kai Hansen (Gamma Ray) no maravilhoso refrão.
1997 - a banda promove o novo álbum em uma grande tour com o Rage, passando pelo Brasil.
1998 - o baixista Tomi Gottlich é substituído por Jens Becker (ex-Running Wild e X-Wild). É esperado o novo álbum.
1998 – O tão esperado album chamado Knights of the Cross é lançado, mostrando que o Grave Digger continua sendo uma das melhores bandas da power metal. Nele contem uma de suas melhores canções feitas até hoje: Lion Heart. Nesse disco é a grande estréia do baixista Jens Backer um dos melhores baixistas de heavy metal da atualidade. Esse disco mostra uma evolução muito grande por parte musical. Esse é com certeza um dos melhores albuns do Grave Digger, que tem muita lenha pra queimar ainda. Esperamos uma passagen deles aqui no Brasil em 99.


Volta pra página anterior

1